Campanha de Vacinação Antirrábica Animal

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da SESA – Secretaria Executiva de Saúde – Informa que o setor de vigilância Ambiental conclui no dia 21/10, a campanha de vacinação antirrábica animal. A vacinação de cães e gatos representa uma importante prevenção, visto que estes animais são os principais transmissores da raiva para o ser humano. Assim, a imunização da população de cães e gatos estimada, visa interromper o ciclo de transmissão da raiva urbana no âmbito do Estado do Espírito Santo. Na oportunidade foram vacinados 7.892 animais, sendo 6.110 cães e 1.782 gatos.

Também no período de 17 a 21/10/2022, a Vigilância Ambiental realizou o serviço antivetorial, nos distritos de Celina, Anutiba e Vila do Café. O trabalho é realizado bimestralmente nas localidades endêmicas, e tem como objetivo o controle de vetores, sobretudo o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a Dengue, Zica e Chikungunya.

O setor de Vigilância Ambiental está realizando no período de 18 de outubro à 12 de novembro, o 4º e último Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) proposto para o ano de 2022. Durante o levantamento, os Agentes de Combate às Endemias inspecionam as residências selecionadas nos quarteirões sorteados, identificando e examinando os depósitos que reúnem condições para proliferação do vetor Aedes aegypti. Aqueles com presença de larvas são removidos, destruídos ou tratados e contabilizados. Os resultados gerados pelo levantamento serão utilizados para definição da programação das ações de controle vetorial, educação em saúde, manejo ambiental, e deverão ser, principalmente, norteadoras das ações a serem desempenhadas pelos moradores e o setor público.