Outubro Rosa – Fim do Mês de Conscientização

OUTUBRO ROSA – Fim do mês de conscientização, mas o trabalho continua: CUIDE-SE! 💗💗💗🌷

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da Secretaria Executiva de Saúde, realizou por meio da Gerência da Casa Rosa, durante todo mês palestras de conscientização e cuidados para com o Câncer de Mama, um tema muito importante.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença, esclarecendo e incentivando a população que o melhor tratamento é a prevenção e o diagnóstico precoce através do autoexame.

O objetivo do “Outubro Rosa” foi divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.

Agradecemos o empenho e dedicação da Gerência da Casa Rosa que se dedicou em levar o conhecimento através de palestras às mulheres do nosso Município.

Para orientações sobre o tema, procure a Casa Rosa, localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro de Alegre.