Um Encontro entre Literatura, Musica e Artes Dramáticas

Estão preparados para uma noite onde livros ganham voz e a música se transforma em poesia?

CULTURA – A cidade de Alegre se prepara para uma noite de celebração cultural no próximo sábado, 12 de outubro, com a estreia do projeto LEITURARTE, promovido pelo Grupo Teatral Caparaó. O evento, que será realizado na Biblioteca Municipal de Alegre, promete uma mistura envolvente de literatura, música e artes dramáticas, proporcionando ao público uma experiência única de imersão nas mais diversas formas de expressão artística.

Uma Experiência Multissensorial

Sob a direção de Danyel Sueth, o LEITURARTE traz uma proposta diferenciada, reunindo autores, músicos e atores capixabas em uma noite dedicada ao incentivo à leitura e à valorização da diversidade cultural. Segundo o diretor, a ideia do projeto é “apresentar os autores e suas obras ao público de uma forma única, trazendo o talento de músicos e atores para somar forças em prol dos livros e da arte.”

“Iniciativas como essa fortalecem o cenário cultural do nosso município, dando visibilidade aos talentos locais e estimulando o gosto pela leitura e pelas artes. É um momento de valorização da nossa cultura e um presente para todos que amam a literatura, a música e o teatro.” Ressalta o Diretor de Cultura do município, Klaus Lucas.

O evento contará com a presença de quatro autores, que irão apresentar um total de cinco obras literárias. Entre os convidados estão Aline Prúcoli, com o calendário poético “Temporária”; Aluízio Junior, que traz a poesia de “Punho e a poética do corpo”; Ivan Forneron, com os contos de “Quando a Liga dos virgens tuberculosos invadiu a fábrica de cigarros e outras notícias desesperadas”; e Danyel Sueth, que apresentará seus romances “Os Dalmarco” e “Depois que o sol se põe”.

Música e Arte para Acompanhar a Literatura

Além das apresentações literárias, o público poderá se encantar com as trilhas sonoras executadas ao vivo pelos músicos Neto Zitão e Ian Oliveira, que prometem dar um toque especial ao evento, criando a atmosfera perfeita para cada leitura.

As leituras dramatizadas ficarão a cargo dos atores Silva Cogo, Klaus Lucas, Ivan Forneron e Danyel Sueth, que irão interpretar trechos das obras, trazendo os personagens e as emoções dos livros para a cena. A combinação entre literatura, música e teatro faz do LEITURARTE um evento inovador, que explora novas formas de engajamento com a leitura e o conhecimento.

Cultura Acessível para Todos

A iniciativa faz parte do Edital 003/2022 de Valorização da Diversidade Cultural, aprovado pelo FUNCULTURA, e será realizada com entrada franca. O objetivo é democratizar o acesso à cultura e incentivar o gosto pela leitura, proporcionando momentos de troca e aprendizado entre artistas e comunidade.

Além das apresentações, serão distribuídos exemplares dos livros ao público presente, contribuindo para que mais pessoas tenham a oportunidade de conhecer e se aprofundar no universo das obras apresentadas.

Serviço:
  • Projeto LEITURARTE: Literatura, Música e Arte
  • 📅 Data: 12 de outubro de 2024
  • 📍 Local: Biblioteca Municipal de Alegre – Ao lado da Escola Professor Lellis
  • Horário: A partir das 20h
  • 🎟️ Entrada Franca

O projeto é uma realização do Grupo Teatral Caparaó, com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT/ES).
Não perca a chance de participar desse encontro cultural e se deixar levar pelo mundo das letras, da música e da interpretação!

Prefeitura de Alegre – Apoio à Cultura e à Diversidade!

LOCAL DO EVENTO – Biblioteca Municipal • Foto: SCOS