Ainda estão abertas as inscrições para a Mostra de Fotografia Capixaba: A cidade se faz no caminho. O projeto oferecerá gratuitamente oficinas de fotografia e crônica literária, na Casa da Cultura de Alegre, nos dias 28 e 29 de junho. As inscrições terminam nesta quarta-feira (26).
As oficinas integram a contrapartida social do projeto de artes visuais, idealizado pela fotógrafa Taynara Barreto, que visa fortalecer a imagem das cidades capixabas.
“A Mostra de Fotografia é uma ferramenta cultural importante, criando pontes através da arte. Expandir essa participação para toda a sociedade inclui fotógrafos e não fotógrafos no fazer cultural. A cultura está no nosso dia-a-dia, assim como a cidade, a imagem e a palavra”, comentou Taynara.
As oficinas são destinadas a pessoas acima de 17 anos e as inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível, clicando AQUI.
Oficina de Fotografia
A Oficina de Fotografia e Cidade: Reflexão sobre a imagem urbana feita com o celular será ministrada pela própria Taynara Barreto.
Segundo ela, a ideia é desvendar questionamentos relacionados aos “caminhos da cidade” e à singularidade do olhar com que se pode contemplá-la, assim como a documentação e arte possíveis na captura de imagens com o celular e como explorar esse potencial de gerar reflexão e servir de memória cultural.
Oficina Literária
A Oficina de Crônica: Um olhar de Camélia e Rubem sobre a cidade capixaba será guiada por Maria Gabriela Verediano e promoverá um encontro entre Rubem Braga e Carmélia Maria de Souza com os participantes.
O objetivo, segundo as organizadoras, é a compreensão, experimentação e ressignificação da linguagem como manifestação artística.
O projeto é realizado por meio de Incentivo da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) e Ministério da Cultura.