Mês do Meio Ambiente terá ações para idosos e estudantes

Mês do Meio Ambiente terá ações para idosos e estudantes

Nesta quarta-feira (5) é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) promoverá eventos voltados para a conservação ambiental durante todo o mês de junho.

A programação já teve início na terça-feira (4) com a visita dos grupos da melhor idade dos distritos de Anutiba e Rive ao Centro de Educação Ambiental e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) “Laerth Paiva Gama”, em parceria com a Secretaria Executiva de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).

Ainda nesta quarta-feira (5), será a vez do Grupo da Melhor Idade da sede do município e dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

Eles também poderão interagir, experimentar e captar o significado da sustentabilidade e da consciência socioambiental, por meio do contato com a vegetação preservada, participando de uma trilha ecológica e obtendo informações com especialistas no assunto.

Ao longo deste Dia do Meio Ambiente, também será dada a largada da “Gincana da Reciclagem” nas escolas EMEIF Domingos Bravo Reinoso, EMEIF Ruth Alice e EMEF Professor Lellis, com o apoio da Secretaria Executiva de Educação (SEED).

Já na quinta-feira (6), o grupo da melhor idade dos distritos Celina e Café será recebido pelas equipes da SEMADS e fará um tour educativo pela área de preservação ambiental.

Uma área preservada e privilegiada

A ARIE “Laerth Paiva Gama” possui 27,57 hectares e foi criada pelo município em 2005.

O espaço é uma referência em preservação, pesquisa e Educação Ambiental, abrigando diversos projetos em parceria com universidades, comunidades e escolas do município.

Espaço também é conhecido como Horto Municipal. Foto: SCOS.

Segundo a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Graziela Ferreira, o local vai muito além da conscientização. Para ela, o espaço é um caminho para que toda a cidade obtenha os benefícios sociais de aliar Desenvolvimento à Sustentabilidade Ambiental.

Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Graziela Ferreira. Foto: SEMADS.

“Os projetos vão desde a conscientização para os estudantes até iniciativas que contemplam o plantio e distribuição de mudas. Além disso, projetos como o ‘Poliniza Caparaó’ capacitam e financiam produtores rurais interessados em apicultura com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Também temos ações em conjunto com a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Rural para auxiliar produtores”, afirmou Graziela Ferreira.

Reforço na conscientização

E não para por aí! Nos dias 10, 11, 12 e 13, a equipe de Educação Ambiental da SEMADS visitará repartições públicas do município com orientações e propostas de sustentabilidade para os servidores.

Prefeito Nirrô Emerick, durante projeto de plantio. Foto: SCOS/PMA.

Encerrando a programação especial do Mês do Meio Ambiente, no dia 14, a ARIE “Laerth Paiva Gama” recebe as escolas IESC, CEABB e EEEFM Professor Pedro Simão, que conhecerão o projeto Poliniza Caparaó.

No programa “Alegre em Ação”, dedicado ao Dia do Meio Ambiente, o prefeito Nirrô Emerick reforçou que a superação dos desafios relacionados ao Meio Ambiente depende de esforços cotidianos que devem partir de todas as esferas.

Nirrô, durante transmissão do Programa “Alegre em Ação”, no dia Mundial do Meio Ambiente. Foto: SCOS.

“A cada ano, enfrentamos novos desafios ambientais, desde a poluição dos nossos rios e oceanos até o desmatamento das nossas florestas. E aqui em Alegre, não é diferente. É fundamental que cada um de nós faça a sua parte para reverter esses danos. Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Pequenas ações, como economizar água, reciclar lixo e plantar árvores, podem fazer uma enorme diferença”, destacou Nirrô Emerick.

SAIBA MAIS

Conscientização, capacitação e investimento nos produtores

O Programa Gestágua se divide entre o Prêmio Alegre Ambiental e o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

O prêmio tem o objetivo de reconhecer e incentivar projetos inovadores relacionados a práticas conservacionistas do solo e da água, além de promover iniciativas que contribuam para a proteção e preservação dos recursos naturais.

Entrega do Prêmio Alegre Ambiental, 2023. Foto: SCOS/PMA.

Já o PSA remunera produtores rurais que executam práticas de conservação que contribuam para a diminuição da erosão e o aumento da infiltração de água, como reflorestamento em áreas de preservação permanente (APP) e recuperação de nascentes.

Na terceira edição do Prêmio Alegre Ambiental, realizada em 2023, foram contemplados cinco projetos com prêmios de R$ 6 mil.

Entrega do Prêmio Alegre Ambiental, 2023. Foto: SCOS/PMA.

No Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), foram 19 produtores contemplados, totalizando R$ 166 mil em recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, divididos entre os vencedores de quatro categorias.

Pular para o conteúdo