Mais de quatro mil pessoas curtiram cada dia do Rock da Tarde

Mais de quatro mil pessoas curtiram cada dia do Rock da Tarde

Quem esteve presente já deve estar com saudades. E aqueles que não puderam conferir de perto os três dias do Rock da Tarde podem ter certeza de que perderam um verdadeiro show de organização, segurança, pontualidade e diversão, proporcionado tanto pelos artistas que se apresentaram quanto pela Secretaria Executiva de Cultura, Turismo e Esporte (SECUTE).

E, como sempre, o público também deu show à parte. Uma média de quatro mil pessoas pôde se divertir na quinta-feira (30), sexta-feira (31) e sábado (1º), durante o feriado prolongado de Corpus Christi, que marcou a 29ª edição do Festival de Música de Alegre.

A exemplo do ano passado, a SECUTE, responsável pelo Rock da Tarde, montou dois palcos para as apresentações de bandas e música eletrônica, que aconteceram entre 14h e 19h30.

O evento é uma tradição de décadas, funcionando como aquecimento e concentração para as apresentações do Parque de Exposições. Mas, por si só, também foi uma excelente e gratuita pedida para quem optou por não assistir a todas as noites do Festival de Música.

Em cada dia do evento, três bandas de estilos variados, do reggae ao pagode, passando pelo rock-and-roll, se apresentaram no palco montado na Rua Dr. Wanderley. Enquanto isso, DJs de várias vertentes da música eletrônica ambientavam com sonoridade o clima de festa na Praça do Pico da Bandeira, que ficou lotada todos os dias.

Uma estrutura especial, que contou com 20 banheiros químicos e a interdição de algumas vias, deu um toque a mais de conforto para quem participou do Rock da Tarde, favorecendo ainda mais a visibilidade dos artistas que se apresentaram.

Segundo o prefeito Nirrô Emerick, outro aspecto a ser destacado no evento é, “sem dúvida”, a movimentação econômica que o público e os visitantes agregam aos dias de Festival de Alegre.

“O Festival de Música de Alegre leva o nome da cidade a todo o canto do país. É necessário que façamos jus à responsabilidade de receber tantos artistas de renome e seu público, com estrutura, de forma organizada e com o mesmo profissionalismo e dedicação com os quais a organização do Festival trabalha há quase 30 anos. Com essa responsabilidade embutida na gratidão e reconhecimento por termos um evento desse porte, toda a cidade evolui na direção dessa vocação para o turismo, tão importante na região”, afirmou Nirrô Emerick.

Foto: Gabriel Lemes/SCOS/PMA

Para que o público seja recebido com hospitalidade e conforto, o atendimento que é oferecido tem de estar alinhado com os demais pontos que consolidaram o Festival de Música de Alegre como o maior e mais famoso do Estado.

“Com isso, o empreendedorismo local também se beneficia, já que essa concentração de pessoas é uma oportunidade de ampliar a renda”, conclui o Prefeito.

Vendedores devidamente registrados

De acordo com a SECUTE, entre ambulantes, quiosques e barracas, 32 empreendedores trabalharam de forma regular durante o Rock da Tarde e nas imediações do Parque de Exposições.

Foto: SCOS/PMA.

Para atuar no evento, eles passaram por um processo de credenciamento junto à Prefeitura de Alegre.

As pessoas que desejam atuar nos eventos da Prefeitura de Alegre, mas ainda não estão cadastradas e regularizadas, devem se informar e buscar orientação junto ao Setor de Tributação da Secretaria Executiva de Finanças e Planejamento (SEFIP).

É por meio desse registro que os vendedores ambulantes, barraqueiros e demais empreendedores podem atuar de forma regularizada nos eventos realizados e apoiados pela Prefeitura de Alegre.

Segundo a secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Thabyta Costa Carlos, a orientação é que, em média, 40 dias antes da data dos eventos, os interessados em trabalhar, já licenciados pelo Setor de Tributação, procurem diretamente a SECUTE.

Secretária Thabyta Costa Carlos. Foto: SCOS/PMA.

“Sabemos que eventos são uma boa oportunidade para o acréscimo na renda dos empreendedores e divulgamos todos eles nos canais oficiais com antecedência. Por isso, recomendamos a todos os empreendedores que busquem informação e suporte para atuarem de forma regularizada. Porque, dessa forma, o retorno para a cidade aumenta, assim como a qualidade do que é oferecido aos nossos visitantes. Além disso, quem empreende pode contar com as vantagens que a formalização dos negócios gera”, orientou Thabyta.

Vale ressaltar que a cidade conta com a Sala do Empreendedor, que realiza todo o processo de orientação, capacitação e formalização dos pequenos negócios.

Alegre é 10ª cidade mais empreendedora do ES. Arte: SCOS/PMA.

A Sala do Empreendedor de Alegre foi contemplada na última semana com a certificação máxima do Sebrae.

Agora, Alegre é uma das dez cidades capixabas como selo Diamante em Atendimento ao Empreendedor, além de ser a décima mais empreendedora do Espírito Santo e primeira da região do Caparaó.

“Segurança nunca é demais”

Já o 3º Batalhão de Polícia Militar de Alegre, criou um esquema especial de segurança para os dias do Festival de Música, que incluiu mais de 25 viaturas e 100 policiais.

Foto: 3º BPM.

Não haveria diversão nem movimentação da economia local se não houvesse segurança. Por isso, a SECUTE contratou uma equipe particular para reforçar a ação da PM e dar mais tranquilidade para quem queria se divertir.

Além desse reforço no efetivo, outra novidade: os policiais que atuaram no evento dispunham de tasers, armamentos não letais que disparam descargas elétricas e impedem a reação dos suspeitos em situações de abordagem que exigem uso moderado de força.

Foto: 3º BPM.

Segundo informações do 3º Batalhão da PM, nos dias do Festival de Música de Alegre, três ocorrências foram registradas. Um suspeito de tráfico de drogas, de 21 anos, foi detido em posse de papelotes de cocaína na madrugada de sábado (1º).

Maerial apreendido com supeito pelo 3ºBPM. Foto:

No início da noite sexta-feira (31), uma perseguição resultou na apreensão de uma caminhonete, depois que o motorista furou um bloqueio da PM na BR-482. Ele abandonou o carro e conseguiu fugir. Pela manhã, um homem havia sido preso, suspeito de efetuar disparos no Centro.

Nenhuma ocorrência foi registrada durante o Rock da Tarde.

Informações

Secretaria Executiva de Cultura, Turismo e Esporte (SECUTE)
  • Telefone: (28) 3300-0103
  • E-mail: secute@alegre.es.gov.br
  • Endereço: Av. Dr. Olívio Correia Pedrosa, 556 – Centro.
  • Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.
Setor de Tributação da Prefeitura de Alegre
  • Telefone: 28 3300-0106,
  • E-mail: tributacao@alegre.es.gov.br
  • Endereço: Rua Dr. Chacon, 212.
  • Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.
Sala do Empreendedor de Alegre
  • Telefone: (28) 3300-0100.
  • WhatsApp: (28) 99979-6178
  • E-mail: saladoempreendedor.alegre@gmail.com
  • Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.

Veja mais informações sobre a Sala do Empreendedor clicando AQUI.



Pular para o conteúdo