“Amunes na Estrada” desembarca em Alegre

Nesta sexta-feira (14), Alegre recebe o projeto da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), que promove a articulação do interior capixaba com os legislativos estadual e federal e com as equipes do governo, por meio de capacitações técnicas, consultorias e conteúdo informativo.

O encontro em Alegre será o quinto realizado pela Amunes em 2024 e ocorrerá no Cread, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a partir das 8h30.

O evento, dirigido a gestores, servidores e interessados de todas as cidades, contará com palestras do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) sobre “Conclusão de Mandato e Encerramento de Exercício”.

A programação de palestras também incluirá temas como o Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas – Rede Abraço, Direito Eleitoral e “A Força do Cooperativismo Capixaba”.

Arte: SCOS/PMA.

O projeto já passou pelos municípios de Pancas, Boa Esperança, Santa Teresa e Serra neste ano.

Para participar, faça sua inscrição, clicando AQUI.

O Prefeito de Alegre e atual Diretor de Inovação e Cidades Inteligentes da Amunes, Nirrô Emerick, destacou que a organização dos municípios para a defesa de interesses comuns tem tornado as administrações mais ágeis na resolução de problemas e mais transparentes em suas prestações de contas, o que torna as cidades e os serviços mais adequados para os cidadãos.

“A Amunes tem essa missão referencial de aproximar os municípios, promovendo estruturações internas e capacitando articulações, que se refletem na qualidade do trabalho de cada gestão. Isso dá credibilidade às regiões para a obtenção de recursos.”, listou.

Nirrô Emerick, durante entrega do Troféu Ouro de Cidade Empreendedora , pelo SEBRAE

“Sediar esse encontro, com temas e propostas tão relevantes, que abrem portas para uma gestão mais eficaz e próspera, é um orgulho para a cidade, uma oportunidade para a região e uma responsabilidade para os gestores e servidores municipais envolvidos no propósito de desenvolver os cidadãos e gerar qualidade de vida”, comemorou.

Convênios e contratos federais

Em Alegre, os municípios também terão a oportunidade de receber atendimento sobre convênios e contratos de repasse com o Governo do Estado e o Governo Federal.

Evento da amunes em Dores do Rio Preto, em junho de 2023. Foto: Governo do Estado.

Esses atendimentos fazem parte do projeto “AMUNES TÁ ON”, por meio do qual a Associação envia relatórios atualizados às gestões municipais sobre a situação de cada município em relação aos contratos já firmados.

O profissional técnico da Positiva Assessoria Pública, Christopher Amorim, esclareceu dúvidas e forneceu informações aos gestores e suas equipes.

Em 2023, o “Amunes na Estrada” percorreu as 10 regiões administrativas do Estado e impactou mais de mil pessoas com a capacitação oferecida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e Casa Civil do Governo do Estado, por meio da Academia de Gestão Municipal 2.0.