Alegre conquistou a certificação Diamante pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), alcançando o reconhecimento máximo na categoria “Referência em Atendimento”, com a Sala do Empreendedor, e agora está entre as dez cidades do Espírito Santo que detêm o selo máximo.
A Cerimônia de Reconhecimento de Salas do Empreendedor do Ciclo Avaliativo 2023, com vigência para 2024, aconteceu em Vitória, como parte do Encontro da Rede Capixaba de Salas do Empreendedor.
O evento foi realizado na segunda-feira (27) e terça-feira (28), justamente para abordar a construção do Plano de Ação das Salas do Empreendedor e Agentes de Desenvolvimento para 2024.
O selo reconhece e valoriza a excelência no atendimento aos empreendedores e contribui diretamente para o aprimoramento dos resultados.
Alegre já é considerada a cidade mais empreendedora da região do Caparaó e a décima do Estado.
No encontro, que reuniu representantes de municípios de todo o Estado, foi possível trocar experiências e obter capacitação para aprimorar e ampliar o alcance da Sala do Empreendedor.
A certificação Diamante é fruto de uma iniciativa estratégica do SEBRAE, idealizada para identificar e reconhecer iniciativas que promovam melhorias nos serviços e elevem a qualidade do atendimento prestado aos empreendedores locais.
Destaque no atendimento
A Sala do Empreendedor de Alegre se destacou pelo comprometimento com um atendimento simplificado e desburocratizado, elaborado para facilitar o cotidiano de que empreende, junto aos órgãos públicos municipais.
A conquista da Certificação Diamante exigiu da Sala do Empreendedor o alcance do Atendimento Avançado+, um conjunto de 24 requisitos criteriosamente avaliados no processo de certificação.
Os quesitos avaliados incluem a qualidade do atendimento, o uso das redes sociais, a divulgação de cursos e consultorias, as orientações para que as empresas participem das compras públicas, além da capacitação contínua dos atendentes da Sala do Empreendedor.
A Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Graziela Ferreira, ressalta a importância da Sala do Empreendedor como um suporte fundamental para os microempreendedores da cidade.
“A economia da cidade cresce à medida que as oportunidades e o ambiente de negócios absorvem e desenvolvem o empreendedorismo. O reconhecimento do Selo Diamante reforça a eficácia da Sala do Empreendedor de Alegre nos atendimentos que facilitam todas as etapas do negócio para o pequeno empreendedor. Mas o destaque é a importância que esse trabalho representa para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou Graziela.
SAIBA MAIS
Sala do Empreendedor
A Sala do Empreendedor de Alegre é um ambiente que reúne ações, serviços e atividades, visando orientar, apoiar e promover a capacitação dos empreendedores no município.
Entre os serviços oferecidos, que vão desde a orientação de viabilidade do plano de negócios até a formalização da empresa, a Sala do Empreendedor capacita e até direciona os interessados a conseguirem crédito junto a instituições financeiras.
O empreendedor tem acesso também a informações sobre como participar de compras públicas, tramitação de documentos, declarações como a DASN-Simei, além de capacitações e oficinas.
Também são realizados atendimentos itinerantes nos bairros e distritos do município e atendimento virtual, por meio do qual o empreendedor pode ter acesso a consultorias do SEBRAE, que é parceiro na realização da Mostra de Educação Empreendedora.
Veja algumas iniciativas realizadas ou que contam com o apoio da Sala do Empreendedor:
Circuito da Feira do Empreendedor de Alegre
Além de produtos da Agricultura Familiar, artesanato, serviços e iguarias gastronômicas diversas, quem visita os eventos pode desfrutar de apresentações musicais e artísticas.
Pelo menos 400 pessoas visitam cada dia de feira. No espaço, que conta com estrutura apropriada, segurança e iluminação, os empreendedores regularizados podem trabalhar, tanto na sede quanto nos distritos.
Feira da Agricultura Familiar
A Feira da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDER) e existe na cidade há mais de 40 anos, com espaço próprio, onde quase 50 produtores rurais da cidade movimentam aproximadamente R$ 50 mil por mês.
No local, o consumidor pode encontrar produtos in natura, frutas, legumes, além de itens da agroindústria, como queijos variados, cafés, iogurtes, ricota, banana chips, pães caseiros, pastas, além de artesanato e muito mais.
A Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS) apoia os empreendedores e produtores da cidade por meio de serviços e orientações.
Mulheres Empreendedoras
Apostando na promoção da autonomia das mulheres por meio do Empreendedorismo, em conjunto com a Secretaria de Assistencia Social e Direito Humanos (SEASDH) desenvolve ações direcionadas para capacitação, orientação e parcerias.
A Sala do Empreendedor também realiza a Semana da Mulher Empreendedora, em novembro, quando é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino.
- LEIA TAMBÉM: Casos de violência doméstica aumentam 88% em Alegre
Sala do Empreendedor de Alegre
- Atendimento: De segunda-feira a sexta-feira.
- Horário: 7h30 às 11h30 e 13h às 17h.
- Telefone: (28) 3300-0100.
- WhatsApp: (28) 99979-6178
- E-mail: saladoempreendedor.alegre@gmail.com
Veja mais informações sobre a Sala do Empreendedor clicando AQUI.