Primeiro planetário da região Sul será lançado em evento da Ufes

Primeiro planetário da região Sul será lançado em evento da Ufes

Entre os próximos dias 16 e 18 de maio, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) realiza a 22ª Semana Nacional de Museus.

O evento vai marcar a inauguração do Planetário do MUSES, o primeiro da região Sul capixaba, e será realizado no Museu de História Natural do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (MUSES/UFES).

Haverá sessões no planetário em todos os dias do evento. Além disso, as atividades incluem visitação às exposições das áreas de Geologia, Paleontologia, Botânica, Biologia, além de atividades interativas.

Arte: Divulgação/Ufes.

A 22ª Semana Nacional de Museus é um evento gratuito, aberto ao público e às escolas, que podem se inscrever para participar pelo formulário, disponível clicando AQUI.

“Experiência cinematográfica”

Um dos responsáveis pela iniciativa é o professor do Departamento de Geologia da Ufes, Paulo de Tarso Fortes, que explica que o planetário tem uma estrutura inflável, com seis metros de diâmetro e projeta imagens no seu domo, fornecendo uma experiência cinematográfica em 360 graus de altíssima resolução audiovisual com áudio.

Para o professor, essa importante aquisição favorece bastante o trabalho de divulgação científica que está sendo realizado desde que o MUSES foi inaugurado, em 2013.

“O Planetário do MUSES é uma espécie de mini teatro, no qual o céu noturno, planetas, constelações e outros objetos astronômicos são projetados em uma grande cúpula que envolve toda a plateia, a sensação para o público é de estar contemplando um céu estrelado e outras maravilhas do Universo em uma experiência imersiva”, explicou Fortes.

“Popularização da Ciência”

Ainda segundo Fortes, como a estrutura possibilita a apresentação, de forma lúdica e educativa, de diversos conceitos do campo astronômico, a expectativa é que a aquisição deste instrumento facilite o ensino e impulsione a popularização da Astronomia, junto a públicos diversos.

Planetário da Ufes, no Campus de Vitória. Foto: Divulgação/Ufes.

“Este é o primeiro planetário da região Sul do Estado. A referência de Planetário até então, é o Planetário da UFES de Vitória. Portanto, as escolas e outros grupos precisam viajar até a capital para essa experiência. O fato de o planetário do MUSES ser inflável e portátil vai possibilitar a realização de sessões em escolas, praças e outros locais públicos”, comemorou.

Atividades diversas

As atividades do MUSES, durante a 22ª Semana Nacional de Museus, serão desenvolvidas nos dias 16, 17 e 18 de maio (quinta, sexta e sábado), das 9h às 12h e de 14h às 17h.

Museu fica em Jorônimo Monteiro. Foto: Divulgação Ufes.

Haverá visitas guiadas às Salas de Exposições com as coleções permanentes de Geologia (Minerais, Rochas e Minérios), Paleontologia (Fósseis) e Zoologia (Vertebrados), renovadas e ampliadas.

Também serão desenvolvidas atividades nas Lousas Interativas Digitais, relacionadas à visualização de Modelos Cristalográficos e Modelos Digitais de Terreno e à Bioacústica dos Animais.

O evento ainda vai contar com oficinas sobre Paleontologia nas áreas externas, sessões no Planetário Móvel, instalado no auditório e atividades com os óculos de Realidade Virtual.

Museu de História Natural do Sul do Espírito Santo (MUSES/UFES)
  • Endereço: Av. Gov. Lindemberg, 316 – Centro, Jerônimo Monteiro  
  • Telefone: (28) 3558-2351
Pular para o conteúdo