O ano letivo da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA) começou na última segunda-feira (19). São 50 anos de atuação, que tornam a faculdade um verdadeiro patrimônio pedagógico, histórico e cultural da cidade.
Mas não é só de história que vive uma Instituição Educacional do porte da FAFIA.
Permanecer competitiva no mercado, como uma autarquia municipal, fora da região metropolitana do Estado, dividindo território com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) não podia ser uma tarefa fácil.
Atualmente, os cursos ofertados pela FAFIA são: Bacharelado em Enfermagem e Psicologia; Licenciatura em Pedagogia, História, Letras e Matemática; Técnico em Análises Clínicas, Enfermagem e Segurança do Trabalho.
Para este semestre, as matrículas de Graduação já se encerraram, mas de acordo com o diretor da FAFIA, Cassio Frauches, ao longo do semestre, pode haver abertura de novas turmas de Cursos Técnicos, já que essa modalidade de curso é ofertada por meio de módulos.
“A Fafia voltou a crescer”
Frauches está no cargo desde 2022. No ano em que ele assumiu, havia 220 alunos matriculados. Hoje, iniciando do primeiro semestre de 2024, o número dobrou.
“Temos o dobro de alunos de 2022. São 16 servidores efetivos e 33 professores. Temos um corpo docente qualificado com doutores, mestres e especialistas. Além de laboratórios de última geração. O único anatômico da região com peças anatômicas humanas e órgãos do corpo humano formolizados e, ainda, modelos anatômicos sintéticos”, listou.
A ideia da diretoria da faculdade é consolidar a FAFIA como referência para região do Caparaó e fortalecer as licenciaturas. “No momento também estamos estudando a viabilidade de Cursos Técnicos nas áreas de Estética e Turismo”, antecipou.
“Sobrevivência depende de adaptação”
Há cinco décadas, a FAFIA foi criada para suprir a demanda por formação de professores do “1º Grau”, nas áreas de Ciências, Matemática, Português e Estudos Sociais, além de oferecer o curso de Pedagogia para formação de especialistas em Educação, segundo Frauches.
“Ao longo do tempo, em resposta às exigências sociais e de mercado, a FAFIA adaptou seu foco educacional, ajustando os cursos oferecidos e introduzindo novas opções”, explicou.
A Enfermagem e a Psicologia são atualmente os carros-chefes da faculdade.
“Alegre, Jerônimo Monteiro e Guaçuí são referências de Saúde para região, geram postos de trabalhos e demandam por mão de obra. Nesse cenário, a oferta dos cursos na área da saúde se constitui como imprescindível, com a finalidade de proporcionar aos moradores da região do Caparaó novas perspectivas de emprego, promoções ou novas oportunidades de carreira para os jovens”, contextualizou.
“Cada desafio representa uma chance de evolução”
Além de acompanhar as evoluções no campo da Inovação Tecnológica e Pedagógica, a faculdade precisa vencer muitos desafios para gerar integração na sala de aula com estímulo à aprendizagem prática e participativa.
O diretor reconhece outros desafios dos últimos anos.
“O reposicionamento de imagem de uma faculdade após uma queda no número de alunos e má gestão financeira é um desafio complexo. Mas está sendo possível enfrentá-lo com uma abordagem estratégica e o apoio dos técnicos e funcionários da instituição e do apoio da Gestão Municipal”, apontou.
No início de fevereiro, a Prefeitura de Alegre conseguiu quitar quase R$ 445 mil de dívidas trabalhistas, referentes a multas rescisórias do FGTS, de 2017 a 2020.
Isso garantiu a Certidão Negativa, que possibilita o recebimento dos repasses do Fundo de Participação do Municípios (FPM).
Ainda assim, o diretor enxerga esses desafios como oportunidades para crescer, evoluir e reinventar a instituição.
Frauches garante estar comprometido em trabalhar de modo responsável e transparente, fornecendo informações claras e atualizadas sobre as finanças e as políticas de decisões institucionais.
“Para alcançar esse objetivo, estamos implementando uma série de iniciativas abrangentes com revisão completa de nossas estratégias acadêmicas, administrativas e financeiras para identificar áreas de melhoria e oportunidades de crescimento sustentável”, projetou o diretor.
Saiba mais
Para mais informações, acesse os canais oficiais www.fafia.edu.br ou @fafia_oficial, no Instagram.