Confira 7 dicas valiosas de especialistas em Educação para a volta às aulas

Confira 7 dicas valiosas de especialistas em Educação para a volta às aulas

Para garantir a tranquilidade das famílias da cidade, a qualidade do aprendizado e da evolução pessoal das crianças, começar bem o Ano Letivo é essencial.

Para que a volta às aulas da próxima segunda-feira (5) represente mais que um recomeço de ciclo e se torne uma oportunidade ampla e concreta para o desenvolvimento contínuo dos alunos, a Prefeitura de Alegre reuniu algumas orientações importantes de especialistas da área da Educação.

Confira sete dicas valiosas que vão facilitar a rotina familiar, escolar e o aprendizado ao longo do ano!

Mude a rotina aos poucos

A adaptação a uma nova rotina é essencial. Comece aos poucos, ajustando os horários de sono e refeições gradativamente.

Isso ajuda a minimizar o choque da mudança repentina e faz com que crianças e adolescentes se adaptem mais facilmente.

Converse sobre medos e anseios

É normal que as crianças e adolescentes tenham medo e anseios relacionados à volta às aulas. Eles podem estar preocupados com a nova carga de conteúdos, os novos professores e colegas de sala.

Volta às aulas: o que fazer quando seu filho sofre demais - Revista Crescer  | Volta às aulas

Reserve um tempo para conversar sobre esses temas e deixe o canal de diálogo aberto. Pergunte sobre as expectativas para o novo ano, ouça atentamente os comentários e forneça apoio emocional sempre que necessário.

Esse comportamento fortalece a confiança e a segurança dos jovens.

Fale bem da escola

Ninguém gostaria de ir em um restaurante dos quais os amigos falaram mal. A mesma lógica vale para o ambiente escolar. Destaque os aspectos positivos da instituição e do período escolar.

rotina para crianças Archives - Toque de Mãe Bilíngue
Foto: Reprodução Internet.

Transmita entusiasmo mostrando os benefícios desse ambiente, a interação social com amigos e professores, as atividades extracurriculares e as novidades que estarão à disposição do jovem no ano letivo.

Isso ajudará na criação de uma expectativa positiva para esse período.

Não ofereça recompensas
Vale a pena educar as crianças através de castigos e recompensas? | Blog  mundobrink | Desenvolvimento Infantil | Playground Infantil | Brinquedo  Pedagógico
Foto: Reprodução Internet.

Evite associar o retorno à escola com recompensas materiais – essa prática pode criar uma relação de condicionalidade entre a frequência e os “benefícios” oferecidos.

Nessa fase da vida, crianças e adolescentes precisam compreender a relevância do ambiente escolar para as suas formações. Incentivar a motivação intrínseca e destacar a importância do aprendizado são os melhores caminhos a serem seguidos.

Estabeleça rotinas
Como fazer um quadro de rotinas para o seu filho - Conxita Maria - A  Arrumadinha

Uma rotina regular ajuda as crianças a se organizarem e a se sentirem mais seguros, elementos cruciais para o desenvolvimento saudável das crianças.

Por isso, é importante que os responsáveis estabeleçam um cronograma que inclua tempo para atividades de estudo, lazer e descanso.

Acompanhe de perto a rotina de aprendizagem

Esteja presente durante esse período de transição, assim como ao longo do ano letivo. Fique atento às necessidades emocionais e acadêmicas das crianças e dos adolescentes.

Rotina para criança: entenda a sua importância | Blog Leiturinha
Foto: Reprodução Internet.

Acompanhe não só a adaptação aos estudos, mas também ao novo contexto social. Aproveite e converse com os professores e coordenadores, se achar necessário.

Essas atitudes demonstram apoio e interesse genuíno pelo desenvolvimento dos pequenos, além de tornar mais fácil a identificação de eventuais problemas e a tomada de medidas para resolvê-los. 

Lembre-se: cada criança é única!  

Não compare seu filho com outros, pois essa atitude apenas gera ansiedade e frustração.

Pular para o conteúdo