A Prefeitura Municipal de Alegre através da SESA – Secretaria Executiva de Saúde, hoje 26 de setembro deu continuidade ao programa de treinamento sobre sífilis congênita durante a gestação para todas as unidades de saúde e a Casa Rosa. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano, que, quando não tratada, pode evoluir para estágios de gravidade variada, afetando diversos órgãos e sistemas do corpo.
O treinamento começou no dia 19/09 e está sendo estendido para capacitar todas as unidades de saúde. Hoje foi capacitada a Unidade do Bairro Pedro Martins.
De 01/01/2019 até 19/09/2023, o município registrou 25 casos de sífilis congênita, sendo 11 desses casos ocorridos em 2023.
É importante ressaltar que todas as gestantes, incluindo aquelas que fazem o pré-natal na rede particular, agora têm o direito de realizar o teste gratuito em suas unidades de saúde todos os meses até o final da gestação.
As parcerias sexuais de gestantes com sífilis podem estar infectadas, mesmo que apresentem resultados não reagentes em testes imunológicos; portanto, devem ser tratadas presumivelmente com apenas uma dose de penicilina benzatina IM (2.400.000 UI). Caso o parceiro da gestante com resultado positivo não queira realizar o teste, ele pode iniciar o tratamento mesmo sem o teste.
Informa a SCOS – Superintendência de Comunicação Social