Resgate de uma Maritaca

A prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), realizou no dia 01 de março o resgate de uma maritaca após receber ligação de um morador informando o ocorrido em sua residência.

Captura, coleta, transporte e destinação dos indivíduos resgatados para refúgios naturais são algumas das etapas que garantem a sobrevivência da fauna. A iniciativa da SEMADS, em atender essas ocorrências também têm a função de minimizar os impactos dos empreendimentos sobre as comunidades biológicas locais e garantir as interações ecológicas e o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

A captura vem sendo realizada por profissional habilitado que ao identificar que o animal não possui necessidade de atendimento veterinário faz a soltura no fragmento de sua característica mais próximo do local encontrado. No caso dessa maritaca recolhida no dia 01 de março foi identificando uma fratura no pé esquerdo ficando não habilitado para soltura. A fauna resgatada precisou ser encaminhada para o setor de FAUNA do IEMA localizado em Cariacica para receber tratamentos especiais com o acompanhamento de profissionais habilitados.