Evento JANEIRO ROXO

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da SESA – Secretaria Executiva de Saúde convida a toda a sociedade para participar de um dia de conscientização e combate à HANSENÍASE.

O mês JANEIRO ROXO é uma forma de conscientização e combate contra a doença HANSENÍASE. Teremos um evento na Praça 6 de Janeiro, no centro de Alegre, no dia 31 de janeiro. Estaremos lá de 8h até às 11h!

Você sabe o que é a HANSENÍASE?
Antes conhecida como “Lepra”, a hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Diagnosticar cedo é o elemento mais importante para evitar transmissão, complicações e deficiências.

TRANSMISSÃO

O Mycobacterium leprae é transmitido por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença.

SINTOMAS

Os nervos dos membros inferiores, superiores e face vão sendo lentamente comprometidos, por isso as alterações podem passar despercebidas, muitas vezes só são detectadas quando já estão avançadas:
– Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato:
– Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
– Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
– Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
– Coceira ou irritação nos olhos;

TRATAMENTO
É feito por meio de comprimidos que são fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde. Devem ser tomados diariamente até o término do tratamento, isso é muito importante para alcançar a cura. Se a hanseníase não for tratada, pode causar lesões severas e irreversíveis. O tratamento cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quanto mais cedo for iniciado, menores são as chances de agravamento da doença.

CUIDE-SE! NÃO PERCA!