Campanha Alegre Contra Dengue e Outras Arboviroses

RESULTADOS POSITIVOS! ✅!

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da SESA – Secretaria Executiva de Saúde e SEOSU – Secretaria Executiva de Obras, Saneamento e Serviços Urbanos informa e traz a população resultados positivos em relação a CAMPANHA “ALEGRE CONTRA DENGUE E OUTRAS ARBOVIROSES” 2022/2023.

Aconteceu na última Terça-feira (06), a primeira atividade de campo das equipes que estão focadas na campanha. Nesse período de fim de ano, o aumento das doenças relacionadas com o Aedes aegypti, popularmente conhecido como “Mosquito da Dengue” aumentam consideravelmente, assim, todo cuidado é pouco!

As rotas do primeiro dia de campanha foram na Prainha, Loteamento Chavier e Popular, aonde foram recolhidos materiais, lixos e entulhos que eram propícios a elevação dos casos das Arboviroses na região.

Ao sentir Febre alta > 38 °C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça, e principalmente manchas vermelhas no corpo procure seu posto de atendimento. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), apresentar quadro leve, sinais de alarme e de gravidade.

SUA AJUDA É NECESSÁRIA:

Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

Deixe sempre bem tampados e lave com bucha e sabão as paredes internas de caixas d’água, poços, cacimbas, tambores de água ou tonéis, cisternas, jarras e filtros Não deixe acumular água em pratos de vasos de plantas. Coloque areia fina até a borda do pratinho.

Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

Não junte vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, saquinho plástico de cigarro, embalagem plástica e de vidro, copo descartável etc.) e guarde garrafas vazias de cabeça para baixo.

Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças.