Mês de Prevenção – Câncer de Próstata

NOVEMBRO AZUL – Mês de Prevenção! 💙💙💙🧔

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da SESA – Secretaria Executiva de Saúde, realizará durante o mês de novembro, iniciativas e eventos voltados ao cuidado com o homem. O principal objetivo é a prevenção do Câncer de Próstata, uma doença agressiva e que pode levar a morte.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Em nosso país, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens.

JUNTOS VAMOS DIMINUIR ESSE ÍNDICE! CUIDE-SE!

💪Para agendamentos de consulta, dirija-se a sua Unidade de Saúde. Espalhe essa notícia!!! 💙💙💙🧔