Hoje, dia 10 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental, instituído em 1992, pela Federação Mundial de Saúde Mental.
O objetivo desta data é chamar a atenção pública para a questão e identificá-la como uma causa comum a todos os povos (que ultrapassa barreiras nacionais, culturais, políticas ou socioeconômicas), além de combater o preconceito existente a respeito. Estima-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais no mundo. No Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.
A Prefeitura Municipal de Alegre possui um Centro especializado para o acompanhamento dos casos que ocorrem em nossa região, o CAPS 1 (Centro de Atenção Psicossocial), e em caso de necessidade de atendimento, o CAPS fica localizado na Av. Olivio Correa Pedrosa, número 60, no centro de Alegre.
A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.
Ter saúde mental é:
• Estar bem consigo mesmo e com os outros;
• Aceitar as exigências da vida;
• Saber lidar com as boas emoções e com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida;
• Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.