Programa Informatiza APS

A Prefeitura Municipal de Alegre, através da SESA – Secretaria de Saúde informa que a saúde de Alegre está dando um grande passo para a melhoria dos serviços prestados à população, através da informatização dos seus serviços. Desde o final do ano de 2020 a Secretaria Executiva de Saúde formalizou sua adesão ao Programa Informatiza APS, mas foram necessárias muitas etapas para que pudéssemos materializar suas ações. O Informatiza APS faz parte da estratégia de saúde digital do Ministério da Saúde, o Conecte SUS. O programa vai apoiar a informatização das unidades de saúde e a qualificação dos dados da Atenção Primária à Saúde de todo o país. O investimento na tecnologia da informação vai subsidiar a gestão dos serviços de saúde e a melhoria da clínica.
O Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS, foi instituído pela Portaria nº 2.983, de 11 de novembro de 2019, por meio da alteração das Portarias de Consolidação nº 5/GM/MS e nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017.
Através desse Programa o município de Alegre foi contemplado com recursos do Governo Federal para a compra de Equipamentos de informática que estão sendo entregues a todas as equipes de saúde, para a implantação do Prontuário Eletrônico.
O prontuário eletrônico é um repositório de informações mantidas de forma eletrônica, ao longo da vida de um indivíduo. Nele estão armazenadas as informações de saúde, clínicas e administrativas, originadas das ações das diversas categorias profissionais que compõem a APS. Outra ação integrada do Informatiza APS é a entrega dos tablets aos Agentes Comunitários de Saúde, que passarão a utiliza-los para o trabalho de cadastramento e acompanhamento dos usuários da saúde.
Ao todo foram adquiridos com o recurso do Informatiza APS 22 computadores e 86 tablets. Além disso a PMA está viabilizando a compra de mais 35 computadores para suprir os demais setores da Secretaria Executiva de Saúde.