Desfile Cívico Tradicional

07 de setembro de 2022, um dia marcado na história de Alegre!

Hoje (7), aconteceu o Desfile Cívico Tradicional em comemoração a Independência do Brasil – nesse ano, sendo celebrado o Bicentenário – com início às 8h30 na rua Letícia Jorge Monteiro (Antiga “Rua 21”), sentido a Praça 6 de janeiro. A celebração se iniciou com o ato de hasteamento das bandeiras oficiais, nacional, estadual e municipal, com o Prefeito de Alegre Nemrod Emerick (Nirrô), o Vice-prefeito Silvani Monteiro Corrente e o Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Renato Viana. Estiveram presentes várias autoridades municipais, que ficaram reunidos para assistir o desfile do antigo coreto.

Em marcha, foi aberto o desfile com a garbosa banda da cidade, a Lyra Carlos Gomes, sob direção do Maestro Samuel Nogueira, que com mais de 80 anos celebra essa data juntamente com os alegrenses, e após, a tropa do TG-01-005 de Alegre, comandada pelo Sargento Jonathan Majorczky. Em ordem, desfilaram algumas instituições municipais, como a APAE – juntamente com seus alunos e banda – representantes do Programa Melhor Idade + Alegre, Associação Luiza de Marilac (lar dos idosos), alunos e professores de escolas do município e distritos, escolas particulares e FAFIA. O desfile foi encerrado com a Corporação Musical de Tambores de Iúna-ES (COMUTI), com uma belíssima apresentação musical.

Ressaltamos a importância do evento, pois com isso, além de associar ao que é o patriotismo, a identidade enquanto brasileiro, também se leva o incentivo à leitura, à diversidade de pensar, de formação de sujeitos singulares, críticos e reflexivos.
Agradecemos todos que participaram e acompanharam os atos de nosso Desfile Cívico do ano de 2022, com o tema “Alegre Cidade Jardim no Bicentenário da Independência do Brasil”, e os que contribuíram para que acontecesse o evento.