Dia do Patrimônio Histórico Nacional

DIA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NACIONAL – Desde 1998, o Brasil comemora o Dia do Patrimônio Histórico. A data marcou o centenário de Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Os patrimônios podem ser materiais, como objetos e construções, ou imateriais, como rituais e costumes. Entre os últimos estão a roda de capoeira, o frevo e o Círio de Nazaré. Já os exemplos de patrimônios históricos materiais brasileiros são a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, o Centro Histórico de Olinda, em Pernambuco, o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, o Teatro Amazonas, em Manaus, e a Estação da Luz, em São Paulo. O Senado aprovou uma proposta que aumenta a pena para quem pichar ou degradar monumentos tombados em virtude do seu valor histórico, artístico ou arqueológico. A pena vai de 1 a 3 anos de prisão, além de multa.

Temos na nossa cidade vários prédios históricos, que são Patrimônios Municipais, e é um dia de lembrar da importância de manter e cuidar da nossa história, como o Solar Miguel Simão que em breve passará por uma restauração.