#SECUTE – Na manhã dessa sexta feira (01), o Prefeito de Alegre Nemrod Emerick (Nirrô) esteve em Vitória acompanhado do Secretário Executivo de Cultura, Turismo e Esportes Lucas de Almeida Moço Fioreze para assinarem o Convênio n° 001/2022 firmado com a Secretaria de Estado da Cultura, objetivando a restauração do Solar Miguel Simão. O secretário de Estado da Cultura Fabrício Noronha ressaltou que o referido convênio foi viabilizado graças à atuação política do Deputado Estadual José Esmeraldo junto ao Governador do Estado José Renato Casagrande e o Secretário Chefe da Casa Civil Davi Diniz, que autorizaram a liberação dos recursos da ordem de R$ 2.502.787,49 (dois milhões, quinhentos e dois mil, setecentos e oitenta e sete reais, quarenta e nove centavos) para a execução de tão importante obra. O Deputado Estadual José Esmeraldo, presente no ato da assinatura do convênio, ressaltou a sua luta no processo de liberação dos recursos, bem como o comprometimento da equipe da prefeitura de Alegre na agilidade de envio das informações, projetos e documentação necessárias para a celebração do termo. Por fim, todos agradeceram a equipe técnica da SECULT que analisaram todos os projetos a tempo de liberar o Convênio antes do início do período eleitoral, que se inicia amanhã.
História do Prédio
Construído pelo libanês Miguel Simão, foi inaugurado em 1927, com o propósito de servir como casa comercial de café. O prédio é em estilo “art-noveau”, as pinturas presentes nos tetos e paredes são reproduzidas geometricamente no “paquet” e no piso. O prédio ficou abandonado por longos anos, tendo o Governo Municipal retomado sua “posse” em 2006, além de ter adquirido uma parte do 2º piso que não era do Município. Em 2009 teve início a tão sonhada restauração do telhado e forro, porém as demais etapas não foram adiante. Também se fazem necessárias à implementação dos projetos elétrico, o de Proteção e Combate a Incêndio e Pânico, e o hidrossanitário, bem como pinturas no seu interior e fachada necessitam ser restauradas.
Etapas
Agora a Prefeitura irá instaurar o processo licitatório sendo que o edital deve ser publicado e esperar 15 dias úteis até a data de realização do certame. Após, se não houver interposição de recurso por parte das empresas licitantes, a Prefeitura formaliza o contrato, assina e expede o termo do início da obra.