Seminário de Educação Fiscal

EDUCAÇÃO FISCAL – uma importante ferramenta que promove a relação entre o cidadão e o município. Desta forma, compreende-se que a construção da cidadania é um processo que perpassa por vários espaços, sendo a escola considerada o principal, onde através de ações integradas é possível desenvolvermos a cidadania, por meio dos temas transversais, trabalhados integralmente de acordo com as faixas etárias atendidas. O referido projeto é parte integrante do Programa de Educação Fiscal e busca o despertar do cidadão para exercer os direitos e deveres no intuito de sensibilizar para a consciência fiscal e acompanhar a aplicação dos recursos, à disposição da administração pública, tendo em vista o benefício de toda a população.

Com este princípio, o município de Alegre – ES, através da Secretaria Executiva de Educação – SEED, desenvolverá este projeto junto às Unidades de Ensino, enquanto tema transversal e integrador da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando atingir em sua totalidade os nossos munícipes, através do corpo docente e discente da rede municipal de ensino, pais de alunos, produtores rurais, proprietários de veículos, proprietários de imóveis urbanos e rurais, prestadores de serviços, associações e consumidores em geral, sendo este trabalho executado através de um regime de colaboração. Desta forma a educação fiscal será incluída aos temas contemporâneos, sendo trabalhados dentro da transversalidade, realizando a inclusão dos devidos conteúdos aos planejamentos educacionais e pedagógicos.