O município abrange uma área de 778,6 km2. O clima é quente e chuvoso no verão, seco no inverno – com temperaturas que variam entre 17 e 29 graus Celsius. Segundo dados do IBGE, a população do município é de 30.784 habitantes (2010, Censo IBGE). Destes, um pouco mais de 18.000 residem na sede, e os demais em 7 distritos: Araraí, Café, Rive, Celina, Santa Angélica, Anutiba e São João do Norte.

Municípios limítrofes:
Norte – Ibitirama, Muniz Freire e Castelo
Sul – Mimoso de Sul
Leste – Jerônimo Monteiro, Cachoeiro de Itapemirim
Oeste – Guaçuí, São José do calçado

  • Área do Município: 778,6 km2
  • Temperatura média anual de 22,2 graus Celsius, variando entre 16,9° e 29,0°.
  • Clima quente e úmido no verão e seco no inverno.
  • Altitude da Sede: 250m
  • Altitude Mínima: 100m
  • Altitude Máxima: 1.326m
  • Principais atividade econômicas: cafeicultura, pecuária de leite e corte
  • Latitude – 20°45’49”
  • Longitude – 41°31’57”

RELEVO
O território é modelado em rochas cristalinas e, portanto, bastante acidentado e elevado. Entre as serras podem ser citadas as da Laranjeira, da Lesma, do Pombal, Grande, das Cangalhas ou Santa Catarina, da Abundância e Carneira; todas fazendo parte do sistema da Mantiqueira. A altitude varia de 120 a 1.320 metros. 

 

HIDROGRAFIA
O município é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, tendo como bioma predominante a Mata Atlântica e o seu rio principal é o Rio Itapemirim, que é formado pelos rios Braço Direito Norte e Braço Esquerdo Norte. Destacam-se pela natureza do relevo de planalto, que apresenta em seu leito rupturas de declive (Cachoeiras), vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica. A hidrografia de Alegre está compreendida dentro da Bacia do Rio Itapemirim que possui área de 6.014 km², estando geograficamente situada entre os meridianos 40º48′ W e 41º52′ W e entre os paralelos 20º10′ S e 21º15′ S.

SOLOS
Encontram-se solos minerais pouco profundos, bem drenados, pouco erodíveis, ácidos, bastante poroso e de fertilidade natural baixa, ocorrendo associados aos pouco profundos, moderadamente drenados, susceptíveis à erosão, de pouca capacidade de retenção de água e com baixa reserva mineral (latossolo vermelhoamarelo e cambissolo). Há, ainda, terra roxa estruturada (manchas) e solos podzólico vermelho-amarelo e litólicos.

Registra-se a presença de água mineral (vazão de 12.000 litros/dia), granito, gnaisse, talco, charnoquito, mica, feldspato, caulim, bauxita, diorito, serpentinito, manganês, quartzo e ouro.

As variedades de granito encontradas no Município são grandes, destacando-se as seguintes: Cinza Santa Rosa, Juparanã Laranjeira, Amarelo Santa Rosa, Preto Bela Aurora, Rosa Colonial, Verão Capixaba, Amarelo Cachoeiro, Preto, Amêndoa Colonial e Verde Ubatuba.

CLIMA
Situado nas latitudes meridionais da Zona Tropical, o clima da sede municipal é tropical e sub-úmido. Os totais anuais de chuvas não são geralmente grandes, e ficam em torno de 1.200mm. Há uma grande concentração das chuvas no período de novembro a março (60 a 70%).

O período de maio a setembro é seco e de pouca chuva. Resulta daí que os solos das áreas baixas (que predominam no Distrito-Sede) tem carência de água durante quase todo ano, exceto no verão, quando, normalmente, há algum excesso de água.

Quanto às principais características térmicas, a temperatura média anual gira em torno de 23 graus Celsius, com predominância de valores mais altos de dezembro a abril, quando as máximas diárias oscilam em torno de 29 graus, podendo alcançar valores de até 36 graus. As médias mensais do inverno (junho-agosto) situam-se em torno de 20 graus, sendo comuns mínimas diárias em torno de 15 graus, sob a ação de intensas massas de ar de origem polar. Nessas situações, já foram registrados valores perto de 5 graus Celsius.

Deve ser observado que as áreas serranas, chamadas de terras altas, possuem climas bem mais chuvosos e úmidos, com moderadores a grandes excedentes de água, sobretudo no verão, e pouco déficit de umidade nos solos no período de poucas chuvas. Tais áreas são mesotérmicas de verão brando e inverto tanto mais frio quanto maior as altitudes. Além de 2.000 metros, o clima vai se tornando mais seco e muito frio, com grande freqüência de mínimas diárias em torno de zero graus e freqüentes geadas noturnas.

Pular para o conteúdo