Governo vai instalar 100 antenas de telefonia móvel na área rural do Estado

Governo vai instalar 100 antenas de telefonia móvel na área rural do Estado

Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às...

Prazo para vacinação contra gripe termina na sexta (26)

Prazo para vacinação contra gripe termina na sexta (26)

Faltando uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe,...

SEMASDH vai criar cartilha em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

SEMASDH vai criar cartilha em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

Em alusão ao dia 18 de maio, a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de...

Cyber, o primeiro cão-guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do Campus de Alegre é entregue

Cyber, o primeiro cão-guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do Campus de Alegre é entregue

Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia, que pertence ao Instituto...

Conselho Municipal de Defesa do Consumidor toma posse em Alegre

Conselho Municipal de Defesa do Consumidor toma posse em Alegre

Na última quarta-feira (17) aconteceu a posse do Conselho Municipal de Defesa do...

1° Cão-Guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia de Alegre será entregue dia 22

1° Cão-Guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia de Alegre será entregue dia 22

Na próxima segunda-feira (dia 22) ocorrerá a solenidade de entrega do 1° Cão-Guia do...

Semana do MEI em Alegre supera expectativas

Semana do MEI em Alegre supera expectativas

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMMADES...

  • Governo vai instalar 100 antenas de telefonia móvel na área rural do Estado
  • Prazo para vacinação contra gripe termina na sexta (26)
  • SEMASDH vai criar cartilha em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes
  • Cyber, o primeiro cão-guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do Campus de Alegre é entregue
  • Edital de Convocação de Posse de Nutricionista: Olívia Furlan Cavallini
  • Conselho Municipal de Defesa do Consumidor toma posse em Alegre
  • 1° Cão-Guia do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia de Alegre será entregue dia 22
  • Semana do MEI em Alegre supera expectativas

Governo vai instalar 100 antenas de telefonia móvel na área rural do Estado

Escrito por Publicador ligado .

Como forma de facilitar a comunicação do homem do campo e levar a inclusão social às comunidades do interior do Espírito Santo, o Governo do Estado – por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) – anunciou, nesta quarta-feira (24), o lançamento do novo programa de instalação de antenas de telefonia móvel rural, o “Campo Digital”. Serão 100 antenas espalhadas pelo Estado. A solenidade foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

Participaram da solenidade do governador em exercício, César Colnago, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, além de diversas lideranças estaduais e municipais. O objetivo do programa é permitir que a população do campo possa realizar ligações e acessar a internet por meio do aparelho celular para se comunicar com outros produtores, fornecedores e compradores.

“Hoje em dia, celular e internet são ferramentas essenciais de trabalho. A ação de hoje é um passo para o futuro digital que já vivemos, é a conexão do pequeno agricultor com o mundo. Com disposição, compromisso e planejamento é possível melhorar a qualidade de vida dos capixabas e continuar promovendo o desenvolvimento social", afirmou Colnago.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, a previsão é de que o edital para a contratação da empresa que prestará o serviço seja lançado já no segundo semestre deste ano. A instalação das antenas deverá ser realizada entre outubro de 2017 e julho do ano que vem. O valor total do investimento será definido após a licitação para a contratação da empresa responsável por prestar o serviço. Serão priorizados para a instalação dos equipamentos, os locais onde haverá maior número de pessoas beneficiadas.

Ele destacou que uma comissão de cinco servidores, sendo três de carreira, será formada para fazer a análise técnica dos locais onde serão instaladas as torres. A licitação será feita por meio de ata de registro de preço para permitir que as prefeituras possam aderir e contratar mais antenas. "A comunicação digital permite que o produtor rural consiga, por exemplo, saber a cotação do café em tempo real, negociar, vender, trocar informações e muitas outras atividades. Esse modelo que vamos adotar fortalece a agricultura capixaba", disse Octaciano.

O prefeito de Ibatiba, Luciano Machado, comemorou os investimentos para os municípios. "Os prefeitos que vieram hoje ao Palácio receberam a excelente notícia do programa de telefonia móvel rural. Queremos agradecer ao governo por essa parceria com os municípios".

O presidente da Assembleia, Erick Musso, afirmou que o legislativo será parceiro do governo nesse programa. "O Espírito Santo sai na frente por integrar internet e telefonia no campo", disse.

A implantação de um sistema de comunicação no campo foi apontada como um dos gargalos na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba 3 (PEDEAG 3), que traçou as metas para o agronegócio do Estado e contou com a realização de 56 oficinas em todas as regiões. Entre um dos pilares que estão no novo plano da agricultura capixaba está a inovação a fim de garantir ao setor competitividade e diversificação.

O objetivo da implantação da comunicação por meio da telefonia móvel rural é permitir o contato entre produtores, consumidores, fornecedores e compradores, reduzindo o custo da produção, já que o produtor rural não precisará mais se deslocar para se comunicar com outros agentes que formam a cadeia produtiva. Além disso, permite ao homem do campo melhor e integração entre meios urbano e rural, levando dignidade e inclusão social.

Dados

O Espírito Santo é formado por uma população rural de aproximadamente 605 mil habitantes, constituída, em sua maioria, por agricultores familiares que têm como fonte de renda os produtos oriundos de um conjunto de atividades agrícolas, dentre outras atividades associadas. Entre 2013 e 2014 foram instaladas 82 antenas de telefonia móvel pelo Estado.

Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/governodoes/albums/72157684132828606

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação SEAG 
Pedro Callegario
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
(27) 3636-3651
(27) 9 8849-9814

Cecília Leite
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

(27) 3636-3651
(27) 98852-4622

Foto: Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES

 

Prazo para vacinação contra gripe termina na sexta (26)

Escrito por Publicador ligado .

Faltando uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, 582.912 pessoas do Espírito Santo procuraram os postos de vacinação, até a manhã desta sexta-feira (19), e foram imunizadas.  O número representa 60,18% do público-alvo, que é de 968.615 pessoas.

A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até a próxima sexta-feira, dia 26 de maio, quando termina a campanha.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a adesão do público-alvo está em 47,06% entre as crianças; 50,46% trabalhadores de saúde; 46,76% gestantes; 62,97% puérperas; 62,16% indígenas; 71,46% idosos; e 52,80% entre os professores.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, destacou que a procura ainda está baixa, e considera de fundamental importância que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas no inverno, quando o vírus da Influenza começa a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada.

“Já estamos praticamente no final de maio e é a partir de agora percebemos uma maior circulação do vírus e aumento de casos da doença. É importante que as pessoas sejam vacinadas para não ficarem doentes e terem o risco de complicações. Vale lembrar que a vacina também ajuda na prevenção da pneumonia, que é uma complicação da doença. Estamos considerando a procura pequena, principalmente entre o público infantil, que é muito vulnerável. As crianças têm grandes chances de complicação de um quadro de gripe, podendo ser internada e vir a óbito. Faço um apelo aos pais que procurem as unidades de saúde e vacinem seus filhos”, disse.

Em relação às gestantes, Danielle também considerou a procura pequena, e ressaltou que a mulher grávida pode ser vacinada em qualquer período gestacional.

A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação desde o dia 17 de abril para crianças de seis meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados

- Até às 10 horas desta sexta-feira (19), 582.912 haviam sido vacinadas no Espírito Santo.

- O número representa 60,18% do público-alvo, que é de 968.615 pessoas.

- A adesão do público-alvo está em 47,06% entre as crianças; 50,46% trabalhadores de saúde; 46,76% gestantes; 62,97% puérperas; 62,16% indígenas; 71,46% idosos; e 52,80% entre os professores.

- O Estado já recebeu do Ministério da Saúde 100% do quantitativo total de vacinas contra a gripe previstos, um total de 1.065.500 doses.

Público-alvo

- Neste ano, as populações alvo são crianças de 06 meses até menores 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores de saúde; pessoas com doenças crônicas, como diabetes tipos I e II em uso de medicamento e hipertensão sistêmica com presença de outras doenças; indígenas; pessoas com 60 anos de idade ou mais; professores; população privada de liberdade; adolescentes e jovens sob medida socioeducativa; funcionários do sistema prisional; gestantes; e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto).

- Os professores passaram a integrar o grupo prioritário de vacinação contra influenza este ano. Estão sendo vacinados aqueles que atuam em sala de aula nas escolas públicas e particulares dos ensinos infantil (incluindo os berçaristas), fundamental, médio e superior. Não estão incluídos no grupo os aposentados ou licenciados, nem outros profissionais da comunidade escolar.

Foto: Divulgação/Internet

 

Prazo para vacinação contra ...

Saúde e Saneamento

SEMASDH vai criar cartilha em ...

Secretaria de Assistência Social

Edital de Convocação de Posse ...

Secretaria de Educação

Semana do MEI em Alegre ...

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Alegre Downhill 2017

Turismo, Cultura e Esporte

Convocação - Agente ...

Secretaria de Administração

EXTRATO DE DISPENSA DE ...

Extratos de Dispensa de Licitações

EXTRATO DE RESCISÃO CONTRATO ...

Extrato de Rescisão Contratual

AVISO DE ERRATA EXTRATO DO ...

Licitações

RESOLUÇÕES COMED 2017

Resoluções

EXTRATO DE RESCISÃO CONTRATO ...

Extrato de Rescisão Contratual

EXTRATO DE DISPENSA DE ...

Extratos de Dispensa de Licitações

Consola de depuração Joomla