Educação debate elaboração de currículo educacional próprio em Alegre

Educação debate elaboração de currículo educacional próprio em Alegre

Na última sexta-feira, (15), a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de...

Quarenta profissionais são capacitados pelo Programa Cozinha Capixaba em Alegre

Durante quatro dias, quarenta profissionais da área de gastronomia de Alegre participaram...

Governo do Estado contempla Alegre com recursos para construção de creche

Governo do Estado contempla Alegre com recursos para construção de creche

Para ampliar e melhorar a oferta da educação infantil, o Governo do Estado – por meio da...

SEMASDH faz palestra especial sobre Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

SEMASDH faz palestra especial sobre Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Em 15 de julho de 2006, a Rede Internacional de Prevenção de Maus-tratos conta o Idoso...

Prefeito de Alegre abre sigilo bancário e telefônico junto com secretariado

Prefeito de Alegre abre sigilo bancário e telefônico junto com secretariado

Na última semana, o prefeito de Alegre, José Guilherme, acompanhado de seu secretariado,...

Seminário celebra municipalização do Licenciamento Ambiental em Alegre

A Prefeitura de Alegre realizou hoje (7) o I Seminário de Meio Ambiente – Gestão...

Licenciamento Ambiental abre portas para o desenvolvimento de Alegre

O município de Alegre está apto a emitir Licenciamento Ambientais para empreendimentos urbano...

Licenciamento Ambiental

LICENCIAMENTO AMBIENTAL 1. LICENÇAS MUNICIPAIS EMITIDAS EM 2018 2. LEGISLAÇÃO...

  • Educação debate elaboração de currículo educacional próprio em Alegre
  • Governo do Estado contempla Alegre com recursos para construção de creche
  • SEMASDH faz palestra especial sobre Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa
  • Prefeito de Alegre abre sigilo bancário e telefônico junto com secretariado

Educação debate elaboração de currículo educacional próprio em Alegre

Escrito por Publicador ligado .

Na última sexta-feira, (15), a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu um encontro com todos os profissionais da Educação com o tema “Reflexões sobre Currículo”. O objetivo do encontro é a discussão e criação de um currículo educacional próprio.

A Secretária de Educação, Simone Aparecida Manoel Corrente, em sua fala de abertura, enfatizou a importância do encontro como “marco na elaboração do currículo da rede municipal de Educação de Alegre”, visto que a rede não possui um currículo próprio. Como representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – a UNDIME, Simone, tem participado de encontros nacionais e estaduais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, o que favorece o acesso do município as discussões referentes ao tema.

“Esta é uma das estratégias estabelecidas pela Secretaria para melhorar a educação básica, que abrange a educação infantil e o ensino fundamental. Nossa meta é promover, em conjunto com os pedagogos do município, um currículo que abrace a realidade do município, que desenvolva temas pertinentes ao cotidiano dos alunos, sem desvincular as orientações do BNCC”, explica Simone.

A ideia de incluir os professores nesta discussão é a de adaptação do conteúdo. “O currículo é uma construção permanente. Estamos trabalhando em cima do que queremos para a nova geração. Assim garantiremos que as salas de aula trabalhem o mesmo conteúdo estabelecido em conjunto neste processo. É necessário coragem para implementar um projeto como este, e não temos dúvidas que nossa sociedade colherá os frutos desta formação”, diz.

Temáticas trabalhadas

O encontro foi dividido em dois momentos. No primeiro momento, alunos dos cursos de licenciatura da UFES, coordenados pela professora Dra. Agda Felipe Silva Gonçalves, realizaram uma palestra sobre “Currículo e Teorias de Currículo”. No segundo momento os professores foram agrupados de acordo com a turma de atuação com o intuito de debater sobre questões relacionadas à prática pedagógica, currículo e concepção de infância.             

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas em todo o Brasil.

 

Quarenta profissionais são capacitados pelo Programa Cozinha Capixaba em Alegre

Escrito por Publicador ligado .

Durante quatro dias, quarenta profissionais da área de gastronomia de Alegre participaram do Programa Cozinha Capixaba, do Governo do Estado. O Programa é uma parceria  entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Sesi-ES — tem o objetivo de capacitar profissionais do setor da gastronomia capixaba, de forma gratuita, para desenvolver a culinária e os produtos regionais e, com isso, incentivar o turismo e gerar emprego e renda. Alegre recebeu o projeto graças à colaboração das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Para que Alegre fosse contemplado com o programa, era necessário que alguns pré-requisitos fossem atendidos. A Coordenadora Municipal de Desenvolvimento Rural, Alessandra Vasconcelos, explica que um dos requisitos era que o município tivesse uma agricultura familiar forte. “Havia uma série de documentos para serem enviados a Seag. Graças ao árduo trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Rural em favor do fortalecimento dos agricultores da cidade, nós conseguimos o Cozinha Capixaba. Tem sido recompensador ver os avanços deste fortalecimento”.

O plano de aula do curso é elaborado de acordo com o que o município produz. José Luiz Albani, secretário municipal de Desenvolvimento Rural enfatiza a importância deste plano de aula. “Precisamos resgatar o que a nossa terra tem de melhor, e este é o objetivo do Cozinha Capixaba. Queremos que os produtos da nossa cidade sejam valorizados nos bares e restaurantes da cidade, que os profissionais vejam a importância de valorizar os nossos agricultores. O curso promoveu esta percepção, de relação comercial entre o comerciante e o agricultor”.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas, apontou o programa com sendo um reforço para as ações em prol do empreendedorismo na cidade. “O Cozinha Capixaba só reforça o que estamos trabalhando. Capacitação é a chave para que estes empreendedores possam aprimorar o que eles já trabalham no dia-a-dia. Estamos muito contentes com as novas possibilidades que esta oportunidade trará para todos eles”.

Direto da Itália

 O ponto do alto do curso, foi a presença do renomado chef de cozinha, o alegrense, Juarez Campos. Juarez, que fez questão de estar presente na cidade durante o Cozinha Capixaba, ministrou para as duas turmas dicas e técnicas culinárias.

Na oportunidade, o chef enalteceu seu amor pela cidade e sua paixão pela cozinha. “Eu fiz questão de antecipar minha volta da Itália para estar com vocês em Alegre, minha cidade natal. Estar aqui, ministrando esta aula, é muito especial”. Além disso, o chef também reforçou a importância do fortalecimento dos estabelecimentos entre si. “Vocês devem se unir pelo bem da gastronomia da cidade. Se todos estiverem juntos, todos crescem. Vamos juntos valorizar o que há de melhor na culinária alegrense”.

O prefeito municipal, José Guilherme, fez questão de ir receber o chef Juarez Campos. “Esta é uma oportunidade única que o Governo do Estado está nos proporcionando. Juarez é um alegrense orgulhoso da nossa cultura e da nossa culinária, não poderíamos deixar de prestigiá-lo”.

Receitas

Elaborado com as características de cada cidade, o plano de aula do programa Cozinha Capixaba é um verdadeiro deleite para o paladar. Em Alegre, o projeto trabalhou a preparação de produtos como o café, o milho verde, a mandioca, o palmito pupunha, a carne suína entre outros. “As receitas foram criadas pelos chefs Angela Covre e Juarez Campos. Então, os alunos aprenderam a fazer uma geleia de mamão com laranja, a torta capixaba, valorizando o nosso palmito, uma carne especial com molho de café, uma salada com chips de parmesão. Pratos que valorizam nossos produtos e agregam no cardápio dos estabelecimentos. Estamos felizes por poder participar deste Programa”, finaliza Alessandra Vasconcelos.

 
 
 

Educação debate elaboração de ...

Secretaria de Educação

Quarenta profissionais são ...

Desenvolvimento Rural

Governo do Estado contempla ...

Secretaria de Educação

SEMASDH faz palestra especial ...

Secretaria de Assistência Social

Seminário celebra ...

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Licenciamento Ambiental abre ...

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

PREGÃO PRESENCIAL Nº 036/2018 ...

Licitações

PREGÃO PRESENCIAL Nº 035/2018 ...

Licitações

EXTRATO DE RESCISÃO CONTRATO ...

Extrato de Rescisão Contratual

EXTRATO CONTRATO Nº. 102/2018

Extratos de Pregão Presencial

EXTRATO CONTRATO Nº. 101/2018

Extratos de Pregão Presencial

Ata de Registro de Preços n° ...

Extratos de Atas de Registros

Consola de depuração Joomla