Imprimir

2º CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DA FAFIA

Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Informe


Sobre o evento
 
O congresso tem como objetivo geral sensibilizar o pesquisador, o professor e o estudante para a importância do conhecimento multidisciplinar no ambiente educacional e de pesquisa. Ele se pauta na premissa de que a aproximação de diferentes áreas do saber pode ser reveladora de novas possiblidades de abordagem do objeto investigado e enriquecedora da interação professor/aluno no ambiente de sala de aula.
 
O Congresso reúne dois eventos: o 2º Seminário de Pesquisa e Extensão e o 2º Seminário de Iniciação a docência. A importância de tal formato consiste no interesse da FAFIA em proporcionar a comunidade acadêmica um espaço com eventos científicos que discutam o ensino, a pesquisa e a extensão de forma ampla, destacando a importância de tais aspectos para a construção do saber na instituição, incentivando, portanto, a cultura da produção científica. Sendo assim, os eventos propostos ofertam um espaço dialógico multidisciplinar que possibilitará discussões e ações que fortaleçam o tripé ensino-pesquisa-extensão.
 
No período da noite, o evento contará com especialistas de todas as áreas contempladas pela FAFIA, os quais, sejam na condição de palestrantes, sejam na condição de participantes de mesas-redondas, terão a oportunidade de apresentar para a comunidade presente suas reflexões sobre temas relacionados a educação e pesquisa
 
Às tardes, ocorrerão as apresentações de trabalhos de estudantes e pesquisadores da FAFIA e de outras instituições, momento em que os presentes terão também a oportunidade de debater sobre temas e abordagens variados.
 
Dia da realização: O Congresso se realizará entre os dias 22 e 25 de setembro de 2015. 
 


Programação Geral
 
Terça-feira (22/set.)
19h00 - Conferência de abertura – “Valores, normas e identidade”, Profa. Dra. Elizabeth Harkot-de-La-Taille (USP, São Paulo/SP)
 
Quarta-feira (23/set.)
14h-18h00 - Comunicações e Minicursos
19h00 - Conferência – “Estratégias de estudantes pobres frente à diversidade de valores na universidade pública”, Prof. Dr. Écio Antônio Portes (UFSJ, São João del-Rei/MG)
20h30 - Conferência – “Perspectivas de Paulo Freire: uma possibilidade diante dos desafios da educação na contemporaneidade”, Prof. Dr. Valter Martins Giovedi (UFES, Vitória/ES)
 
Quinta-feira (24/set.)
14h-18h00 - Comunicações e Minicursos
Mesa redonda
19h00 - Conferência – “Crise de valores ou valores em crise na educação e emancipação do indivíduo”, Prof. Dr. Maurício Abdalla Guerrieri (UFES, Vitória/ES)
20h30 - Conferência – “Crise de valores ou valores em crise? Da memória e tradição a história do momento presente”, Prof. Dr. André Ricardo Valle Vasco Pereira (UFES, Vitória/ES)
 
Sexta-feira (25/set.)
19h00 - Conferência de encerramento – “Moralidade e honra de jovens frente aos desafios da sociedade de consumo”, Prof. Dr. Marcelo Menezes Salgado (FAFIA, Alegre/ES)

www.fafia.edu.br/congresso2