Imprimir

ALUNOS DA EEEFM “OSCAR DE ALMEIDA GAMA”, EM ARARAÍ, APRESENTAM PROJETOS NA 12ª SEMANA ESTADUAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Escrito por Alan Marques Farias ligado . Publicado em Dia a Dia na Cidade

Atualmente os membros da nossa comunidade escolar, principalmente os alunos participantes, estão contentes com os resultados obtidos no desenvolvimento acadêmico dos projetos desenvolvidos na Escola, e estes foram apresentados na IV Feira Estadual de Ciências e Engenharia (IV FECIENG - ES), no dia 28 de outubro, no CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha, durante a 12ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação 2015.

Ao todo, foram 173 projetos inscritos, de todas as regiões do Estado. Desses, uma comissão de seleção formada por membros da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), da UFES, do IFES e da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), selecionaram 60 projetos finalistas, sendo dois deles da nossa Escola, que foram apresentados na IV FECIENG - ES. Os finalistas são de 26 municípios, e a cidade de Alegre foi contemplada com duas Escolas públicas representando nossa regional.

O desempenho dos estudantes é realçado e evidenciado ao constatar que esta é a primeira edição que eles participam, sendo os projetos orientados pelo Professor de Física Alan Marques Farias. O primeiro projeto finalista foi sobre “Formulação de Conservantes Naturais para Pães Caseiros” e o segundo foi sobre “Cálculos das Necessidades Calóricas”, ambos foram idealizados em sala de aula, integrando conceitos que fossem assimilados e trabalhados pelos alunos no contexto diário deles.

Alunos do Ensino Médio

Segundo os alunos participantes, os projetos desmistificaram ideias e conceitos superficiais adquiridos no dia a dia, além de despertarem os espíritos de liderança e de criatividade de alguns. Ressaltando a experiência de participar de uma avaliação oral durante o evento, e receber das bancas examinadoras incentivos, críticas e elogios referentes às ideias, práticas e normas seguidas e abordadas pelos estudantes durante toda a execução dos projetos.

Sobre a SECTI

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo – SECTTI foi criada pela Lei Complementar nº 289, de 23 de junho de 2004, com o objetivo de implementar a Política Estadual de Ciência e Tecnologia e coordenar o Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, composto pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia – CONCITEC, pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia - FUNCITEC - e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo – FAPES.

O evento é aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sendo permitido no máximo 4 alunos por projeto. Podendo participar estudantes do ensino fundamental e, ou, do ensino médio.

O principal objetivo da SECTI é estimular a investigação científica nas diversas áreas voltadas para a ciência tecnológica e a engenharia, envolvendo problemas sem soluções predefinidas e que dependem essencialmente das experimentações.

A SECTI é realizada normalmente em Vitória – ES e o Edital do evento, juntamente com as divulgações referentes ao mesmo são acessados no site www.sectti.es.gov.br

 


Autor: Alan Marques Farias – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. (Professor de Física e Representante da OBA na EEEFM “Oscar de Almeida Gama”)