Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Geral

O que é?

A Ouvidoria é um canal de comunicação direta entre a população e a Prefeitura de Alegre. Funciona como instrumento que contribui para fazer valer os direitos do cidadão, além de manter o controle social sobre as ações do governo municipal.

Visa à responsabilização do governo e de servidores municipais pelos seus atos e à qualidade dos serviços prestados, funcionando como um olhar externo sobre a ação do Poder Público.

Para que serve?
Em sua atuação, a Ouvidoria busca não só garantir o direito de participação dos cidadãos na administração pública como também, simultaneamente, estimular a prestação de serviços públicos de qualidade. Para cumprir essa missão primordial, dentre as atribuições estabelecidas, destaca-se a função receber sugestões, elogios, reclamações, solicitações e denúncias ou receber pedidos de acesso à informações.

Como funciona?
Após receber a solicitação do cidadão, a Ouvidoria busca posicionamento dos órgãos da prefeitura, dentro de prazos estabelecidos, que variam conforme a complexidade do problema. Recebendo a resposta dos órgãos demandados, a Ouvidoria se posiciona (quando necessário), seja aceitando as explicações do Poder Público, seja buscando informações adicionais. Eventualmente, também sugere mudanças nos procedimentos adotados.

As respostas são repassadas integralmente ao cidadão, pessoalmente, e-mail ou via internet.

Superintendente de Ouvidoria: Nicolly Mendes de Paula

Para informações sobre Coronavírus: Foi implementado no Portal da Transparência no menu "Emergência – COVID-19", a aba “DENUNCIE COVID-19”, para facilitar que a população possa solicitar informações ou registrar denúncias sobre o coronavírus, com objetivo de ganhar aliados na fiscalização daqueles que desrespeitam as determinações do Governo Municipal, Estadual e Federal. As denúncias também podem ser feitas pelos e-mails da Ouvidoria.

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Hora de Atendimento: 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 Endereço: Avenida Parque Getúlio Vargas, 01 - Centro, Alegre - ES, 29500-000