Imprimir

SAAE investe em serviços de melhoria no abastecimento e captação de água em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Geral

As melhorias no serviço de abastecimento de água no município de Alegre tem sido constates. Desde o ano passado, o município tem investido nos problemas relacionados ao abastecimento na cidade. A equipe do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Alegre, vem trabalhando para oferecer cada vez mais um serviço de excelência para os usuários.

Em todo município a rede de abastecimento vem sendo melhorada pensando, principalmente, no crescimento futuro dos bairros e distritos. Além disso, o SAAE tem se dedicado a reparar os problemas relacionados ao esgotamento sanitário da cidade, ampliar a captação de água que abastece todo município e a estudar novas formas de reservação, como feito no distrito de Celina, no ano passado.

Com o objetivo de evitar problemas futuros, o SAAE vem trocado tubulações antigas, como no distrito de Arraial do Café.  Os moradores da Vila Vieira sempre reclamavam da falta de água, o problema estava na espessura dos canos usados na captação. Com os novos canos de 50 e 32 milímetros, a captação será suficiente para abastecer 54 famílias. O trabalho na Vila Vieira também possibilitou a expansão da rede para mais 100 futuras casas na região.

A troca de tubulações também foi realizada em outros distritos e locais na cidade. José Gilberto Vial, diretor da autarquia, explica a necessidade da troca dessas tubulações. “São tubulações antigas e às vezes de 0,5 polegada. Isso impedia que a água chegasse com uma vasão adequada as casas. Sem contar o crescimento de Alegre, era necessário realizar a troca e expandir a captação para atender futuras famílias”.

As melhorias realizadas não se resumem a isso, o trabalho do SAAE também tem beneficiado pequenas comunidades que não tinham captação de água potável como as comunidades rurais de Santa Luzia (Samarco) e Cotia, totalizando 31 famílias atendidas com o serviço. “Pode parecer pouco, mas nunca foi realizado antes. Nós só estamos conseguindo realizar estas atividades graças ao diálogo com as comunidades e a eficiência em seguir um planejamento. Não são ligações desordenadas, estamos fazendo o possível para não desabastecer outras regiões em função das comunidades atendidas”, avalia Vial.

Em Anutiba, o SAAE realizou diversas melhorias, uma delas, na barragem de captação, instalando novas tubulações, e instalando uma peça, criada pelo próprio SAAE, para filtrar folhas, gravetos que entopem a tubulação e impedem a passagem de água. Também no distrito, uma nova adutora foi construída possibilitando a o atendimento à 600 famílias.

O SAAE também adequou mais de 2.300 hidrômetros, os equipamentos foram trocados por novos permitindo uma leitura correta da utilização de água nas residências. Com a troca, a autarquia melhorou sua arrecadação em 5%. A expectativa é que mais 700 hidrômetros sejam trocados até o fim deste ano.

“Os hidrômetros têm um prazo de vida útil. Em Alegre, algumas residências tinham o equipamento a mais de 18 anos. Isso influência diretamente na leitura do consumo de água, para mais e para menos. A correção era mais que urgente e continuará no ano que vem. Nosso planejamento é que mais 4 mil hidrômetros sejam trocados”, explica.

Foram quase R$ 100 mil investidos pelo SAAE em 2018. Os serviços como a reforma da sede da autarquia e na unidade do bairro Vila do Sul só foram possíveis “graças ao planejamento e o foco dado durante toda a gestão”, pondera José Gilberto.

O planejamento para 2019 já está sendo traçado por Vial, que espera a construção de outras barragens em distritos, a correção da defasagem na tarifa de água aplicada pelo município, reforma das estações do SAAE espalhadas pela cidade entre outros.