Funasa realiza visita técnica na estação de tratamento de água em Celina

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Geral

Na tarde desta quarta-feira (11), o superintendente estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Nilton Jose de Andrade, esteve em Celina, juntamente com equipe técnica, para avaliação da água no distrito. A visita técnica também foi acompanhada pelo prefeito municipal, José Guilherme, o diretor do SAAE de Alegre, José Gilberto Vial, e a vereadora municipal, Silvanea Paiva.

O problema da água no distrito de Celina é antigo. Por conter uma quantidade excessiva de ferro, a água apresenta coloração amarela, quase vermelha, ocasionando problemas aos moradores. “O problema é antigo e quando chove parece piorar. Muitas pessoas relatam roupas manchadas pelo uso da água entre outros transtornos”, expõe Silvanea.

O SAAE de Alegre vem monitorando e buscando melhoras para o problema. No ano passado, a autarquia finalizou a construção de uma barragem com capacidade de armazenamento para 17 milhões de litros de água. “Com a vazão maior da barragem esperávamos que o problema fosse resolvido, mas não é apenas sujeira. Os filtros estão com o dobro de sua capacidade de filtragem do ferro e não dão conta. É necessário um investimento alto para troca destes equipamentos e apenas com a arrecadação do SAAE não conseguiremos realizar este trabalho”, avalia Vial.

De acordo com a vereadora do distrito, o convênio n° 847955/2017, proposta SICONV 022318/2017, no valor de R$ 300 mil, com aditivo de R$ 18 mil, está disponível para aquisição dos equipamentos. “A emenda veio em boa hora para solucionarmos este problema. Com o apoio técnico da Funasa esperamos que definitivamente Celina tenha água de qualidade”, afirma Silvanea.

“A presença da Funasa aqui é para garantir o aporte técnico de todo o projeto que estamos implantando em Celina. Hoje, o SAAE não tem como arcar com este custo e a população não pode esperar mais. Estamos aqui buscando meios, junto com os órgãos nacionais responsáveis, para promover saúde e qualidade de vida para a população de Celina”, finaliza o prefeito.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil