Prefeitura de Alegre estabelece regras para coleta de lixo

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Geral

A partir deste mês os moradores da sede do município de Alegre deverão cumprir o novo horário para colocar o lixo para fora de suas casas e de seus comércios. O horário determinado pela Prefeitura visa a melhoria da limpeza da cidade, organizar a coleta que hoje é feita sem controle e economizar gastos com combustível, uma vez que com horários definidos é possível fazer um melhor planejamento de gastos e também administração do lixo na área de transbordo do município.

O horário para que os moradores coloquem o seu lixo na rua entrou em vigor no dia 1º de janeiro de 2018. O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas explica que a implantação do novo horário foi estudada junto de outros municípios. “Nós procuramos saber como acontece em outras cidades e estados. Constatamos que em muitas delas a coleta não é feita diariamente, já em outras, este foi o melhor horário trabalhado. Uma exigência do Prefeito, Zé Guilherme, é que a cidade fique limpa, por isso iremos manter a coleta diária. Junto com a Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos estamos coordenando as ações para que o pedido do prefeito seja atendido. Se todos colocarem seus resíduos no horário certo para fora, depois que o caminhão passar recolhendo, não teremos mais lixo nas ruas. Ao contrário de hoje, que o lixo é colocado em qualquer horário e fica muitas vezes a noite inteira na rua, facilitando a ação de cães que rasgam os sacos e espalham a sujeira pelas ruas.”, salienta Rodrigo.

No Espírito Santo, por exemplo, algumas cidades não realizam a coleta diariamente. O prefeito municipal, José Guilherme, afirma que a orientação para a coleta diária é para que os alegrenses tenham maior qualidade de vida. “Queremos que as ruas fiquem limpas e os latões longe das ações dos cachorros de rua que derrubam as bombonas ou rasgam os sacos espalhando o lixo. Nós conversamos com secretários, prefeitos e demais pessoas ligadas à área para implantar o novo horário em Alegre. Queremos a participação de todos os moradores da sede do município nesta mudança”, ressalta, José Guilherme.

Outro padrão estudado pela Prefeitura de Alegre junto à outras cidades foi a penalização em caso de descumprimento da nova regra. “Vamos monitorar os locais onde estiverem ocorrendo maiores desobediências e a fiscalização vai atuar com multas e penalizações”, esclarece Vargas.

“Neste período de adaptação estamos orientando a população que em caso de dúvida, ou falha do atendimento do serviço em seu bairro ou na sua rua, o cidadão deve ligar para 3552 4297 ou 3552 2582. Este é o período de adaptação as mudanças propostas, precisamos da união dos alegrenses em prol da nossa cidade”, solicita o prefeito municipal.

Novo Horário

Colocação do lixo para fora das casas: de 06h às 9h de segunda à sábado. Lembrando que domingo não haverá coleta de lixo e fica proibido colocar lixo nas ruas fora dos horários determinados. Os que descumprirem as regras poderão sofrer penalizações.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil