Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Feira de Empreendedores em Celina garante novas oportunidades

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O Circuito de Feiras criado e planejado pelo município de Alegre tem proporcionado aos empreendedores locais um espaço para promoção de novos negócios. Seja no artesanato, culinária, ou com outros serviços e produtos, os empreendedores estão movimentando um cenário econômico que antes era inexistente na cidade. Um trabalho que não só se consolida a cada dia, mas que reforça a necessidade de políticas que atuem na promoção de novos negócios.

A mais recente Feira criada para fazer parte do Circuito desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, é a Feira dos Empreendedores de Celina, que já conta com sua terceira edição.

“A Feira está gerando além de oportunidades de negócio, uma nova vida social no distrito. Neste espaço, estamos conhecendo o trabalho que as pessoas faziam, mas que antes não tinha espaço para ser exposto. Esta tem sido uma oportunidade ímpar para movimentar a economia do distrito, ter um local de vivência social e de novas oportunidades”. A fala é da empreendedora Rosane Moreira Paraizi, 56, que trabalha com compotas e geleias especiais, e participa da Feira desde sua primeira edição.

A empreendedora também conta que a cada edição é notável a participação da comunidade, seja comprando, ou prestigiando as atrações culturais. “Nós já temos um saldo positivo. A cada edição, a gente percebe que há um aumento significativo de dinheiro circulando, e principalmente da comunidade abraçando a proposta da Feira. Nosso objetivo é continuar neste caminho de sucesso”.

Para o secretário municipal, Rodrigo Vargas, idealizador e coordenador do Circuito de Feiras, o trabalho vai além das Feiras. “Nossa missão na verdade é tornar os empreendedores independentes. Enquanto Prefeitura, auxiliamos na implementação, mas queremos que eles se tornem autossuficientes no desenvolvimento das Feiras. Nosso papel é dar condições para este empoderamento. Seja com as capacitações, orientações na Sala do empreendedor e sempre mostrando a eles que este caminho é mais importante para eles mesmos”.

Os novos negócios vão além. O Circuito de Feiras já criou oportunidades em Rive, Café, Alegre e segue na consolidação em Celina. “O município ganha muito com este trabalho. Com a formalização dos empreendedores, nós geramos receita real para o município. Seja na captação de impostos, seja no dinheiro que circula nos espaços onde a Feira atua. Esta é uma receita que antes não existia nesses distritos, e para locais tão pequenos como o Café, por exemplo, isto significa muito. Além é claro, de tirar da informalidade uma variada gama de profissionais que agora tem dia e local certos para comercializar seus produtos”.

O Circuito de Feiras também proporciona aos artistas locais uma oportunidade de se apresentarem e mostrarem seu trabalho. A atuação da Secretaria Municipal de Turismo Cultura e Esporte de Alegre é fundamental no apoio destas apresentações. “É também uma oportunidade trabalho para os artistas da cidade que se apresentam nas Feiras. Temos sempre o cuidado de dar o devido valor aos artistas alegrenses", explica Danyel Sueth, secretário da pasta.

Para participar das Feiras, o empreendedor deve estar devidamente formalizado e ser acompanhado pela Sala do Empreendedor de Alegre. “Os empreendedores devem participar das oficinas e palestras ofertadas todos os meses com parceria do Sebrae. É um apoio para que eles melhorem atendimento, saibam o que é um fluxo de caixa, como vender o produto deles na internet, entre outras atividades”, garante Rodrigo.