Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Alegre é indicada a Prêmio de Melhor Gestão Ambiental do Brasil

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O município de Alegre foi indicado, juntamente com as cidades de Linhares e Vitória, a receber o Prêmio de uma das melhores Gestão Ambiental do Brasil. Aclamada no Espírito Santo por uma das melhores atuações na gestão das políticas públicas municipais de Meio Ambiente, Alegre ganha destaque pela primeira vez neste sentido.  A premiação é feita anualmente, e este ano, acontecerá no dia 27 de junho, em Campinas, São Paulo.

O Prêmio leva em conta a avaliação do funcionamento do Sistema Municipal de Gestão Ambiental, e é avaliada, no Espírito Santo pelo IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. A premiação é realizada pela ANAMMA (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e pela Frente Nacional dos Prefeitos.

"Estamos orgulhosos pela indicação deste importante prêmio para nossa cidade, pois temos que destacar, que a 2 anos e meio atrás, Alegre não tinha sequer uma Secretaria de Meio Ambiente, e agora, após assumirmos e estruturarmos a pasta fomos indicados como melhor gestão ambiental do Estado e uma das melhores do Brasil. Isto reforça que as ações construídas em nossa cidade, estão gerando resultados positivos para o nosso futuro," destaca o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas.

"Depois de muitos anos nossa cidade volta a se destacar no cenário capixaba e no cenário nacional. Nosso trabalho é garantir que o meio ambiente seja tratado de forma responsável. Implementamos a coleta seletiva e dobramos a quantidade de lixo separado no município, trazendo renda a Associação de Catadores, ampliamos as atividades de Educação Ambiental para além da Secretaria de Meio Ambiente envolvendo todos os educadores da cidade e agentes de saúde, através de capacitação e orientação técnica, entre outras tantas ações que estão sendo implantadas neste ano. Nosso compromisso com Alegre não poderia ser reconhecido de outra forma”, finaliza o prefeito municipal, José Guilherme.