Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Projetos potencializadores de Gestão Ambiental são lançados em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Finalizando a Semana do Meio Ambiente em Alegre, aconteceu hoje (07), o II Seminário Municipal de Meio Ambiente: Meio Ambiente e Políticas Públicas. A solenidade, realizada no auditório da Câmara de Vereadores, contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, e ressaltou os trabalhos realizados no município através da Gestão Ambiental desenvolvida pela Prefeitura de Alegre.

Entre as autoridades, estavam presentes, os deputados estaduais Luciano Machado e Marcos Mansur, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Fabrício Hérick Machado, o diretor presidente do IDAF, Mário Louzada, o superintendente da FUNASA, Nilton Andrade, o prefeito municipal, José Guilherme, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Dino, além das representações das Polícias Militar e Ambiental, entidades de ensino superior do município, e todo o secretariado municipal.

Durante a solenidade, foi lançado o PROCAPE – Programa de Capacitação dos Potencializadores em Educação Ambiental, que no ano passado formou professores da Rede de Ensino em Alegre, e neste ano, objetiva capacitar os agentes de saúde e endemias de Alegre para orientação a respeito da preservação do meio ambiente e da importância da coleta seletiva, uma vez que estes profissionais atuam diretamente nas casas dos alegrenses.

O evento também foi marcado pelo lançamento do Prêmio Alegre Ambiental que irá premiar em dinheiro projetos ambientais que estejam sendo desenvolvidos por entidades alegrenses em diversas categorias. Os vencedores serão selecionados através de edital de chamamento público e avaliados por uma comissão especial que julgará os melhores projetos.

O PSA – Pagamento por Serviços Ambientais, também esteve em voga na manhã dos lançamentos. O programa, foi instituído pelo Conselho de Meio Ambiente da cidade e utilizará os recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente para remuneração de agricultores familiares que tenham iniciativas e ações de proteção ambiental em suas propriedades.

Outro projeto promissor para o município teve sua ordem de serviço assinada pelo prefeito de Alegre, José Guilherme, durante a solenidade. Mais de 120 fossas sépticas serão construídas, através de convênio entre o município e a FUNASA, em seis comunidades rurais para melhoria do esgotamento rural e da qualidade da água. Serão seis comunidades beneficiadas: Lagoa Seca, Feliz Lembrança, Jerusalém, Água Limpa, São Bartolomeu e Córrego das Neves, que terão 100% do esgoto doméstico tratado, fazendo parte do maior investimento em saneamento rural já visto na cidade.

José Guilherme destacou que “nunca se fez tanto pelo meio ambiente como agora. Alegre volta a ser destaque a nível nacional graças ao desempenho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente que não mede esforços para desempenhar uma Gestão Ambiental efetiva e produtiva. Não é sobre o hoje, todas estas ações estão sendo desenvolvidas pensando em um Alegre melhor para amanhã”.

Além os lançamentos e assinaturas, Rodrigo Vargas, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, anunciou que Alegre foi indicada, junto com Linhares e Vitória, a concorrer ao Prêmio de Melhor Gestão Ambiental do Brasil. “Em dois anos avançamos muito e os resultados estão vindo neste momento. Já somos uma das cidades com melhor Gestão Ambiental do Espírito Santo e tudo isso é fruto de uma política e de um prefeito que abraça a com responsabilidade e que entende a urgência em se discutir e realizar mais pelo meio ambiente, todos ganham, e nossa cidade está de parabéns”, exultou o secretário.

Homenagens

O Seminário também foi marcado pela entrega de homenagens importantes aos presentes na solenidade. Uma delas, ao agricultor familiar, plantador de água e ativista ambiental de grande importância para Alegre, Newton Campos, que atua no município recuperando nascentes e plantando novas mudas há 37 anos. E a entrega de uma placa simbólica da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, pela dedicação à vida pública, ao ex-prefeito do município, Sr. Ary Fiorezi de Oliveira, que muito emocionado, recebeu o presente das mãos do secretário Rodrigo Vargas, do coordenador de Meio Ambiente, Ronaldo Ribeiro, e do deputado estadual, Luciano Machado.
Além das placas de reconhecimento aos importantes serviços prestados no Espírito Santo pela defesa do Meio Ambiente para, o diretor presidente do IDAF, Mário Louzada, e para o secretário Estadual de Meio Ambiente, Fabrício Machado.