Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Fiocruz visita Alegre e a Região do Caparaó

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), do Rio de Janeiro, ofereceu esse ano um curso de extensão para discutir a crise hídrica mundial como um somatório de crises hídricas locais e criar espaços para discussão que envolvem o tema água.

Denominado ‘O Nexo da Água’ o curso buscou apresentar aos alunos as possíveis relações de sinergia positiva/negativa e de trade-off (opção de escolhas excludentes) entre os principais setores demandantes de água – Produção de Alimentos, Energia e Abastecimento e, a partir desse diagnóstico, identificar soluções técnicas e de governança para a problemática.

Nesse sentido, a Associação de Plantadores de Água (PLANT’ÀGUA) foi convidada pelo coordenador do curso, professor Tatsuo Shubo para apresentar no mês de setembro, na sede da Fiocruz-RJ, o desenvolvimento e os resultados do Projeto Plantadores de Água (PPA) realizado em Alegre nos anos de 2013 a 2015 e também as atividades que vem sendo realizadas pela PLANT’ÀGUA junto com agricultores familiares da região. Coube ao educador socioambiental Geraldo Dutra fazer a apresentação.

Acompanhados pelo professor Tatsuo, os cursistas estiveram entre os dias 9 e 11 de novembro na Região do Caparaó para conhecer in loco os resultados do PPA e os trabalhos desenvolvidos pela PLANT’ÀGUA. O grupo visitou o Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), Pedra Roxa (Ibitirama), Patrimônio da Penha (Divino de São Lourenço), a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Água do Caparaó” (Dores do Rio Preto) e o Sítio Jaqueira Agroecologia (Alegre) para conhecer o “Plantio de Água” realizado há mais de 30 anos pelo permacultor Newton Campos.

Para o professor Tatsuo “olhar de perto a ‘semente’ do Projeto Plantadores de Água que se tornou a PLANT’ÁGUA foi como mergulhar num mar de conhecimentos, cujas bases foram construídas em sala de aula. A partir da apresentação do Geraldo os estudantes se identificaram com a proposta agroecológica e pediram que o curso tivesse um momento de campo. Menos de dois meses depois estávamos no Caparaó, ‘bebendo na fonte’, ouvindo Nilton e Ana (Sítio Jaqueira/PLANT’ÀGUA), Dalva (Águas do Caparaó), Anderson (PECF), Sinval, Luiz e Celi (proprietários de restaurantes e pousadas), e ‘Seu’ Adão e D. Inês, que nos serviram um delicioso almoço a base de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Já estamos com saudades e nos programando para voltar ao Caparaó em 2019”, finalizou Tatsuo.

Texto: Geraldo Dutra
Fotos: Tatsuo Shubo e Geraldo Dutra / PLANT’ÁGUA