Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Agroindústria, artesanato e cafés especiais são destaque da Feira de Negócios de Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A terceira edição de Feira de Negócios de Alegre acontece no próximo fim de semana. Dos dias 09 a 11 de novembro, o Parque de Exposições Geraldo Santos, receberá expositores de diferentes segmentos buscando a oportunidade de novos negócios.

Com apoio da prefeitura de Alegre, os agricultores familiares e artesãos do município também terão a chance de apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido na cidade com os projetos MEInclui e o programa de fortalecimento da cafeicultura de Alegre desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Desenvolvimento Rural.

O espaço dedicado aos projetos da cidade também será palco do trabalho realizado junto aos cafeicultores de Alegre. Com cafés especiais e de alta qualidade, o stand é a grande novidade para este ano. “Queremos mostrar que Alegre também produz cafés de altíssima qualidade, com destaque no ranking nacional dos melhores cafés do Brasil. Poucas pessoas sabem desse trabalho e nosso objetivo é explorar ainda mais o produto no mercado local e apoiar as ações desenvolvidas na região do Caparaó para promoção de cafés especiais”, salienta o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Ronislon Assis.

Beba um Caparaó

Com o objetivo de valorizar os produtores de café da região do Caparaó, a campanha Beba um Caparaó foi lançada. A proposta é divulgar os cafés especiais e estimular o consumo da bebida no próprio território, incentivar o fluxo de dinheiro na região e possibilitar que mais cafeicultores produzam grãos de excelência.

A campanha, difundida pelos próprios produtores da região está ganhando cada vez mais o paladar dos apaixonados pela bebida. Além de apoiar o desenvolvimento sustentável da região, incentivar a sucessão familiar na cafeicultura e diminuir o êxodo rural.

Na Feira de Negócios o público conhecerá de perto as ações da campanha, e os cafés especiais produzidos em Alegre escolhidos para participar do evento.

O produtor alegrense Leandro Quadra, está com grande expectativa para a primeira exposição que participa no município. Ele que está participando da Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, e concorre ao ranking de melhor café especial do País se diz “muito feliz com a oportunidade criada pela Feira de Negócios” para o expor seu produto. Quadra também afirma que a experiência de estar na Semana Internacional do Café “mostra a potencialidade que o município tem para a produção de cafés especiais”.

Quem quiser conhecer um dos concorrentes de Melhor Café do Brasil, poderá visitar o estande especial montado no espaço da Feira.

Expectativa

A expectativa é que o público se conecte com o espaço que foi completamente repensado para receber a Feira de Negócios deste ano. “Quem visitar a Feira irá encontrar diversidade. Pensamos em espaços que possam valorizar os variados segmentos que participarão desta edição. Teremos o espaço kids, o espaço fitness, área para desfiles de moda, praça de alimentação, espaço para shows e atrações musicais. Toda estrutura fará com que o público circule pelos estandes e interaja o máximo possível com os expositores”, garante o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas.

Além dos expositores, a Feira de Negócios de Alegre também contará com diferentes atrações musicais como a banda Polifonia, de Alegre, o músico Felipe Fernandes e para animar o público, Dj Manu comandando os pick ups do espaço musical.

Incentivo Econômico

Em 2017 a Feira de Negócios movimentou mais de R$ 1,5 milhões nos dias do evento gerando renda e circulação de dinheiro na cidade. “A Prefeitura de Alegre apoia e incentiva a organização de eventos como este com o objetivo de alavancar a economia local e solidificas as ações da Sala do Empreendedor em nosso município. Em tempos de crise, inovar é fundamental”, finaliza o prefeito municipal, José Guilherme.