Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Aderes realiza entrega de prensa para a Associação de Catadores de Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Na manhã da última quinta-feira (5), foi realizada, pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo – ADERES, a entrega de uma prensa para a Associação de Catadores de Alegre – Ascoma.

Na oportunidade, o diretor-presidente da Aderes, Edilson João Rodes, destacou a importância do trabalho realizado pelos catadores na cidade e da valorização que o maquinário trará para os trabalhadores. “Este é um investimento em pessoas que realizam um trabalho digno e que tem se destacado na região pelo comprometimento com a causa. Muito mais do que o meio ambiente, estas pessoas estão transformando lixo em renda. Estamos muito felizes com as possibilidades que a prensa hidráulica permitirá aos catadores”, afirma Rodes.

O prefeito municipal, José Guilherme, enalteceu a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Alegre e afirmou se espelhar no modelo de gestão aplicado pelo Governador Paulo Hartung. “Nosso município está em ritmo acelerado de desenvolvimento graças aos investimentos que o Governo do Estado tem feito na nossa cidade. Temos que nos espelhar naquilo que deu certo, e o Espírito Santo está dando certo, queremos que nossa cidade siga este exemplo. Esta prensa hidráulica dará mais condições de trabalho para a Ascoma e estamos muito felizes”, finalizou o gestor do município.

“Este é um momento de grande satisfação, estamos vendo o trabalho de coleta seletiva, iniciado em 2010, se consolidando. Hoje, a Ascoma tem perspectivas e metas de trabalho, estamos capacitando os professores para difundirem na sala de aula a importância da coleta seletiva, nossos servidores e estagiários da UFES estão sensibilizando os comerciantes da cidade para importância da separação do lixo e como este mesmo lixo tem beneficiado as famílias dos catadores. É um trabalho exaustivo, mas que tem tido êxito graças ao empenho dos servidores da Prefeitura e do apoio do Governo do Estado”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas, em sua fala de agradecimento à Aderes pela parceria.

O maquinário recebido aumentará a capacidade de produção da Ascoma e elevará o custo final dos materiais prensados, gerando assim mais oportunidade de lucro para os catadores.