Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município.

Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.

SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

SEAG e Deputado Estadual entregam veículos que auxiliarão na estruturação da Gestão Ambiental Municipal de Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Nesta quinta-feira, (8), foi entregue à Prefeitura de Alegre, pela Secretaria Estadual de Agricultura Abastecimento Aquicultura e Pesca, e pelo Deputado Estadual, Rodrigo Coelho, três veículos que irão atender a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES) e auxiliarão na estruturação da Gestão Ambiental do município.

Um dos veículos, um Fiat Strada, será utilizado em programas de Assistência Técnica à cafeicultores do município. Os outros dois (Fiat Mobi) serão utilizados pela SEMMADES na implementação e desenvolvimento das políticas municipais de meio ambiente.

Como parte de um dos pilares da gestão do prefeito, José Guilherme, a Política Municipal de Meio Ambiente começa a ganhar mais força com aquisição dos utilitários e com a reestruturação e implementação do Conselho, do Fundo e do Código Municipal de Meio Ambiente. O próximo passo será o início do licenciamento ambiental, onde todas as atividades de impacto local, que hoje são licenciadas no IEMA, passarão a ser licenciadas pela Prefeitura de Alegre através da SEMMADES. Facilitando a vida dos empreendedores do município com duas grandes vantagens, a primeira que os empreendedores não necessitaram mais se deslocar até a grande Vitória para a realização do serviço e a segunda, é a emissão das licenças com mais agilidade e rapidez.

Também se encontra previsto no cronograma anual de ações da SEMMADES, o desenvolvimento de um programa de Proteção de Nascentes, que terá início na comunidade de Jerusalém, por meio da utilização de Recursos da Agência Nacional das Águas e de uma outra emenda do Deputado Rodrigo Coelho, destinada para proteção de nascentes no município de Alegre. A Coleta Seletiva também é um projeto de grande atenção. Com a aquisição de novas lixeiras e PEV's, a secretaria aprimorará o que já é feito no município e ampliará a capacidade de destinação adequada do lixo seco. A secretaria também prepara o programa de educação ambiental com toda a comunidade que servirá de base para as novas gerações.

Outra ação a ser desenvolvida pela SEMMADES, ainda em 2018, será o de Saneamento Rural, onde aproximadamente 110 fossas serão construídas na zona rural, evitando que esses resíduos sejam despejados a céu aberto ou diretamente nos rios e córregos do município.

“Os equipamentos entregues hoje serão fundamentais para o desenvolvimento dos programas da Secretaria. Estamos convictos de que alcançaremos nossos objetivos graças ao apoio do Governo Estadual e dos parlamentares”, conclui o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas.