Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Contato: (28) 3552-4297 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município. 
 
Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.
 
Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE 
SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável 
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Imprimir

Terceira edição da Feira do Empreendedor de Alegre terá participação de agricultores familiares

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Acontece neste fim de semana a terceira edição da Feira do Empreendedor de Alegre, com a novidade da participação especial dos agricultores familiares do município. A Feira será realizada nos dias 17 e 18, próxima sexta e sábado, na Av. Jerônimo Monteiro, ao lado da Prefeitura Municipal, no centro da cidade.

A inclusão dos agricultores familiares na Feira foi um pedido do próprio prefeito municipal, José Guilherme, como forma de valorizá-los e incrementar as atividades da terceira edição da Feira. “Como cancelamos as festividades do município neste ano e nos comprometemos em consolidar as Feiras de Empreendedores que acontecem na cidade, resolvemos incluir os agricultores nesta edição. A Festa de Agosto é uma data importante no calendário dos agricultores, então, é uma forma de compensá-los”, esclareceu José Guilherme.

Em um trabalho colaborativo, as secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Cultura e Esportes, estão montando uma programação diversificada com atrações culturais, shows locais, barracas de artesanato, exposição de flores, comercialização de cervejas e cachaças artesanais, cafés especiais, embutidos, chocolates, entre outros.

“Este trabalho tem transformado a vida dos empreendedores locais. Além do trabalho de empoderamento, estamos criando ferramentas de fortalecer nossa economia. E também, o trabalho de resgate cultural com as apresentações que compõe a feira”, explica Rodrigo Vargas, à frente da idealização do projeto da Feira e Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Ronilson Assis, secretário de Desenvolvimento Rural, avalia que a inclusão dos agricultores nesta edição só fortalece o trabalho que vem sendo desenvolvido pela secretaria. “Desde o ano passado estamos investindo em capacitação dos agricultores, o fortalecimento da feira do produtor rural, esta e uma forma de tornar público tudo que é produzido, e com qualidade, no nosso município”, salienta Assis.

Apresentações culturais

Além da participação dos agricultores familiares nesta edição, as associações culturais também se destacam com as apresentações na Feira do Empreendedor de Alegre Especial. Nesta edição, o destaque é para as apresentações do Encontro de Violeiros do município e participação especial da Lyra Carlos Gomes.

A Feira ainda contará com a apresentação do Boi Pintadinho, Roda de Capoeira, show com Williane Silva, e a coreografia do projeto Arte D’Garagem, que homenageará às pessoas guerreiras que travam suas batalhas cotidianas, vencendo a cada pôr do sol suas rotinas e através de seu suor, conquistam a realização de sonhos, sejam seus próprios, de seus filhos, ou de seus parceiros.

Ação solidária

Outra ação que foi incluída pela organização da Feira, é a arrecadação de alimentos para a Casa de Caridade São José. Como a entidade passa por um processo de intervenção municipal e reestruturação de seus trabalhos, a Prefeitura de Alegre tem mobilizado a sociedade para abraçar a causa e ajudar a instituição.

As doações devem se concentrar em itens que o Hospital mais precisa no momento como arroz, açúcar cristal, óleo, pó de café, papel higiênico, papel chamex, álcool comum e detergente. Um ponto de coleta ficará disponível nos dias da Feira para que a população possa contribuir com estes itens.

Serviço:

Sexta-feira 17/08
Horário: 19h às 23h
Local: Av. Jerônimo Monteiro, ao lado da prefeitura

Apresentações: Williane Silva / Participação da Lyra Carlos Gomes / Apresentação do Boi Pintadinho e a Coreografia do Projeto Arte D’Garagem

Sábado 18/08
Horário: 16h às 23h
Local: Av. Jerônimo Monteiro, ao lado da prefeitura
Apresentações: Roda de Capoeira / Encontro de Violeiros 

 
Imprimir

Encontro promove desenvolvimento local entre líderes do Caparaó

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

 

Pensar em desenvolvimento local é pensar em estratégias que melhore a vida de uma comunidade, é pensar no acesso a direitos, oportunidades de trabalho e renda.

Visando em envolver a comunidade neste processo de desenvolvimento local, a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES), em parceria com o SEBRAE, realizou na última terça-feira (17), no auditório da Câmara de Alegre, o encontro do projeto Líder Caparaó.

O objetivo do projeto é formar lideranças para promoção de desenvolvimento local. Os segmentos escolhidos a serem trabalhados pelo projeto são: cultura, entretenimento e turismo. “Alegre perdeu um pouco de sua identidade nessas áreas, nosso objetivo é estimular novas ideias, novas construções, novos debates que abram a oportunidade de realizações inovadoras. Os representantes da comissão instituída fazem parte de diferentes nichos que já desenvolvem projetos relevantes na cidade”, explica Rodrigo Vargas, secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alegre.

“Alegre está carente de ideias que fomentem o desenvolvimento, este projeto veio na hora certa. Nossa cidade precisa respirar mais cultura, precisamos fortalecer nosso turismo, e o projeto Líder Caparaó irá somar a tudo que estamos desenvolvendo”, disse o prefeito municipal, José Guilherme.

Comissão formada:

Rodrigo Vargas: SEMMADES 
Neuza Brunoro: UFES
Isabella Tannure: Bares e Lanchonetes
Robertino Domingues: Bora Caparaó 
Cláudia Prado: Casa da Cultura

Imprimir

Segunda Feira do Empreendedor será neste sábado em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Como fortalecimento da economia da cidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável tem desenvolvido diversas atividades em prol do empreendedorismo, uma delas é a Feira do Empreendedor que chega a sua segunda edição no próximo sábado, 21.

A Feira do Empreendedor acontecerá no centro da cidade, na praça Seis de Janeiro, e reforça a valorização do empreendedorismo. “A Feira é um espaço democrático que todos os participantes têm a oportunidade de mostrar para a cidade tudo o que vem desenvolvendo em seus nichos de atuação, além de oportunizar um canal direto de comercialização com a população”, explica Rodrigo Vargas, responsável pela pasta que organiza o evento.

Com o intuito de promover uma socialização entre os empreendedores do município e motivá-los a continuar com este trabalho. O resultado, é que cada vez mais pessoas tem se interessados em buscar a formalização como microempreendedor individual.

“De janeiro a junho deste ano, a Sala do Empreendedor realizou mais de dois mil atendimentos, e mais de cem formalizações. Enquanto 2017 foram 900 atendimentos em todo o ano e 140 formalizações. Isto mostra a importância de ações como estas que fortalecem os microempreendedores locais. A Prefeitura de Alegre hoje é referência estadual no trabalho de desenvolvimento dos microempreendedores”, avalia Rodrigo.

A segunda edição da Feira do Empreendedor deste mês trás o diferencial das atrações culturais com o objetivo de agregar ainda mais valor à realização do evento. “Teremos apresentações de caxambu, dança da fita e a apresentação da cantora alegrense Williane Silva que se destacou em sua apresentação na Feira de Negócios do ano passado. Quando falamos em desenvolvimento não podemos desvincular a parte cultural da cidade. Uma cidade que valoriza suas raízes culturais é uma cidade preocupada com o desenvolvimento social de sua população”, explica o secretário.

A Feira do Empreendedor acontece no próximo sábado, 21, a partir das 17h, na praça Seis de Janeiro.

Serviço:
Apresentações culturais: Dança da fita, Caxambu do Horizonte e show com Williane Silva.
Associações participantes: Mulheres Empreendedoras, Aproart, Associação Empreendedores na Praça de Rive, Associação Sete Montes, Instituto Acerto
Artesanato
Praça de Alimentação

 

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados