Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Contato: (28) 3552-4297 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município. 
 
Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.
 
Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE 
SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável 
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Imprimir

Prefeitura e Statkraft se reúnem para adequar Plano de Atendimento à Emergências em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A manhã desta quarta-feira (12), foi de trabalho entre a Prefeitura de Alegre e representantes da Statkraft, empresa que opera a PCH Francisco Gros em São João.

A reunião, atende ao encaminhamento dado pelo Ministério Público do Espírito Santo, para que o corpo técnico da empresa, juntamente com a equipe de Defesa Civil Municipal e Estadual, além dos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ajustassem normas de conduta e planos de ação em situações de emergência.

A reunião, solicitada pelo município, tem como objetivo principal, além de cobrar atuação mais presente da Statkraft em situações de risco, adequar o Plano de atendimento à Emergências de forma que o mesmo possa oferecer mais segurança à população e informações precisas sobre a situação da PCH Francisco Gros.

 
Imprimir

SEMMADES, Corpo de Bombeiros e Banestes realizam atendimento para vítimas das chuvas

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Na manhã desta terça-feira (11), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMMADES), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o Banestes, convocou os empresários e microempreendedores para discutir e abordar sobre linhas de crédito, benefícios e ações a serem tomadas a partir de agora.

A orientação está sendo dada com base em cada seguimento atingido, validação dos laudos da Defesa Civil Municipal pelo Corpo de Bombeiros, apresentação das linhas de crédito que poderão ser pleiteadas pelas vítimas das chuvas e outras informações.

Através da Sala do Empreendedor, a SEMMADES também realizará outras ações, como capacitação e auxílio junto ao SEBRAE.

 
Imprimir

Gestão Ambiental em Alegre é coroada com entrega de premiações e pagamentos pelos serviços na área

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Na manhã desta quinta-feira (19), a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou a entrega dos prêmios e certificações dos escolhidos para o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e o Prêmio Alegre Ambiental, que reconhece as iniciativas de cunho ambiental de produtores rurais, sociedade civil, entidades educacionais. e empreendedores locais.
Alegre é a segunda cidade do Espírito Santo a instituir o PSA, ação esta que remunera os produtores rurais projetos que visem a recuperação ou conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP), recuperação de remanescentes de vegetação nativa, recuperação ou conservação de APP em nascentes. “Está é uma importante estratégia de desenvolvimento ambiental, sustentável e social, que encaramos com seriedade. Por isso Alegre tem se tornado referência em todo território Nacional. Estamos tratando com a devida importância o Meio Ambiente e quem valoriza as iniciativas de preservação em nossa cidade. Este é o olhar para o futuro que devemos ter”, explica o prefeito de Alegre, José Guilherme ao comentar sobre o Programa.
 
Ao todo, R$ 60 mil foram dispensados para serem pagos em contratos de dois anos, há vinte produtores rurais, selecionados através de edital de chamada pública, e aprovados por uma comissão especial da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município.
“O PSA marca o trabalho que começamos em 2017. Nossa missão era, além de implantar a secretaria, a de reativar o Fundo Municipal de Meio Ambiente, que desde a década de 80 nunca recebeu fundos para criação e manutenção destas atividades. O que estamos celebrando hoje, é o trabalho incansável de atuação da Prefeitura de Alegre na gestão ambiental de nossa cidade”, explica Rodrigo Vargas.
Já o Prêmio Alegre Ambiental, reconheceu iniciativas ambientais em quatro categorias, totalizando 12 prêmios. Os primeiros colocados de cada categoria, além do troféu, foram contemplados com R$ 2.500 reais para serem empregados na continuação de suas atividades. 
O Prêmio, também será pago com recursos que o município investe mensalmente para manutenção do Fundo Municipal de Meio Ambiente.
 
Confira a lista dos aprovados e seus projetos:
Categoria Educacional
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao CEMEI MARIA DO CARMO TIRADENTES Pelo 1º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Educacional, com Projeto PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA ZONA RURAL no ano de 2019. 
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO BOM VER Pelo 2º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Educacional, com Projeto 
VOCÊ É O QUE VOCÊ COME – ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL no ano de 2019. 
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao ESCOLA Estadual de Ensino fundamental e Médio CELIA TEIXEIRA DO CARMO   Pelo 3º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Educacional, com Projeto CUIDADO COM O MEU AMBIENTE no ano de 2019. 
 
Categoria Agricultor Familiar
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao Sr.  Newton Campos    Pelo 1º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Agricultor Familiar, com Projeto SITIO JAQUEIRA – UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL no ano de 2019. 
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao Sr. Adão Abreu de Oliveira Pelo 2º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Agricultor Familiar, com Projeto SITIO FLORESTA no ano de 2019
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao Sr. Edson Praça, Pelo 3º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Agricultor Familiar, com Projeto UPEPA CORREGO NOVO no ano de 2019
 
Categoria Sociedade Civil
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere a Associação Sete Montes Pelo 1º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Sociedade Civil, com Projeto COMUNIDADE SUSTENTAVEL   no ano de 2019. 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere a AMFLA - Associação de Produtores Rurais da comunidade de Feliz Lembrança, Pelo 2º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Sociedade Civil, com Projeto GERAÇÃO SUSTENTAVEL   no ano de 2019. 
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere ao GRUPO DE AGRICULTURA ECOLÓGICA KAPIXAWA 
Pelo 3º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Sociedade Civil, com Projeto ÁGUAS DA AGROECOLOGIA no ano de 2019. 
 
Categoria Empreendedor Social
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere a CHEYENEE FIGUEIREDO COTTA Pelo 1º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Empreendedor Social, com Projeto ATITUDE SUSTENTAVEL no ano de 2019. 
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere a Larissa Zago Barbosa Pelo 2º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Empreendedor Social, com Projeto Sabão Ecológico MEIQIE   no ano de 2019. 
 
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES confere a Vinicius Fontes   Pelo 3º Lugar no Prêmio Alegre Ambiental, na categoria Empreendedor Social, com Projeto IMPERIAL SUSTENTAVEL   no ano de 2019.