Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Contato: (28) 3552-4297 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município. 
 
Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.
 
Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE 
SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável 
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Imprimir

Semana do MEI em Alegre supera expectativas

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMMADES realizou, de 8 a 13 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). Aos empreendedores do segmento foram oferecidos, gratuitamente, atendimentos, oficinas e entrega das cartilhas e orientações para quem pretendia fazer a formalização ou até mesmo orientações aos que já exercem atividades junto ao MEI.

Nos distritos de Alegre, o atendimento também foi bastante efetivo. A ação foi realizada pela primeira vez nas localidades de Celina, Rive e Café. No total, mais de 50 pessoas foram atendidas nos primeiros 3 dias das atividades.  

Em Alegre, os atendimentos também superaram as expectativas. Mais de 35 pessoas participaram da oficina, Sei Empreender, ministrada pelo Sebrae, que atingiu além da capacidade de participantes que buscavam informações e conhecimento sobre o segmento. Para o secretário municipal, Rodrigo Vargas, “esta é a demonstração de que os empreendedores estão cada dia mais conscientes da necessidade de buscar informações para melhorar os resultados de suas empresas e, com isso, ter oportunidades de crescimento, além de estar cumprindo suas obrigações legais”.

Durante a Semana do MEI foi possível detectar que uma das maiores dificuldades dos microempreendedores é a falta de conhecimento ante a seus direitos e deveres como MEI. “Muitos desconhecem suas obrigações como a Declaração de Faturamento Bruto, desconhecem da existência da Sala do Empreendedor que fica no centro da cidade e o atendimento gratuito que ela oferece, entre outras questões. Com estes dados na mão, nossa atuação será em prol dessas deficiências. Esse diagnóstico servirá para balizar nosso atendimento e melhorar cada vez mais”, conclui Rodrigo.

Para a microempreendedora Dulcinéia Gomes do Carmo, mais conhecida em Rive como Leia, esta é a oportunidade de crescimento da cidade. Outro fator que motivou Leia a ser MEI é a segurança que a legalização traz. “Hoje nós temos saúde, mas e amanhã? O MEI dá essa segurança para quem é pequeno. Esse é um sistema que veio ajudar o microempreendedor. Na oficina ministrada pelo Sebrae nós aprendemos sobre a atuar dentro do mercado e respeitar as demais formas de negócio. Foi ótimo e esperamos que não seja a última”, finaliza Leia que está na expectativa para novas ações.

O prefeito municipal, José Guilherme, também vê como positiva a construção de atividades como a Semana do MEI. "Não poderíamos deixar de realizar uma ação tão importante para Alegre como a Semana do MEI. Nesses tempos de crises, precisamos fortalecer nossos empreendedores locais".

Nossocrédito

Outra microempreendedora de Rive, Josiane Páschoa Manhães, conta como o MEI a ajudou a começar seu negócio. Para ela, o Programa Nossocrédito foi um agregador para que o sonho do negócio próprio se deslanchasse. Foi através do Nossocrédito que o Espaço de Beleza conseguiu ser inaugurado com menos burocracia e mais orientação. “Não fosse as linhas de crédito que consegui através do Programa NOSSOCRÉDITO eu talvez não teria tudo o que eu ofereço no meu negócio. Foi muito importante poder contar com este auxílio que está ali, ao nosso alcance”, conclui Josiane.

Durante a Semana do MEI mais de 25 atendimentos foram realizados pela equipe do Programa Nossocrédito, deste total, seis saíram da tenda de atendimento com a proposta de captação de crédito nas mãos. “O Nossocrédito é o dinheiro rápido e descomplicado para o microempreendedor que nem sempre tem a capacitação certa na hora de abrir o seu negócio. O Programa, além de abrir a linha de crédito, oferece o atendimento necessário ao empreendedor iniciante. Capacitação, qualificação e orientação é a base para que os MEI’s obtenham sucesso”, ressalta Vargas.

Na avaliação dos organizadores, a Semana do MEI foi um sucesso. O objetivo foi alcançado, mais 164 atendimentos, ao todo, foram realizados, e isso só foi possível graças à parceria estabelecida com o Sebrae e Bandes. “A Prefeitura vai investir cada vez mais no empreendedorismo em Alegre. Está é a forma de amadurecer nossa economia e criar oportunidades reais para os nossos empresários. Precisamos e vamos incentivar a abertura de novos negócios que tenham a capacidade de se promoverem sozinhos”, finaliza o secretário, Rodrigo Vargas.

 
Imprimir

SEMMADES promove mês de Educação Ambiental na ARIE

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Este mês a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, realizarão atividades voltadas para a Educação Ambiental em Alegre.

As escolas farão visitas e trilhas ecológicas, além de participarem de palestras e de atividades desenvolvidas pelos profissionais da SEMMADES, objetivando o fortalecimento e a luta em defesa do Meio Ambiente e as Políticas Públicas de Educação Ambiental.
 
Imprimir

Semana do Microempreendedor Individual terá programação em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

De 8 a 13 de maio será comemorada a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017 em todo o país. Em Alegre, a Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, vão oferecer gratuitamente orientações, oficina sobre empreendedorismo e irão tirar dúvidas de microempresários e de pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio.

A programação vai abordar etapas que vão desde a abertura até o desenvolvimento de uma empresa individual. Os interessados em dar entrada no MEI poderão fazer o planejamento, modelagem de negócio e aplicação de diagnóstico de mercado, além de ter informações da Receita Federal sobre cruzamento de dados da pessoa física e pessoa jurídica. O Sebrae também vai esclarecer como o microempreendedor como pode se tornar fornecedor para compras governamentais, participando de licitações e outros serviços.

Durante o evento haverá a oportunidade de conhecer linhas de financiamento adaptadas a realidade dos MEI’s, exemplos de MEI que tiveram êxito na sua formalização. Também estará dentro da Semana do MEI a oficina “Sei Empreender”, do Sebrae, que abordará conhecimentos sobre o que é empreender e esclarecerá sobre estratégias de vendas, administração, compras e planejamento.

Confira a programação:

08/05: Segunda-feira - Tenda de Atendimento ao MEI na Praça de Rive. De 09h às 15h

09/05: Terça-feira - Tenda de Atendimento ao MEI em Celina. De 09h às 15h

10/05: Quarta-feira - Tenda de Atendimento ao MEI no Café. De 09h às 15h

10/05: Oficina SEBRAE - "Sei Empreender" - Inscrições Gratuitas. Local: CRAS (Campo de Aviação - Alegre) De 18h às 22h

11/05: Quinta-feira - Tenda de Atendimento ao MEI na Praça 6 de Janeiro. De 09h às 16h

12/05: Sexta-feira - Tenda de Atendimento ao MEI na Praça 6 de Janeiro. De 09h às 16h

13/05: Sábado - Tenda de Atendimento ao MEI na Praça 6 de Janeiro. De 09h às 12h

Maiores informações:  (28) 35524297

 

 
Imprimir

Empreendedorismo em foco em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

No último dia 26, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMMADES, esteve na Superintendência do SEBRAE/ES, para um importante encontro com o DR. José Eugênio Vieira, Diretor Superintendente do SEBRAE no Espírito Santo.

Na oportunidade o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Vargas, levou algumas necessidades de parcerias para o SEBRAE, a fim de investir em ações para fortalecimento do empreendedorismo no município.

Fecharam parcerias no sentido de implantação do projeto “Jovens Empreendedores”, para formação de mais 06 agentes de Desenvolvimento para atuarem no município e implantação do Posto de atendimento Agente SEBRAE, que funcionará junto à sala do empreendedor. “Estamos trabalhando fortemente para construir uma cultura empreendedora em nosso município, paralelo a isso, temos buscado o fortalecimento das parcerias institucionais necessárias para que possamos oferecer aos empresários alegrenses o apoio necessário para a sustentabilidade dos seus negócios e consequentemente o fortalecimento da economia local. Esse é o nosso compromisso”, destaca Rodrigo Vargas. 

 
Imprimir

Bandes busca parcerias com prefeituras para ampliar acesso ao crédito no interior do Estado

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Ampliar e fomentar a cultura do crédito nos municípios capixabas é uma das ações que o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) vem promovendo para movimentar a economia do interior do estado. Para isso, representantes da instituição têm feito reuniões com prefeitos e secretários. A ideia é apresentar soluções de desenvolvimento que funcionem em parceria com a gestão pública municipal. Alegre, já firmou parceria e busca estratégias qualificadas para promover o desenvolvimento da economia municipal. 

De acordo com o diretor de Crédito e Fomento do banco capixaba, Everaldo Colodetti, as reuniões aproximam o banco dos agentes de desenvolvimento municipal, fortalecendo parcerias e encontrando novas soluções para as necessidades locais.  “Queremos divulgar as ferramentas que temos para o desenvolvimento municipal”, destaca. 

Atualmente, quase 95% da clientela do Bandes está no interior do Estado, fora da Grande Vitória, e mais de 80% dos clientes têm financiamento abaixo R$ 50 mil. “O Bandes é um agente de desenvolvimento que busca parcerias. Nossa intenção é trabalharmos junto com as prefeituras para criarmos ambientes em que o crédito possa ser uma solução para os empreendimentos locais, a exemplo do que já fazemos com o Programa Nossocrédito”, explica Colodetti. 

O diretor de Crédito e Fomento do Bandes acrescenta que grande parte dos recursos investidos nos negócios fica na economia do próprio município. “Os números do Nossocrédito já nos mostraram que, quando há investimento nas empresas locais, os recursos passam a circular no comércio e nos serviços da economia da região, e estamos buscando formas de ampliar esse movimento”. 

As reuniões já ocorreram em nove municípios: Alfredo Chaves, Alegre, Aracruz, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jaguaré, Presidente Kennedy, Venda Nova do Imigrante e Vargem Alta. Entre as soluções ofertadas pelo banco capixaba estão oportunidades de microcrédito para micro e pequenas empresas e crédito rural, por meio do atendimento via consultores do Bandes, que são profissionais capacitados a orientar interessados e a elaborar projetos de investimentos. 

 

Informações sobre linhas de financiamento:

Bandes Atende: 0800 283 4202 ou www.bandes.com.br

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do Bandes

Cleomar Ferreira

Tel.: (27) 3331-4360/ (27) 99815-9237

Bárbara Deps Bonato

Tel.: (27) 3331-4352

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.facebook.com/bandesonline

 

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados