Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável

RODRIGO VARGAS RIBEIRO - Secretário Municipal

Contato: (28) 3552-4297 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Criada pelo Projeto de Lei Nº 15/2005, de 17 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável - SEMDES tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal na área de desenvolvimento econômico, bem como as atividades ligadas ao desenvolvimento urbano, à ciência e tecnologia, à organização social e à geração de emprego e renda no Município. 
 
Também compete à SEMDES: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar plano de desenvolvimento sustentável para o Município, atualizando-o permanentemente.
 
Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE 
SEMDES - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável 
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

Telefone de contato:
(28) 3552-4297 / 1857

Imprimir

Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alegre é eleito vice-presidente estadual da ANAMMA

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Alegre, Rodrigo Vargas, foi eleito no último dia 06, vice-presidente estadual da ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente.

A associação que agrega as instituições municipais de gestão ambiental de todo o Brasil, realizou, no auditório do IEMA em Vitória, as eleições para nova diretoria. Os municípios do estado foram representados nas eletivas e o secretário alegrense foi eleito vice-presidente estadual da ANAMMA.

Para Rodrigo Vargas, este é o momento para ”fortalecer institucionalmente a ANAMMA e assim garantir a participação dos municípios capixabas na construção das políticas públicas estaduais voltadas para a gestão do meio ambiente. Nosso Alegre sai muito fortalecido neste processo, pois a atuação do município junto à ANAMMA sempre foi muito discreta e pela primeira vez estamos ocupando posição de destaque neste cenário estadual".

 

ANAMMA

A ANAMMA - Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou vínculos partidários, representativa do poder municipal na área ambiental, com o objetivo de fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente para implementação de políticas ambientais que venham a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

Fundada em 1988, em Curitiba, a ANAMMA tem desenvolvido ações voltadas para o fortalecimento municipal, ocupando lugar de destaque, com várias representações no Conselho Nacional do Meio Ambiente - Conama.  

Objetivos ANAMMA: 

Congregar e representar o órgão ambiental do poder executivo dos municípios, harmonizando e veiculando seus interesses em assuntos relacionados com o meio ambiente. 

Promover o fortalecimento dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente - SISMUMAs, no âmbito do Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA. 

Desenvolver a cooperação e o intercâmbio permanente entre os municípios, visando à troca de opiniões técnicas e experiências profissionais. 

Intensificar a participação dos municípios na definição e execução da política ambiental do país, integrando os Conselhos Estaduais de Meio Ambiente e o Conselho Nacional de Meio Ambiente - Conama. 

Cooperar na captação de recursos necessários ao desenvolvimento pelos municípios de projetos atinentes ao meio ambiente. 

Realizar congressos, encontros, simpósios, seminários, reuniões e cursos para estudo e debate de problemas vinculados aos seus objetivos.

Imprimir

Prefeitura de Alegre compartilha experiência positiva com a Agricultura Familiar em ciclo de palestras pelo Estado

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

 

Nos últimos dias, a convite do Governo do Estado, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMMADES, Rodrigo Vargas, para palestrar no Seminário de Compras Públicas da Agricultura Familiar, realizado em São Mateus, Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim e Barra de São Francisco.

O objetivo da palestra era apresentar a experiência do município relacionado as compras públicas da Agricultura Familiar. Alegre se destaca pelo apoio as Associações de Produtores Rurais da cidade incentivando-os na participação dos projetos voltados para Agricultura Familiar e incentivando também os próprios setores da Prefeitura Municipal a priorizarem suas compras através da Agricultura Familiar. “Nós fomos um dos primeiros municípios do Estado a incentivar as compras públicas através da Agricultura Familiar, com isso consolidamos e fortificamos os produtores da nossa cidade, fruto da atuação de uma rede de parceiros, e nós da Prefeitura, encaramos as políticas de compras públicas da agricultura familiar como uma importantíssima ferramenta de Desenvolvimento Local Sustentável e estamos empenhados em a cada dia ampliarmos o leque de opções de compras locais, não só da agricultura familiar, mas dos empreendedores locais. Nosso compromisso é com o fomento ao empreendedorismo e o seu fortalecimento certamente representará o novo arranjo econômico necessário ao município de Alegre”, avalia o secretário municipal.

Durante as apresentações, Rodrigo Vargas expos os trabalhos que tem sido realizados pela Prefeitura Municipal de Alegre junto às Associações, pelas Secretarias de Desenvolvimento Rural (SEMDER) e SEMMADES, sempre junto de uma rede de parceiros com atuação voltada para o setor. “Nós temos buscado consolidar parcerias que alavanquem ainda mais a produção dos nossos agricultores. Este ano, em parceria com o Sebrae, nós estamos realizando diversas oficinas e treinamentos para capacitar ainda mais todos os envolvidos neste processo. São muitas pessoas envolvidas e temos que manter o mesmo diálogo para que o projeto não se perca e seja referência na região”, conclui Vargas.

Imprimir

Projeto Cidade Verde é lançado em Alegre para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Lançado no último sábado, o Projeto Cidade Verde realizou sua primeira ação nesta segunda-feira (5) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Na solenidade participaram representantes da sociedade civil, lideranças religiosas, autoridades municipais e alunos da rede pública de ensino. 

O primeiro bairro atendido foi o Leandro Machado, antigo morro do Querosene. Em um breve discurso, a representante da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMMADES, Adriana Mello, ressaltou que o projeto quer criar uma “onda de pessoas engajadas com os problemas ambientais, não só do município, mas de uma forma geral. Plantar uma árvore aqui hoje será um ato simbólico, o que esse ato engloba é muito maior. Queremos pessoas comprometidas com as causas ambientais”. 

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Errozenilda Barros, que participou do evento representando o prefeito municipal, José Guilherme, destacou a iniciativa como promissora e frisou a importância de o começo do projeto ser no bairro Leandro Machado. “Estar aqui é mostrar para o restante da cidade que nos importamos com as pessoas que vivem aqui, que estamos buscando formas de qualidade e melhoria de vida para elas”. 

A primeira ação do projeto foi o plantio de um cedro rosa, que devido a exploração, está ameaçado de extinção. “Nosso trabalho na ARIE – Área de Relevante Interesse Ecológico Laerth Paiva Gama já tem dado bons frutos. Essas mudas que serão plantadas na cidade através do Cidade Verde estão sendo produzidas sob coordenação do nosso trabalho na SEMMADES. Estamos muito empenhados para que a cidade volte a florescer e que no futuro possamos ver os benefícios desta ação”, ressaltou o secretário municipal, Rodrigo Vargas, que não participou da solenidade no bairro devido a uma agenda junto ao prefeito com o Governador do Estado, Paulo Hartung, em Guaçuí.

 

Missa 

No último sábado, mais de 250 pessoas estiveram presentes na missa celebra na ARIE em favor do meio ambiente. Na oportunidade, a SEMMADES lançou o projeto "Cidade Verde". O projeto pretende aumentar a área verde da cidade nos próximos quatro anos e trabalhar a educação ambiental junto as escolas da rede municipal de ensino e sociedade como um todo. Uma muda de jatobá, espécie ameaçada de extinção em todo Brasil e considerada árvore rara na Flora Brasileira, foi plantada pelo prefeito municipal, José Guilherme, o secretário municipal Rodrigos Vargas e pelo Padre Enildo Souza, que ministrou a missa e coordenou a primeira Caminhada Ecológica no último dia 3. 


O prefeito municipal, destacou que este é um projeto que requer o envolvimento da comunidade. “Se todos não se conscientizarem, não teremos sucesso nessa empreitada. Nós queremos um futuro melhor para a nossa cidade em todos os aspectos, mas principalmente neste. Quando criamos a secretaria de Meio Ambiente, estávamos pensando em ações direcionadas para o futuro de Alegre, com cidadãos que se preocupam com a separação do lixo, com a importância de criarmos mais áreas verdes na cidade, que queiram, junto conosco, educar nossas crianças com consciência ambiental”, para o prefeito, o meio ambiente é um assunto prioritário em seu governo.

 

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados