Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte

RONILSON ASSIS - Secretário Municipal

Criada pelo Projeto de Lei Nº 17/2005, de 18 de maio de 2005. A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte tem o objetivo de promover a execução das políticas da Administração Municipal nas áreas de Turismo, Cultura e Esporte, bem como as atividades ligadas a eventos e ao lazer no Município.

Também compete à SEMTUCE: contribuir e coordenar a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal e de programas gerais e setoriais inerentes à Secretaria; garantir a prestação de serviços municipais de acordo com as diretrizes de governo; elaborar e implementar programas de desenvolvimento da cultura, do turismo, e do esporte do Município, atualizando-os permanentemente.

SEMTUCE - Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte
Rodovia Alegre x Cachoeiro, Km 96

Telefones úteis:
  • Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte - Geral: (28) 3552-4332
  • Subsecretaria de Esportes / Ginásio de Esportes: (28) 3552-2391
  • Biblioteca Municipal "Therezinha Henrique Campos": (28) 3552-1888
  • Teatro Municipal "Virgínia Santos": (28) 3552-3321

Jogos Escolares Municipais em Alegre movimenta mais de 150 alunos

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Turismo, Cultura e Esporte

Começou na segunda (24) e vai até sexta-feira (28) a semana dos Jogos Escolares Municipais de Alegre. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esporte e da Secretaria Municipal de Educação para difundir práticas esportivas e saudáveis entre os estudantes. As atividades acontecem no Ginásio Municipal de Esportes “Tio Zezé”, na Vila do Sul.

São 12 escolas que participam dos jogos nas categorias infantil e juvenil. O organizador do evento, Emerson Gomes Alves, o Mosca, declara que “essa é uma oportunidade muito importante para os alunos mostrarem o seu talento. Serão mais de 150 alunos competindo. Todos matriculados nas redes, municipal, estadual, particular e no IFES de Alegre”.

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Ronilson Assis, “os jogos escolares contribuem para o reforço da construção de cidadania dos alunos. Através do esporte os alunos exercitam disciplina, regras, o respeito com os demais. O esporte tem a importância de trabalhar o lado social e educacional dos alunos, esses valores podem marcá-los para sempre. É esse o papel que o município deve desenvolver na vida destas crianças e adolescentes”.

Os alunos têm entre 12 e 17 anos e irão competir na modalidade futsal, a escola ganhadora leva para casa o troféu e se classificam para etapa estadual dos jogos. Confira abaixo as equipes participantes e também a tabela de jogos.

Conselhos Municipais de Cultura do Caparaó elegem seus representantes no Conselho Estadual de Cultura

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Turismo, Cultura e Esporte

Na manhã da última terça-feira (18) os conselhos municipais de cultura da região do Caparaó (Alegre e Guaçuí), estiveram reunidos em Alegre para escolher os conselheiros regionais da microrregião do Caparaó para o Conselho Estadual de Cultura. Na ocasião o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Alegre, Francisco Elias Simão Merçon, falou da representatividade no Conselho Estadual, principalmente a importância desse conselho na região com o objetivo de ajudar e influenciar para a formação de novos conselhos municipais nos distritos da microrregião.

O membro titular do conselho de Alegre, Marcos Antônio Sattler, comentou sobre a região do Caparaó, como a região se desenvolveu sozinha e como tem sua identidade própria, ficando surpreso com os poucos conselhos de cultura no Caparaó, e concordou que o conselho regional vai ter que ir muito além de ser somente um conselho, por ter essa representatividade e obrigação em apoiar e ajudar os municípios a criarem mais conselhos. “Não vejo problema nenhum no trabalho do conselho, não importa os nomes que irão compor o conselho, pois vamos ter que falar a mesma língua. Somos todos Caparaó, vamos e temos que brigar e criar a nossa identidade cultural” encerrou Marcos Sattler.

Maria Neuza de Souza, membro do Conselho Municipal de Guaçuí, relatou da importância da autonomia dos grupos culturais nos municípios, "Sim, tem que haver a parcerias com as prefeituras e não a dependência que hoje existe. Não podemos mais ficar sofrendo se a cada nova administração municipal se os grupos vão ou não ter apoio". Por fim, foi realizado a votação para os representantes conselheiros regionais do Conselho Estadual de Cultura, sendo eleitos por unanimidade: Paulo Cassa Domingues (titular), Maria Neuza de Souza (1º suplente) e Ráweron Merçon de Oliveira (2º suplente).

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil