Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento

EMERSON GOMES ALVES - Secretário Municipal

Endereço: Avenida Doutor Olívio Correa Pedrosa, s/n, Centro, Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

CNPJ: 27.174.101/0001-35 (SEMSSA) / 13.571.334/0001-67 (FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE)

Informações sobre Atendimento: De Segunda à Sexta das 07:00 às 11:00 horas / 13:00 às 17:00 horas

Contato: EMERSON GOMES ALVES

Fixo(s): (28) 3552-4504

Competências: A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento é um órgão que tem por competência:

1 – manter serviços de pronto-socorro e postos de saúde suficientemente dotados de equipamentos, medicamentos e recursos humanos necessários ao atendimento da população, preferentemente, nos locais onde os governos estadual e federal não mantenham esse serviço;

2 – prestar serviço de saúde, de vigilância sanitária e epidemiológica, de controle de doenças transmissíveis e outros, em integração com os sistemas estadual e federal de saúde;

3 – coordenar e estabelecer diretrizes e estratégias para as ações de vigilância sanitária e participar, de forma supletiva, do controle do meio ambiente;

4 – oferecer serviço de saúde, odontológico e laboratorial à clientela escolar da rede municipal de ensino;

5 – garantir o treinamento e o aperfeiçoamento sistemático de pessoal técnico na área de saúde;

6 – participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

7 – incrementar na sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico;

8 – fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como de bebidas e águas para consumo humano;

9 – participar do controle e fiscalização da guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

10 – estimular, através de técnicos especializados, práticas alternativas de diagnóstico e terapêutica e o uso da flora medicinal;

11 – desenvolver sistema de coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados;

12 – fiscalizar e inspecionar o abate de gado bovino, suíno e outros para consumo humano, mantendo abatedouro público;

13 – desenvolver e apoiar programas de incentivo à doação de órgãos humanos para transplante;

14 – desenvolver programa municipal de saúde do trabalhador, inclusive adotando medidas que visem à eliminação de riscos de acidentes, doenças profissionais e do trabalho;

15 – dar assistência domiciliar aos doentes acometidos de doenças não-contagiosas em fase terminal de vida, desde que comprovada sua carência de recursos econômicos.

Setores vinculados à Secretaria: Centro de Saúde/Unidades Básicas (UBS Guararema, UBS Vila do Sul, UBS Misael Barcelos, UBS Vila Alta, UBS Pedro Martins, UBS Celina, UBS Rive, UBS Café, UBS Anutiba, UBS Araraí, UBS Saúde da Mulher/Casa Rosa e Centro de Saúde Rubens Simões Moulin); Policlínica/Centro Municipal de Saúde (Centro Médico Dr. Warlem Campos, AMA, Setor de Transportes, Hiperdia e Odontologia); Postos de Saúde (Assentamento Floresta, São João do Norte, Santa Angélica, Roseira e Boa Vista); Pronto Atendimento Municipal; Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Ambiental e Sanitária); CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS; Farmácia Básica; CAF – Centro de Abastecimento Farmacêutico; Serviço Social.

Fonte: Lei Orgânica do Município de Alegre <disponível em: https://www.alegre.es.leg.br/>

Estágio Supervisionado em Dispensação Encerra suas Atividades Práticas do 1º Semestre de 2019

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Saúde e Saneamento

Encerraram-se no último dia 10 de junho de 2019 as atividades práticas do terceiro ciclo de alunos que realizaram o Estágio Supervisionado em Dispensação na Farmácia Básica Municipal de Alegre. Ao todo 21 alunos, divididos em 6 grupos,do curso de farmácia da Universidade Federal do Espírito Santo/Alegre-ES puderam usufruir do convênio firmado com a Prefeitura Municipal de Alegre desde março de 2018. Nesse novo modelo, os alunos foram supervisionados em período integral pelos farmacêuticos Lívia Gonçalves Raggi e Friedemann Berger, profissionais técnico-administrativos da UFES, disponibilizados exclusivamente para essa finalidade garantindo assim a qualidade e a humanização no atendimento.

Os alunos participaram de atividades e discussões teóricas relacionadas às normas sanitárias vigentes sobre prescrições, financiamento dos medicamentos da Assistência Farmacêutica Básica, treinamento no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), entre outras.

No campo prático, os alunos realizaram diariamente atendimentos à população, exercendo ações na dispensação de medicamentos além de instruir os usuários sobre a forma correta de manter os medicamentos em casa, armazenando-os corretamente e como descartá-los de forma adequada, quando necessário. Foram realizados em torno de 5000 atendimentos com uma média de 87 pacientes/dia.

A coordenação do curso de farmácia, através da Comissão para Assuntos da Farmácia Universitária (CAFU), tem trabalhado para que, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde,sejam realizadas adequações na Farmácia Básica para que a mesma possa ser também caracterizada como Farmácia Universitária, atendendo à nota técnica 01/2016 do Conselho Federal de Farmácia e do Fórum Nacional de Farmácias Universitárias.