Secretaria Executiva de Saúde e Saneamento

JEAN FABRINIO DA SILVA - Secretário Executivo

Endereço: Avenida Doutor Olívio Correa Pedrosa, s/n, Centro, Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000

CNPJ: 27.174.101/0001-35 (SEMSSA) / 13.571.334/0001-67 (FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE)

Informações sobre Atendimento: De Segunda à Sexta das 07:00 às 11:00 horas / 13:00 às 17:00 horas

Contato: JEAN FABRINIO DA SILVA

Fixo(s): (28) 3552-4504

Competências: A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento é um órgão que tem por competência:

1 – manter serviços de pronto-socorro e postos de saúde suficientemente dotados de equipamentos, medicamentos e recursos humanos necessários ao atendimento da população, preferentemente, nos locais onde os governos estadual e federal não mantenham esse serviço;

2 – prestar serviço de saúde, de vigilância sanitária e epidemiológica, de controle de doenças transmissíveis e outros, em integração com os sistemas estadual e federal de saúde;

3 – coordenar e estabelecer diretrizes e estratégias para as ações de vigilância sanitária e participar, de forma supletiva, do controle do meio ambiente;

4 – oferecer serviço de saúde, odontológico e laboratorial à clientela escolar da rede municipal de ensino;

5 – garantir o treinamento e o aperfeiçoamento sistemático de pessoal técnico na área de saúde;

6 – participar da formulação da política e da execução das ações de saneamento básico;

7 – incrementar na sua área de atuação o desenvolvimento científico e tecnológico;

8 – fiscalizar e inspecionar alimentos, compreendido o controle de seu teor nutricional, bem como de bebidas e águas para consumo humano;

9 – participar do controle e fiscalização da guarda e utilização de substâncias e produtos psicoativos, tóxicos e radioativos;

10 – estimular, através de técnicos especializados, práticas alternativas de diagnóstico e terapêutica e o uso da flora medicinal;

11 – desenvolver sistema de coleta, processamento e transfusão de sangue e seus derivados;

12 – fiscalizar e inspecionar o abate de gado bovino, suíno e outros para consumo humano, mantendo abatedouro público;

13 – desenvolver e apoiar programas de incentivo à doação de órgãos humanos para transplante;

14 – desenvolver programa municipal de saúde do trabalhador, inclusive adotando medidas que visem à eliminação de riscos de acidentes, doenças profissionais e do trabalho;

15 – dar assistência domiciliar aos doentes acometidos de doenças não-contagiosas em fase terminal de vida, desde que comprovada sua carência de recursos econômicos.

Setores vinculados à Secretaria: Centro de Saúde/Unidades Básicas (UBS Guararema, UBS Vila do Sul, UBS Misael Barcelos, UBS Vila Alta, UBS Pedro Martins, UBS Celina, UBS Rive, UBS Café, UBS Anutiba, UBS Araraí, UBS Saúde da Mulher/Casa Rosa e Centro de Saúde Rubens Simões Moulin); Policlínica/Centro Municipal de Saúde (Centro Médico Dr. Warlem Campos, AMA, Setor de Transportes, Hiperdia e Odontologia); Postos de Saúde (Assentamento Floresta, São João do Norte, Santa Angélica, Roseira e Boa Vista); Pronto Atendimento Municipal; Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Ambiental e Sanitária); CAPS – Centro de Atenção Psicossocial; CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS; Farmácia Básica; CAF – Centro de Abastecimento Farmacêutico; Serviço Social.

Fonte: Lei Orgânica do Município de Alegre <disponível em: https://www.alegre.es.leg.br/>

Boletim Epidemiológico 24 de novembro de 2020

Atualização do Boletim Epidemiológico 24 de novembro de 2020
É obrigatório o uso de máscara. Proteja o seu próximo.⁣
Classificação do município de Alegre no Mapa de Risco Estadual: Risco Baixo - Vigência: 23/11/2020 a 29/11/2020.
Os dados pessoais dos pacientes são invioláveis ​​de acordo com a Constituição Federal, protegidos por sigilo pela Lei 13.709 / 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A violação destes direitos está ligada a responsabilização administrativa, cível e criminal.

Boletim Epidemiológico 23 de novembro de 2020

Atualização do Boletim Epidemiológico 23 de novembro de 2020
É obrigatório o uso de máscara. Proteja o seu próximo.⁣

Dia D para atualização dos cartões de vacinação da população

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Saúde e Saneamento

Nesta terça-feira (24), o Centro de Imunização de Alegre terá o atendimento voltado para atualização vacinal.
O horário especial tem como objetivo atender a todos que estejam com os cartões de vacinação atrasado. Mães, pais e responsáveis devem manter em dia a vacinação de crianças e adolescentes.
Basta procurar o Centro de Imunização, ao lado da Rodoviária Velha, no Centro da cidade, e levar o cartão de vacinação e o cartão nacional do SUS.

Boletim Epidemiológico 20 de novembro de 2020

Atualização do Boletim Epidemiológico 20 de novembro de 2020
É obrigatório o uso de máscara. Proteja o seu próximo.⁣
Os dados pessoais dos pacientes são invioláveis ​​de acordo com a Constituição Federal, protegidos por sigilo pela Lei 13.709 / 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). A violação destes direitos está desligada a responsabilização administrativa, cível e criminal.