Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos

HENRIQUE SERAFIM DE SOUZA PINEL - Secretário Municipal

Criada pela Lei Municipal Nº 2.981/2009, de 08 de janeiro de 2009.

A Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos - SEMOPUS - é o órgão da Prefeitura Municipal que tem por competência o planejamento, a programação, a execução, a organização, a supervisão, a fiscalização e o controle da política de obras públicas do município, infra-estrutura e serviços urbanos, saneamento, abastecimento e de posturas, e outras afins.

Secretaria Municipal de Obras
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518

Telefone:
  • Gabinete: (28) 3552-3616 / 2582
  • Interior e Transporte: (28) 3552-3455

Obras em pavimentação superam R$ 1,5 milhão em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Obras e Serviços Públicos

Mesmo com as dificuldades financeiras, o município de Alegre tem driblado a crise e investido nos serviços de pavimentação e drenagem em toda cidade. Ao todo 12 ruas estão recebendo as melhorias e um loteamento será completamente pavimentado.

Os serviços estão seguindo em etapas diferentes, mas em toda cidade é possível ver as ações da Prefeitura de Alegre. Em 2017, a rua José Alcure, no bairro Campo de Aviação, recebeu pavimentação e drenagem, após os transtornos graves ocasionados com as fortes chuvas. Além da pavimentação, a Secretaria de Obras, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, também construiu um sistema especifico de canalização da água da chuva, drenando o fluxo e permitindo que os moradores da rua debaixo sofressem com alagamentos. O sistema de drenagem com duas caixas de quase 10 metros de altura, trouxeram grandes benefícios para os moradores.

As Ruas Rosa Lima dos Santos Alves, Geraldo Viana e Roxinho, todas no bairro Vila do Sul, estavam com seus recursos e convênios parados desde 2016. A liberação aconteceu, graças a um trabalho de gestão e monitoramento da documentação necessária para que as obras fossem concluídas. “Somente no fim de 2018 conseguimos regularizar, junto à Caixa Econômica, as pendências para que a União liberasse os recursos. Todo empenho da equipe da Secretaria de Obras trouxe o resultado concluso agora no início deste ano, trazendo mais qualidade de vida para os moradores destas ruas”, explica Henrique Pinel, a frente da pasta.

Os distritos também estão sendo beneficiados com as ações de pavimentação. Celina, Rive, Anutiba e a localidade rural da Roseira, terão cerca de R$ 1 milhão, aproximadamente em recursos investidos no total. “Já está em andamento as obras de Celina, Rive e Roseira, e em conclusão a fase de licitação e contratação da empresa vencedora que realizará as obras em Anutiba, calçando todo o loteamento Zequinha Vial. Enxugamos a máquina pública, cortamos gastos, economizamos onde foi possível para realizar estes investimentos. Apenas em Anutiba mais de 100 famílias serão beneficiadas com a pavimentação do loteamento”, comemora o prefeito municipal, José Guilherme, que anunciou em janeiro a pavimentação do loteamento do distrito.

José Guilherme tem motivos de sobra para comemorar uma vez que a Prefeitura de Alegre nunca realizou tanto, com tão baixa arrecadação e enfrentando tantas dificuldades. “Temos uma equipe de gestores que entende a necessidade da cidade, que prioriza os investimentos e que tem trabalhado com afinco para superar os desafios. Vencemos mais uma etapa na batalha para garantir a Certidão de Regularidade Previdenciária para o município, e estamos com as contas do município equilibradas. Os desafios que enfrentamos não nos intimidam a trabalhar pelo melhor de Alegre”.

Ao todo, entre obras concluídas e a serem licitadas, os investimentos em pavimentação no município ultrapassam R$ 1,5 milhão. “Todo este montante são de recursos do município. Dinheiro dos impostos dos alegrenses, retornando para o município, gerando renda, pois fazemos questão que os trabalhadores destas obras sejam de pessoas da cidade. Um exercício importante para trazer mais dignidade a nossa gente”, finaliza o prefeito.

Serviço de pavimentação:
Rua Rosa Lima dos Santos Alves

Rua Geraldo Viana
Rua Roxinho
Rua Viviane Lemos
Rua Sem Saída (Bairro Cobrinha)
Rua Ascendino (Rive)
Rua Lateral (Roseira)
Rua Tintinho (Celina)
Rua Nicomedes Massini
Loteamento Zequinha Vial (Anutiba)
Rua dos Espanhóis com Antônio R. Oliveira