SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

• CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Alegre se destaca no resultado do PAEBES 2018

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Divulgado nos últimos dias, o PAEBES, Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo, mostrou que Alegre tem colhido os resultados significativos dos investimentos realizados nos últimos anos pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

O PAEBES teve início no ano de 2009 e visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano EF).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Os gráficos abaixo, mostram o desempenho do município em leitura, escrita, produção de texto e matemática. “Nós estamos imensamente felizes diante destes resultados. Isso só mostra que o comprometimento de toda equipe administrativa, pedagógica, os professores, e o envolvimento das famílias nas escolas e um trabalho de formação e acompanhamento da Secretaria de Educação na Rede Municipal garantiu o sucesso do desempenho dos alunos no PAEBES 2018. Ainda temos um longo caminho a trilhar, mas comparado à 2016, percebemos que estamos no caminho certo”, avalia a secretária municipal de Educação, Simone Corrente.

Alegre ficou entre os dez melhores desempenhos analisados na região. “O avanço no PAEBES nos dá a certeza que os projetos desenvolvidos em sala de aula estão garantindo o aprendizado de nossos alunos. Mesmo com os contratempos, as dificuldades, e com uma oposição política contrária as práticas desta gestão, seguimos confiantes que o melhor para os alunos tem sido feito”, explica a Secretária.

Para o prefeito municipal de Alegre, José Guilherme, o resultado do PEBES 2018 é uma realidade diante da preocupação do município em garantir ensino de qualidade. “Não há como negar que avançamos muito na educação em Alegre. Seja na aquisição de mobiliário, material pedagógico, na qualidade da merenda ofertada, mas porque temos uma equipe ciente das carências e que sabe auxiliar os alunos no que é preciso. Não poderia ter vindo em momento melhor esta avaliação”.

Os projetos desenvolvidos para que o desempenho da Rede Municipal de Ensino de tenha sido satisfatório, garantiram aos alunos um reforço na base educacional e proporcionaram este resultado.

“Importante destacar que a Rede Municipal de Ensino, além de todo um trabalho pedagógico desenvolvido juntamente com as ações do PAES, o município buscou alternativas diferenciadas para alavancar o Índice, através da adequação do ALEM – Aperfeiçoamento da Leitura, Escrita e Matemática, do material pedagógico destinado ao final do Ciclo de Alfabetização: Um Giro pela Aprendizagem e ainda do material pedagógico específico ao Quinto Ano do Ensino Fundamental INOVA Brasil. Com estes materiais complementares, a Rede Municipal realizará, ao longo do ano letivo de 2019 um trabalho de acompanhamento e monitoramento discente, visando a qualidade da Educação Pública Municipal e consequentemente da nossa Meta Educacional”, ressalta Almir Ribeiro, Coordenador da Educação Básica no município.

Almir também salienta que o aporte dado no investimento dos materiais pedagógicos para 2019 darão ainda mais suporte ao trabalho que foi iniciado em 2017. “Todo um planejamento e metas de trabalho foram desenvolvidas para que a Educação de Alegre se destacasse. Estamos colhendo os frutos de um trabalho responsável”.

Para 2020, com o reforço da aquisição de novos livros didáticos e a intensificação dos projetos nas escolas, espera-se que o resultado do PAEBES possa ser ainda melhor.

Confira os resultados: