SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

• Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Pais devem ficar atentos ao prazo de matrícula e rematrícula na Rede Municipal em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação divulgou nesta segunda-feira (23) o calendário de matrículas e rematrículas, e inscrições de alunos para o ano letivo de 2019, que ocorre a partir da próxima segunda-feira (12), até 23 de novembro.

Os pais e responsáveis devem estar atentos as normas e critérios estabelecidos na portaria 023/2018 publicada no site oficial da Prefeitura de Alegre. As renovações e novas matrículas são para Educação Básica, Educação Infantil, Creches e Pré-escolas e Ensino Fundamental das Unidades Escolares da Rede Municipal.

Para renovação de matrículas, os pais e responsáveis tem do dia 12 de novembro à 19 de novembro para procurar as unidades de ensino e, obedecendo os critérios e documentações exigidas, seguirem com o trâmite necessário. Aqueles que não fizerem o requerimento da vaga deverão preencher uma declaração que configure o não interesse dos mesmos em que permanecerem na instituição escolar. Caberá a direção das escolas encaminhar ao Ministério Público a relação dos alunos menores, cujos pais não solicitarem a transferência para outro estabelecimento de ensino e efetivaram a renovação da matrícula.

A renovação de matrícula ou novas matriculas deverão ser realizadas nos horários de funcionamento das Unidades Escolares. Os estabelecimentos de ensino garantirão o funcionamento de suas secretarias em tempo regular, durante todo período estipulado na portaria para atendimento de pais e alunos.

Novas vagas

Para as novas matrículas, a Secretaria de Educação estabeleceu o período de 20 de novembro à 23 de novembro para os interessados procurarem as instituições de ensino. A matrícula do aluno deverá ser efetuada na escola localizada no bairro onde reside. Caso não haja, a matrícula será feita na escola mais próxima de seu domicílio.

Não terá direito ao transporte escolar gratuito oferecido pela Prefeitura Municipal de Alegre, o estudante que optar por não estudar na escola do bairro ou na escola mais próxima de sua residência, havendo vaga nas mesmas.

É importante estar atento a lista de documentos exigidos para o ato da matrícula publicado na portaria que normatiza a distribuição das vagas.

A secretária municipal de Educação, Simone Corrente, explica que para 2019, 100 novas vagas foram abertas, para atender a demanda do município. “Todo trabalho realizado pelo Estado com a municipalização de algumas turmas, possibilitou a abertura destas vagas. As novas vagas reforçam o trabalho de gestão e discussão da necessidade de atendimento em nosso município”.

A secretária também esclarece que é importante os pais estarem atentos ao cronograma estabelecido para que não percam as vagas. “É através deste cronograma que estabeleceremos e direcionaremos as atividades para 2019”, finaliza Simone.

Confira a portaria: https://goo.gl/e5kELj