SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

• CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Desafios da Educação Nacional são debatidos em Fórum para Dirigentes Municipais

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) reuniu cerca de 1.500 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores para discutir assuntos estratégicos no 7º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação. O evento ocorreu entre os dias 14 e 17 de agosto, em Recife, com o tema “O direito à educação e a garantia ao acesso, à permanência e à aprendizagem”.

Durante os quatro dias de programação, foram aprofundados assuntos como financiamento da educação, implementação da Base Nacional Comum Curricular, formação do professor e seu papel no processo de ensino e aprendizagem, além de políticas e programas para garantia do direito à educação.

As oficinas temáticas oferecidas no evento abordaram a liderança e a gestão de recursos humanos, a introdução ao sistema municipal de ensino e principais marcos legais, a estrutura da secretaria e práticas pedagógicas, e administração e gestão dos recursos financeiros.

A secretária municipal de Educação e pertencente do Conselho Nacional de Representantes da UNDIME, Simone Corrente, participou do Fórum com as despesas custeadas pelo Ministério Educação, destaca que “a importância da participação nestes fóruns, vai além das temáticas trabalhadas, é possível ter um diagnóstico preciso da educação no País e que auxiliam a gestão dos Dirigentes Municipais na busca de recursos para o município”.

Muito produtivo a integração de secretários, discutindo as demandas das secretarias, trocando experiências, sem contar a oportunidade de um contato direto nos estandes do MEC para monitoramento dos programas federais e demais ferramentas que auxiliam a gestão dos Dirigentes Municipais.

A Undime é uma associação civil sem fins lucrativos, com foco em articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação na construção e defesa da educação pública com qualidade social.