Secretaria Municipal de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

Contato: (28) 3552-3540 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Educação
Praça Sebastião Monteiro Nogueira da Gama, 16
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
 
Telefones de contato:
  • Secretaria de Educação - Gabinete: (28) 3552-3540 / 3552-4407
  • Comunicação: (28) 3552-1325
  • Almoxarifado (Merenda Escolar e Apoio Administrativo): (28) 3552-4627
  • Financeiro / Tesouraria: (28) 3552-4658
  • Setor de Recursos Humanos: (28) 3552-4716
  • Setor de Transporte Escolar: (28) 3552-3539
  • Setor de Vida Escolar: (28) 3552-3195
  • Conselhos Municipais: (28) 3552-2728
  • Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Imprimir

Professores participam de primeira etapa de processo de Formação Continuada, em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

 
Na manhã desta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Educação realizou a primeira etapa do curso de Formação Continuada para professores da Rede Municipal de Ensino.
 
A capacitação, é importante para o município que tem investido em materiais didáticos, e novos métodos de alfabetização, visando a colocação do município no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
 
Desde 2017, o município tem investido na aquisição de novos materiais pedagógicos e capacitação dos profissionais. Nesta manhã, os 130 professores que participaram da qualificação voltada para as disciplinas de Português e Matemática, com foco em atividades fundamentadas, discussão de novas ferramentas para alfabetização e acompanhamento pedagógico, voltados para alunos do Pré ao 5º ano.
 
A capacitação foi ministrada pelos profissionais do Instituto Conhecer, que compartilharam experiências e os métodos trabalhados para atingir as metas desejadas pelo município.
 
O momento foi enriquecedor, e faz parte de um cronograma de capacitação criado pela Secretaria Municipal de Educação. Para a secretária municipal de Educação, Simone Corrente, “este é um momento de grande conquista não só para os profissionais, mas para todo o município. A qualidade deste processo de Formação iniciada hoje, mostra a nossa responsabilidade com os alunos em sala de aula. Valorizamos os profissionais e damos aos alunos as ferramentas certas para o melhor desenvolvimento educacional, que se refletirá diretamente na avaliação do município no IDEB".
 
Imprimir

Liderança e Motivação são temas de palestra especial para profissionais da Educação em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Na última quarta-feira (5), a Secretaria Municipal de Educação de Alegre promoveu a palestra “Liderança e Motivação aplicadas à Educação”, voltada para os professores da rede, com o psicólogo clínico e psicopedagogo, João Paulo Gavi. O encontro foi realizado em parceria com a Câmara de Vereadores do município.

Através de um diálogo interativo, a palestra abordou temas específicos do dia a dia do ambiente escolar e dos principais objetivos traçados pelo educador em sala de aula, mostrando a perspicácia de há nos exemplos de liderança, mostrados por Gavi.

A palestra objetivou mostrar a importância da liderança em sala de aula, e os reflexos que um educador que conduz seu próprio eu e sua classe de forma motivada podem gerar. Para o psicólogo, “quando existem esses sentimentos em sala de aula – incluindo a pertença -, os aprendentes têm mais disposição para desejar a busca pelo conhecimento e os educadores tendem a ter mais motivação para aprimorar seu processo didático-metodológico para alcançar  a todos os educandos, sem distinção, motivando por estar motivado, antes de tudo”.

A secretária municipal de Educação, Simone Corrente, avalia que o momento carrega consigo a responsabilidade de trazer aos professores da Rede Pública de Ensino, novas formas de investir na capacitação dos profissionais. “É uma valorização que antes não era trabalhada. Nosso compromisso é capacitar para que o profissional saiba enxergar a si mesmo antes do próprio trabalho, e que este autoconhecimento, se reflete diretamente na sala de aula. É um avanço importante, pois estamos formando professores líderes, que atuaram das mais diversas formas, com novas estratégias, no processo de ensino”, finaliza.

Imprimir

Reforma em unidade escolar vai garantir melhores condições de ensino para 282 alunos em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

A CEMEI Domingos Bravo Reinoso está prestes a ter um novo endereço. É que a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, está em fase final da reforma da antiga sede do colégio Pedro Simão, no bairro Vila do Sul.

O espaço, cedido pela Secretaria Estadual de Educação, para uso do município de Alegre, está recebendo as devidas melhorias para abrigar a CEMEI Domingos Bravo Reinoso. Com as melhorias, 282 alunos, serão beneficiados com salas de aula amplas e adequadas.

Para a secretária municipal de Educação, Simone Corrente, esta é uma conquista da comunidade, principalmente dos pais dos alunos da Domingos Bravo. “Lutamos muito para que este espaço não ficasse ocioso e recebesse novamente alunos da Vila do Sul. Com a municipalização do ensino, e uma parceria forte com o Governo do Estado, estamos tendo a condição de melhorar nosso atendimento e dar mais qualidade aos alunos da Rede Municipal de Ensino”, pondera.

A troca de prédio também irá possibilitar que a CEMEI Tereza Fiorezi seja remanejada de endereço para atender de forma mais adequada os alunos do bairro. “Infelizmente nós não podemos entregar a obra que a antiga gestão realizou da forma que está. Os problemas de estrutura aumentam a cada dia que passa, e tememos pela segurança dos alunos que forem utilizar aquele espaço. Com a troca do Domingos Bravo para o antigo Pedro Simão, teremos uma Unidade com espaço suficiente e adequado para receber as crianças da Tereza Fiorezi. É um passo de gestão muito importante neste momento”, avalia a secretária.

“Todo este movimento será importante para garantirmos o trabalho que temos realizado em prol da educação. Recuperamos recursos perdidos, estamos investindo na aquisição de mobiliários e livros de didáticos novos, nossa equipe trabalha para implantação de ares refrigerados nas salas de aula, a merenda escolar está em dia, as crianças tem uniformes e material escolar para estudar. Tudo isso só é possível com responsabilidade e ética no trabalho desempenhado. Somos e seremos incansáveis em conduzir a educação alegrense da melhor maneira possível”, finaliza o prefeito municipal, José Guilherme, ao descrever os avanços na Educação Municipal.

Imprimir

Alegre se destaca no resultado do PAEBES 2018

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Divulgado nos últimos dias, o PAEBES, Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo, mostrou que Alegre tem colhido os resultados significativos dos investimentos realizados nos últimos anos pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

O PAEBES teve início no ano de 2009 e visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano EF).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Os gráficos abaixo, mostram o desempenho do município em leitura, escrita, produção de texto e matemática. “Nós estamos imensamente felizes diante destes resultados. Isso só mostra que o comprometimento de toda equipe administrativa, pedagógica, os professores, e o envolvimento das famílias nas escolas e um trabalho de formação e acompanhamento da Secretaria de Educação na Rede Municipal garantiu o sucesso do desempenho dos alunos no PAEBES 2018. Ainda temos um longo caminho a trilhar, mas comparado à 2016, percebemos que estamos no caminho certo”, avalia a secretária municipal de Educação, Simone Corrente.

Alegre ficou entre os dez melhores desempenhos analisados na região. “O avanço no PAEBES nos dá a certeza que os projetos desenvolvidos em sala de aula estão garantindo o aprendizado de nossos alunos. Mesmo com os contratempos, as dificuldades, e com uma oposição política contrária as práticas desta gestão, seguimos confiantes que o melhor para os alunos tem sido feito”, explica a Secretária.

Para o prefeito municipal de Alegre, José Guilherme, o resultado do PEBES 2018 é uma realidade diante da preocupação do município em garantir ensino de qualidade. “Não há como negar que avançamos muito na educação em Alegre. Seja na aquisição de mobiliário, material pedagógico, na qualidade da merenda ofertada, mas porque temos uma equipe ciente das carências e que sabe auxiliar os alunos no que é preciso. Não poderia ter vindo em momento melhor esta avaliação”.

Os projetos desenvolvidos para que o desempenho da Rede Municipal de Ensino de tenha sido satisfatório, garantiram aos alunos um reforço na base educacional e proporcionaram este resultado.

“Importante destacar que a Rede Municipal de Ensino, além de todo um trabalho pedagógico desenvolvido juntamente com as ações do PAES, o município buscou alternativas diferenciadas para alavancar o Índice, através da adequação do ALEM – Aperfeiçoamento da Leitura, Escrita e Matemática, do material pedagógico destinado ao final do Ciclo de Alfabetização: Um Giro pela Aprendizagem e ainda do material pedagógico específico ao Quinto Ano do Ensino Fundamental INOVA Brasil. Com estes materiais complementares, a Rede Municipal realizará, ao longo do ano letivo de 2019 um trabalho de acompanhamento e monitoramento discente, visando a qualidade da Educação Pública Municipal e consequentemente da nossa Meta Educacional”, ressalta Almir Ribeiro, Coordenador da Educação Básica no município.

Almir também salienta que o aporte dado no investimento dos materiais pedagógicos para 2019 darão ainda mais suporte ao trabalho que foi iniciado em 2017. “Todo um planejamento e metas de trabalho foram desenvolvidas para que a Educação de Alegre se destacasse. Estamos colhendo os frutos de um trabalho responsável”.

Para 2020, com o reforço da aquisição de novos livros didáticos e a intensificação dos projetos nas escolas, espera-se que o resultado do PAEBES possa ser ainda melhor.

Confira os resultados: