Secretaria Municipal de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

Contato: (28) 3552-3540 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Educação
Praça Sebastião Monteiro Nogueira da Gama, 16
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
 
Telefones de contato:
  • Secretaria de Educação - Gabinete: (28) 3552-3540 / 3552-4407
  • Comunicação: (28) 3552-1325
  • Almoxarifado (Merenda Escolar e Apoio Administrativo): (28) 3552-4627
  • Financeiro / Tesouraria: (28) 3552-4658
  • Setor de Recursos Humanos: (28) 3552-4716
  • Setor de Transporte Escolar: (28) 3552-3539
  • Setor de Vida Escolar: (28) 3552-3195
  • Conselhos Municipais: (28) 3552-2728
  • Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Imprimir

EDITAL SEME 001/2017 – Processo seletivo simplificado para a contratação de Nutricionista

Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Secretaria de Educação

EDITAL SEME 001/2017 – Processo seletivo simplificado para a contratação de Nutricionista

25/04/2017 - EDITAL 001/2017 

Período: 02/05/2017 a 10/05/2017

Horário: 13h30 às 17h30

Local: Secretaria Municipal de Educação (SEME)
            Praça Sebastião Monteira da Gama, 16 – Centro (em frente ao BC)

Informações: SEME. Telefone: (28) 3552-4407

Imprimir

Formação continuada propõe construção coletiva entre professores

Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Com a participação de aproximadamente 200 professores, a Secretaria Municipal de Educação de Alegre lança o Curso de Formação Continuada voltado para a Construção Coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. 

O curso é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Foram dois dias de estudo das diretrizes que norteiam a elaboração do Plano das Escolas do município, componentes do Módulo I.

Além de professores da rede municipal de ensino, participaram também os professores das escolas privadas, da rede estadual e demanda social. A secretária municipal Simone Aparecida Manoel Corrente enfatizou a importância desta união para a construção de um PDI que seja funcional para cada realidade escolar.

“A proposta é criar uma base colaborativa para o ensino de Alegre. Hoje o professor é muito mais do que um propagador de conteúdo, ele tem que fazer parte das discussões sociais, ele é um agente de construção cidadã. Precisamos ousar quando pensamos em educação”, declarou a secretária municipal na abertura do curso.

Imprimir

Secretaria municipal de Educação trabalha com ações pontuais para melhorar a qualidade do ensino em Alegre

Escrito por Comunicação ligado . Publicado em Secretaria de Educação

As escolas municipais de Alegre estão experimentando uma mudança muito positiva desde o início da atual gestão. Mais de dois mil alunos estão sendo atendidos com ações prioritárias da Secretaria Municipal de Educação para o bom funcionamento das escolas e garantindo a qualidade da educação básica no município.

Uma dessas ações, que já foi realizada antes do início do ano letivo, foi a realização de dedetização em todas as escolas para combater a todo tipo de pragas. Além disso, a Secretaria Municipal também inspecionou e procurou ouvir pais e funcionários a respeito da infraestrutura das escolas municipais de Alegre e algumas já vem sendo atendidas. “Um dos pedidos emergenciais foi a grade da escola Luciano Duarte, no bairro Clério Moulin. A grade estava toda quebrada, cheia de buracos, alguns pedaços de arame apresentavam risco as crianças.

Nós já providenciamos a remoção da grade sucateada e estamos trabalhando para a implementação de uma nova o mais rápido possível. A outra seria a programação de uma faxina geral no CEMEI Fatinha Barbosa, no bairro Vila Alta, para limpeza do telhado e forro por conta da sujeira que os pombos fazem. Nós já enviamos o pedido para a aquisição de uma nova tela de proteção contra pombos. Sabemos que este é um problema grave e já estamos resolvendo ”, afirmou a secretária municipal de educação, Simone Aparecida Manoel Corrente.

Com pouco mais de 25 dias letivos a Secretaria Municipal de Educação enfrenta grandes problemas ainda. Um deles é em relação aos recursos de programas federais que contemplam investimentos importantes para o município e que foram perdidos. “Já existe um pedido de licitação para aquisição de mobiliário novo para as escolas. Há ainda um movimento na secretaria de Educação para retornar para o município recursos que foram perdidos que viabilizariam a compra de veículos, cadeiras, mesas entre outros. Conhecemos a situação em que os mobiliários das escolas se encontram e muitos estão fora dos padrões para os nossos alunos. Outro investimento que estamos trabalhando para obter os recursos necessários são para a aquisição de ventiladores para as salas de aula”, explica a secretária.

A Secretaria também tem se preocupado com os servidores municipais que atuam nas escolas. No início do ano letivo, no dia 06 de fevereiro, com atendimento nos dois turnos de forma efetiva. Quanto a formação de professores, a secretaria se encontra com aproximadamente 160 profissionais inscritos para a capacitação do Plano e Desenvolvimento Institucional, uma construção coletiva, que se iniciou no dia 27 de março de 2017.

Entre as ações, a secretaria conseguiu promover a adequação dos 2/3 em conformidade com a Lei 11.728/2008 em todas as escolas de Ensino Fundamental I. Com a adequação, foram inseridas na organização curricular da rede municipal as disciplinas de Informática e Educação Física. O processo continua avançando para atender os CEMEI com as disciplinas de recreação e artes. A secretaria de Educação também aderiu parceria para formação de conselheiros dos conselhos de escola, Conselho Municipal de Educação, Conselho de Alimentação Escolar e Conselho do FUNDEB.

Biblioteca

A Biblioteca Municipal também passará por modificações. A Secretaria Municipal de Educação tem procurado firmar parceria com o Governo do Estado para a adequação de local e métodos de trabalho, o local escolhido seria o Pavilhão da EEEF Professor Lellis. Simone Manoel explica que “o projeto é levar a biblioteca para o colégio e ali, otimizar estrutura e tornar a biblioteca um espaço útil mais próximo dos alunos. ”

Plano Municipal de Educação

A Secretaria de Educação também trabalha para a instituição de uma comissão para o processo de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação visto que o mesmo deveria ter acontecido em 2016. Ainda existe, também, a necessidade da implantação do Fórum Permanente de Educação.

Merenda Escolar

Após entraves burocráticos, a secretaria municipal de educação já normalizou a entrega da merenda escolar e uma nova licitação já está em andamento para a compra dos alimentos. “ Em nenhum momento faltou merenda escolar. Alguns itens do cardápio estavam em falta, mas o básico não faltou. Desde a posse, nós já realizamos duas compras emergenciais até que o processo licitatório fosse concluído. Mais de R$ 70 mil já foram investidos na alimentação escolar.

Hoje, há carne, frutas, biscoito, pão, leite, legumes. Nosso cardápio já está sendo implantado junto com um projeto de acompanhamento nutricional que avalia cada criança do ensino municipal. Foram muitas as dificuldades, mas graças ao esforço mútuo da administração conseguimos normalizar e dar o que as crianças merecem”, conclui a secretária municipal.

Alegre: modelo no sistema de reorganização escolar