Secretaria Municipal de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

Contato: (28) 3552-3540 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Educação
Praça Sebastião Monteiro Nogueira da Gama, 16
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
 
Telefones de contato:
  • Secretaria de Educação - Gabinete: (28) 3552-3540 / 3552-4407
  • Comunicação: (28) 3552-1325
  • Almoxarifado (Merenda Escolar e Apoio Administrativo): (28) 3552-4627
  • Financeiro / Tesouraria: (28) 3552-4658
  • Setor de Recursos Humanos: (28) 3552-4716
  • Setor de Transporte Escolar: (28) 3552-3539
  • Setor de Vida Escolar: (28) 3552-3195
  • Conselhos Municipais: (28) 3552-2728
  • Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Imprimir

Estudantes de Alegre participam de Mostra Cultural com o tema “Imigrante no Espirito Santo”

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Fortalecer a cultura, a percepção artística, trabalhar a integração e a dinâmica do aprendizado. Esses foram os objetivos que levaram os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Pedro Simão, localizada em Alegre, a participar, no dia 07 de julho, de uma mostra cultural com o tema “Imigrante no Espirito Santo”.

A ação que integrou a disciplinas de História e Geografia, contou com pesquisas sobre a temática e apresentação de pratos típicos das culturas italiana e alemã. Ao final, os alunos realizaram uma exposição para toda a escola.

Viviane Ávila de Souza Oliveira, diretora da escola, acredita que a aprendizagem em espaços não formais alcança melhores resultados e faz com que os estudantes interajam mais entre si. “Ao aprender sobre a cultura dos imigrantes e suas contribuições para a nossa cultura, as turmas que visitaram a exposição se sentiram parte integrante do projeto”, afirmou.

 
Imprimir

Secretaria Municipal de Educação firma parceria com Detran para atividades de educação no trânsito nas escolas

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), irá promover ações educativas em Alegre, a partir da próxima segunda-feira (03). As atividades serão comandadas pelos agentes de educação do Detranzinho, o espaço de educação do Órgão. 

Serão realizadas contação de histórias, teatro de fantoches, palestras e brincadeiras com a Transitolândia, um jogo de tabuleiro em que os estudantes respondem a questões relacionadas à convivência no trânsito.

Receberão a equipe do Detranzinho as seguintes escolas: Centro Municipal de Educação Infantil “Vanor do Nascimento” em Rive, EMEF “Carmelita Machado Moraes” em Santa Angélica, EMEIF Ruth Alice, Colégio Inovador, EEEFM “Profª Célia Teixeira do Carmo” em Rive, EMEF “George Abreu Rangel”, EEEFM “Oscar de Almeida Gama” em Araraí, EEEMF “José Corrente”. A expectativa é de atender diretamente 776 alunos.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Simone Correte, a parceria só tem a beneficiar os alunos de Alegre. O projeto abrange a todas as escolas, tanto municipais, estaduais e particulares. “Queremos alcançar o maior número de crianças com esse trabalho que é muito interessante”, avalia a secretária.

Foto: Assessoria Comunicação Detran/ES

 
Imprimir

Encontro em Alegre discute Educação no Campo

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Encerrou na tarde desta quarta-feira o 2º Encontro dos Macrocentros Sul e Extremo-Sul. Participaram do evento profissionais da área de educação e alguns secretários municipais para discutir a Educação no Campo. As atividades começaram na manhã de ontem e se estenderam até o fim desta tarde. O evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do encontro é fortalecer a educação na área rural em todos os aspectos. “Estamos imensamente felizes de sermos os anfitriões deste segundo encontro. Este é um momento único para os servidores aqui presentes. Nós trocamos sugestões, partilhamos de ações de sucesso, discutimos cronogramas e pontos importantes para a Educação no Campo. Nós precisamos compreender e priorizar as diferenças que existem entre a educação dada no centro das cidades e no campo. São necessidades distintas e estamos buscando estar sempre a frente dessas demandas”, avalia a secretária municipal de Educação Simone Corrente.

Participaram do evento mais de 50 profissionais da educação de toda a região sul. Os presentes puderam fazer atividades em grupo e prestigiaram apresentações escolares.

Alegre no Campo

Desde o início de 2017 que diversas mudanças têm sido adotadas para o melhoramento da educação municipal. Para as escolas da zona rural, a Secretaria Municipal de Educação implantou as adequações da Lei 11738/2009 que obriga os municípios a estruturarem a carga horária dos professores para que eles possam ter mais duas horas de atividades voltadas para planejamento enquanto os alunos participam de aulas recreativas como, Educação Física, Informática e Arte.

“Pode parecer mentira, mas encontramos uma escola que nunca funcionou com energia elétrica. Adequar esses fatores para que as aulas de informática sejam levadas também para o campo tem sido nossa maior prioridade. Nós temos alunos que nunca tiveram oportunidade de tocar em um computador, isso será possível agora. Estamos muito animados com as oportunidades de mudança e os benefícios que elas trarão para a Educação de Alegre”, conclui Simone.

 
Imprimir

Biblioteca Municipal recebe doação especial com centenas de livros

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

O acervo da Biblioteca Pública Municipal “Professora Theresinha Henrique Campos” vai ficar de cara nova graças a doação dos familiares do alegrense Alvimar Vieira Rodrigues. Centenas de livros foram doados por mediação dos amigos de Alvimar, o senhor Sergio Espinoso e o senhor Almyr Carvalho.

Nas palavras de Almyr Carvalho, “não existiu alegrense mais apaixonado pela cidade do que Alvimar”, que mesmo morando no Rio de Janeiro fazia questão de estar em Alegre e participar das atividades da cidade. “Ele nunca transferiu o título de eleitor dele. Fazia questão de comparecer para votar. Para ele era um prazer estar na cidade, apesar das enormes condecorações que recebeu durante os anos que viveu, era uma pessoa extremamente simples”, conclui Carvalho ao discursar durante a entrega dos livros.

Após sua morte, os familiares sentiram o desejo de homenagear a cidade e lembrar da melhor forma do legado de Alvimar que era apaixonado pelos livros. “São centenas de livros. Clássicos da literatura, contos, biografias, livros sobre jornalismo, profissão do Alvimar. Estamos imensamente honrados pela doação e esperamos em breve convidar a população para conhecer este riquíssimo acervo”, comenta a secretária municipal de Educação, Simone Corrente, que providenciou a ida de um veículo para trazer os livros de Niterói para Alegre.

Agora, o próximo passo é separar e catalogar todos os livros. “Como são muitos, as profissionais que atuam na biblioteca precisam fazer a verificação e catalogação de todos os livros. São muitos, há exemplares com dedicatórias carinhosas ao senhor Alvimar. Esta é uma doação importantíssima para a cultura de Alegre. Estamos honrados com esta homenagem”, destacou o secretário municipal de Turismo Cultura e Esporte, Ronilson Assis.

Em seu programa de rádio, o prefeito municipal destacou a doação como um presente para os alegrenses. “O Alvimar era apaixonado com a cidade, saber que este carinho vai além de sua vida aqui na terra é muito gratificante. Espero que a cidade se sinta presenteada com estes livros e que faça uso deles”, conclui Zé Guilherme.

 

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados