Secretaria Municipal de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

Contato: (28) 3552-3540 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Educação
Praça Sebastião Monteiro Nogueira da Gama, 16
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
 
Telefones de contato:
  • Secretaria de Educação - Gabinete: (28) 3552-3540 / 3552-4407
  • Comunicação: (28) 3552-1325
  • Almoxarifado (Merenda Escolar e Apoio Administrativo): (28) 3552-4627
  • Financeiro / Tesouraria: (28) 3552-4658
  • Setor de Recursos Humanos: (28) 3552-4716
  • Setor de Transporte Escolar: (28) 3552-3539
  • Setor de Vida Escolar: (28) 3552-3195
  • Conselhos Municipais: (28) 3552-2728
  • Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Imprimir

SEME divulga Portaria para localização de profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

PORTARIA PARA LOCALIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

A Secretária Municipal de Educação e o Presidente da Comissão Especial do Concurso de Remoção e Localização dos Profissionais do Magistério 2017 de Alegre – Estado do Espírito Santo no Uso das atribuições que o cargo lhe confere, fixa prazos para requerimento de localização em caráter provisório para professores efetivos da Rede Municipal de Ensino de Alegre/ES e dá outras providências.

 

21/11/2017 - PORTARIA E ANEXOS

Imprimir

EDITAL SEME 003/2017 - Processo Seletivo Simplificado de DT para 2018

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

EDITAL SEME 003/2017 - PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DT PARA 2018

A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, que lhe foi conferida pelo Decreto Nº 10.160/2017 e tendo em vista a Lei Nº 3049, juntamente com a Presidente da Comissão do Processo de Designação Temporária, torna público o Edital para o processo de seleção simplificado para contratação de professores em Regime de Designação Temporária para o exercício da função de regência de classe e outros, na Rede Municipal de Ensino.

 

21/11/2017 - EDITAL

21/11/2017 - ANEXOS 01 A 05

Imprimir

Projeto Ampliando Horizontes muda realidade de alunos da escola Luciano Duarte em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

O papel das escolas dentro das comunidades tem se tornado cada vez mais importante. A atuação delas na sociedade tornou-se uma extensão das famílias dos alunos promovendo o desenvolvimento de um indivíduo mais cidadão. É nas escolas que os alunos encontram os meios de se preparar para realizar seus projetos de vida, a qualidade de ensino é, portanto, condição necessária tanto na sua formação intelectual quanto moral, sem formação de qualidade a criança poderá ver seus projetos frustrados no futuro.

É baseada nesta premissa que a EMEFTI Luciano Alves Duarte tem trabalhado com seus alunos. Através do projeto Ampliando Horizontes que as crianças têm tido a oportunidade de vivenciar novas experiências fora das quatro paredes.

Implantado no início de 2017, o projeto começou a ser desenvolvido com os alunos do quinto ano. A diretora da escola Luciano Duarte, Jorcilene Polastreli, explica que a realidade da turma escolhida para trabalhar com o Ampliando Horizontes mudou para melhor. “Sempre houve um preconceito quanto ao Luciano Duarte. A realidade aqui era de violência, para conter brigas muitas vezes era necessário pedir ajuda policial. Nós abrimos as portas do nosso colégio para receber projetos parceiros que trabalhassem com os nossos alunos temas que muitas vezes a escola não pode oferecer”, comenta.

Um dos principais objetivos do projeto aborda a mudança da visão que a sociedade tem da escola. A equipe responsável pelo desenvolvimento do Ampliando Horizontes realizou um levantamento sobre o papel que a escola tinha no bairro em que está sediada. “Nossa escola fica em uma área periférica da cidade, precisávamos agir de alguma maneira para confrontar o tráfico, o alcoolismo e até mesmo o convívio dessas crianças em família”, conta Jorcilene ao abordar a realidade da escola. 

Para a secretária municipal de Educação, Simone Corrente, o projeto vai de encontro com a realidade dos alunos. “Muitos deles encontram-se em situação de vulnerabilidade social, são carentes de alimentação, vestuário, e principalmente de afeto o que acarreta em dificuldades de aprendizado, problemas de comportamento, agressividade e bullying. Nossa ação enquanto escola é contribuir para mudança deste cenário e apresentar as crianças uma visão de mundo diferente da que elas conhecem”.

E foi com esta visão que as crianças embarcaram em uma viagem muito especial. Com a orientação de professores, pedagogos, e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial -CAPS, os alunos do Luciano Duarte e mais uma escola puderam conhecer o Museu do Amanhã, o Museu da Marinha e o RioZoo – Jardim Zoológico no Rio de Janeiro.

Os pequenos tiveram a oportunidade de conhecer a exposição "Inovanças - Criações à Brasileira" que aborda a reunião de criações pensadas e desenvolvidas por brasileiros que transformam vidas no país e no mundo. “É exatamente isso que o Ampliando Horizontes aborda. Ficamos muito felizes com o resultado, a viagem foi a cereja do bolo. Os alunos só entrariam no ônibus se tivessem apresentado bom comportamento durante o ano letivo”, explica a diretora.

A condição imposta foi seguida à risca e impressionou a todos que participaram da viagem. “Quem via a fila dos alunos caminhando pelos espaços que visitamos jamais diria que eram os mesmos que apresentavam mal comportamento no início do ano. Nossa intervenção foi a de confronto e discutir que existe novas possibilidades de futuro além da que eles vivenciam. Os alunos deram um show!”, comemora a secretária municipal.

Em uma conversa rápida com os próprios alunos é possível notar o sucesso do projeto no aprendizado deles. “As coisas que vimos lá não tem aqui na escola. No Zoológico nós vimos animais que a gente só via pela TV. Dentro do submarino tem cozinha, biblioteca, cama, foi muito legal”, conta Iuri Zava Sabadini, de 11 anos.

Se o comportamento na viagem foi nota 10, na escola a nota é 11, brinca o coordenador municipal de Educação Básica, Almir Ribeiro, “as ocorrências e advertências escolares diminuíram, os alunos estão mais interessados, os pais mais participativos, a realidade escolar do Luciano Duarte está mudando para melhor”.

O projeto melhorou significativamente até a estima dos alunos e a imagem que eles têm de si mesmos. “Alguns alunos achavam que por serem de famílias humildes serão obrigados a trilhar o caminho dos pais e suas profissões. Não é errado pensar assim, mas eles desconhecem o incentivo de poderem ser o que quiserem, alguns ficam admirados quando conversamos sobre as oportunidades da UFES e do IFES dentro de Alegre, eles achavam que lá era escola de ‘gente rica’. Estamos trabalhando este conceito neles, mostrando que só depende deles ter um futuro diferente. Tem dado muito certo este incentivo além da parte educacional”, conclui Jorcilene.

 
Imprimir

Concurso de Remoção dos Professores Estatutários na Rede Municipal de Ensino

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

CONCURSO DE REMOÇÃO DOS PROFESSORES ESTATUTÁRIOS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO 2017

 

A secretaria municipal de Educação e o Presidente da Comissão Especial do Concurso de Remoção de Alegre no ano de 2017, no uso das atribuições que o cargo confere, disciplina o Concurso de Remoção dos Professores Estatutários na Rede Municipal de Ensino.

 

27/10/2017 - PORTARIA SEME019/2017

01/11/2017 - OFÍCIO 002/2017

01/11/2017 - REQUERIMENTO

01/11/2017 - FICHA DE CONTAGEM DE PONTOS

07/11/2017 - LISTA DE VAGAS

14/11/2017 - ERRATA - LISTA DE VAGAS

16/11/2017 - CLASSIFICAÇÃO

Consola de depuração Joomla

Sessão

Dados do perfil

Utilização de memória

Pedidos à Base de dados