Secretaria Municipal de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

Contato: (28) 3552-3540 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Educação
Praça Sebastião Monteiro Nogueira da Gama, 16
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
 
Telefones de contato:
  • Secretaria de Educação - Gabinete: (28) 3552-3540 / 3552-4407
  • Comunicação: (28) 3552-1325
  • Almoxarifado (Merenda Escolar e Apoio Administrativo): (28) 3552-4627
  • Financeiro / Tesouraria: (28) 3552-4658
  • Setor de Recursos Humanos: (28) 3552-4716
  • Setor de Transporte Escolar: (28) 3552-3539
  • Setor de Vida Escolar: (28) 3552-3195
  • Conselhos Municipais: (28) 3552-2728
  • Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Imprimir

Alegre se destaca no resultado do PAEBES 2018

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Divulgado nos últimos dias, o PAEBES, Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo, mostrou que Alegre tem colhido os resultados significativos dos investimentos realizados nos últimos anos pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação.

O PAEBES teve início no ano de 2009 e visa avaliar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Espírito Santo das escolas da rede estadual, redes municipais associadas e escolas particulares participantes, em relação ao nível de apropriação dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática (de todas as etapas avaliadas) e, em anos alternados, em Ciências Humanas e Ciências da Natureza (a partir do 9º ano EF).

Os resultados são alocados em Padrões de Desempenho que são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas Metas educacionais estabelecidas pelo PAEBES. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes: Abaixo do Básico, Básico, Proficiente e Avançado.

Os gráficos abaixo, mostram o desempenho do município em leitura, escrita, produção de texto e matemática. “Nós estamos imensamente felizes diante destes resultados. Isso só mostra que o comprometimento de toda equipe administrativa, pedagógica, os professores, e o envolvimento das famílias nas escolas e um trabalho de formação e acompanhamento da Secretaria de Educação na Rede Municipal garantiu o sucesso do desempenho dos alunos no PAEBES 2018. Ainda temos um longo caminho a trilhar, mas comparado à 2016, percebemos que estamos no caminho certo”, avalia a secretária municipal de Educação, Simone Corrente.

Alegre ficou entre os dez melhores desempenhos analisados na região. “O avanço no PAEBES nos dá a certeza que os projetos desenvolvidos em sala de aula estão garantindo o aprendizado de nossos alunos. Mesmo com os contratempos, as dificuldades, e com uma oposição política contrária as práticas desta gestão, seguimos confiantes que o melhor para os alunos tem sido feito”, explica a Secretária.

Para o prefeito municipal de Alegre, José Guilherme, o resultado do PEBES 2018 é uma realidade diante da preocupação do município em garantir ensino de qualidade. “Não há como negar que avançamos muito na educação em Alegre. Seja na aquisição de mobiliário, material pedagógico, na qualidade da merenda ofertada, mas porque temos uma equipe ciente das carências e que sabe auxiliar os alunos no que é preciso. Não poderia ter vindo em momento melhor esta avaliação”.

Os projetos desenvolvidos para que o desempenho da Rede Municipal de Ensino de tenha sido satisfatório, garantiram aos alunos um reforço na base educacional e proporcionaram este resultado.

“Importante destacar que a Rede Municipal de Ensino, além de todo um trabalho pedagógico desenvolvido juntamente com as ações do PAES, o município buscou alternativas diferenciadas para alavancar o Índice, através da adequação do ALEM – Aperfeiçoamento da Leitura, Escrita e Matemática, do material pedagógico destinado ao final do Ciclo de Alfabetização: Um Giro pela Aprendizagem e ainda do material pedagógico específico ao Quinto Ano do Ensino Fundamental INOVA Brasil. Com estes materiais complementares, a Rede Municipal realizará, ao longo do ano letivo de 2019 um trabalho de acompanhamento e monitoramento discente, visando a qualidade da Educação Pública Municipal e consequentemente da nossa Meta Educacional”, ressalta Almir Ribeiro, Coordenador da Educação Básica no município.

Almir também salienta que o aporte dado no investimento dos materiais pedagógicos para 2019 darão ainda mais suporte ao trabalho que foi iniciado em 2017. “Todo um planejamento e metas de trabalho foram desenvolvidas para que a Educação de Alegre se destacasse. Estamos colhendo os frutos de um trabalho responsável”.

Para 2020, com o reforço da aquisição de novos livros didáticos e a intensificação dos projetos nas escolas, espera-se que o resultado do PAEBES possa ser ainda melhor.

Confira os resultados:

Imprimir

Prefeitura de Alegre cancela carnaval e investe na Educação do município

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Nesta semana, a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, organiza a entrega do novo mobiliário escolar que atenderá os Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS). Foram 300 jogos mobiliários, entre mesas e cadeiras, coletivas e individuais, adquiridos pelo município com recursos próprios.

Os kits mobiliários foram adquiridos através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, além de recursos do próprio município para complementação da verba e entregues nesta semana para todos os CEMEIS em Alegre. O investimento beneficia os mais de 500 alunos da Rede e proporciona mais qualidade na educação e bem-estar social dos alunos nos espaços destinados a eles.

“É com grande satisfação que completamos esta etapa. Agora, estamos aguardando a entrega dos kits mobiliários para as escolas de ensino fundamental. Esta é uma grande vitória para o município que não recebe investimentos para aquisição de mobiliário há muitos anos. Um trabalho sério, de grande importância para as nossas crianças”, explica a secretária municipal de Educação de Simone Corrente.

Para o prefeito municipal de Alegre, José Guilherme, este momento representa a preocupação de sua administração com a qualidade da Educação no município. Para ele, a aquisição do novo mobiliário escolar “reflete diretamente no trabalho de gestão e destinação responsável dos recursos públicos no município”.

Os kits são compostos com mobiliários para atividades coletivas, individuais e mesas adaptadas para alunos cadeirantes. A entrega será dividida por área de maior necessidade e de acordo com a demanda dos CEMEIS.

Outro investimento anunciado nesta semana para Secretaria de Educação, é a aquisição e instalação de ares-condicionados as unidades da Rede de Ensino do município.

“Com a verba que seria destinada as comemorações de carnaval, o município priorizou o investimento dos recursos que seriam destinados as festividades para a aquisição de aparelhos de ar refrigerado. A meta é levar o benefício para todas as unidades da Rede Municipal. Iniciaremos este trabalho pela CEMEI Ruth Alice, por ser uma das maiores do município”, disse José Guilherme.

Além disso, o município também investiu recursos para aquisição de uniformes, kits escolares e livros pedagógicos. “Os alunos iniciaram o ano letivo com material pedagógico novo, uniformes e com o kit escolar em mãos. Estamos concluindo a distribuição nas unidades, e garantimos que todos receberão. Este é um momento diferente na Educação de Alegre. Somente uma gestão responsável é capaz de realizar tanto com tão pouco”, salienta Simone.

Os investimentos somados ultrapassam os R$ 500 mil e não comprometem o pagamento de funcionários, não inviabilizam direitos e não engessam o cronograma de ações da Secretaria Municipal de Educação.

 
Imprimir

Educação garante melhorias no antigo prédio da escola Pedro Simão em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Na manhã da última quinta-feira (06), a secretária municipal de Educação, se reuniu com o Subsecretário de Estado de Administração e Finanças da SEDU, Josivaldo Andrade, para discutir os próximos passos sobre a sessão de uso do prédio do antigo colégio Pedro Simão.

Durante a reunião, a secretária, Simone Corrente, explanou a atual situação do prédio e solicitou que o prazo devolução do espaço fosse prolongado por 20 anos, para que assim, o município possa, com segurança e a garantia do Estado, implantar as ações previstas para a unidade no bairro.

"Tivemos todo o cuidado para não iniciarmos um processo e ele ser desfeito este ano. O termo de sessão do prédio, firmado em 2018, tem vigência de um ano, e se encerra agora no fim de fevereiro. Nossas articulações foram para garantir que a Unidade pudesse ser usada pelo município de Alegre de forma a melhor atender a Educação municipal", enfatiza, Simone.

Todo o processo de cessão de uso do prédio do Pedro Simão, tem sido acompanhada pelos pais dos alunos do bairro Vila do Sul, que se reuniram na última semana para conversar com os representantes da Secretaria de Educação do município. "Quem está dentro deste processo e quer de fato contribuir, sabe dos nossos esforços em garantir o melhor para o município. Muitos falam, sem nem mesmo nos consultar para saber dos trâmites deste caso. Seguimos tranquilos que nosso papel de gestores tem sido realizado e que os beneficiados da Educação Municipal, pais e alunos, estão seguros com o trabalho realizado", garante a secretária.

Além disso, a licitação de número 001/2019 para contratação da empresa que realizará as obras de melhoria no prédio já foi realizada, e a empresa ganhadora se prepara para o começo das atividades.