Secretaria Municipal de Educação

SIMONE APARECIDA MANOEL CORRENTE - Secretária Municipal

Contato: (28) 3552-3540 - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

+ Informações

Endereço:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ALEGRE
Secretaria Municipal de Educação
Praça Sebastião Monteiro Nogueira da Gama, 16
Alegre - Espírito Santo - CEP 29500-000
 
Telefones de contato:
  • Secretaria de Educação - Gabinete: (28) 3552-3540 / 3552-4407
  • Comunicação: (28) 3552-1325
  • Almoxarifado (Merenda Escolar e Apoio Administrativo): (28) 3552-4627
  • Financeiro / Tesouraria: (28) 3552-4658
  • Setor de Recursos Humanos: (28) 3552-4716
  • Setor de Transporte Escolar: (28) 3552-3539
  • Setor de Vida Escolar: (28) 3552-3195
  • Conselhos Municipais: (28) 3552-2728
  • Escola Luciano Duarte: (28) 3552-4305
  • Escola Ruth Alice: (28) 3552-1010
  • CEMEI Tereza Fiorezi: (28) 3552-3762

Imprimir

Edital SEME 002/2019 - Contratação de DT Nutricionista

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

EDITAL SEME 002/2019 - CONTRATAÇÃO DE DT NUTRICIONISTA

 

Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, que lhe foi conferida pelo Decreto Nº 10.160/2017 e tendo em vista a Lei Nº 3049/2009 e a Lei nº 2.369/98, juntamente com a Presidente da Comissão do Processo de Designação Temporária, torna público o Edital para o processo de seleção simplificado para contratação de nutricionista em Regime de Designação Temporária para o exercício na Rede Municipal de Ensino.

03/10/2019 - EDITAL

03/10/2019 - ANEXO I

03/10/2019 - ANEXO II

03/10/2019 - ANEXO III

03/10/2019 - ANEXO IV

03/10/2019 - ANEXO V

29/10/2019 - ERRATA

29/10/2019 - GABARITO

29/10/2019 - RESULTADO PARCIAL

01/11/2019 - RESULTADO FINAL

04/11/2019 - HOMOLOGAÇÃO

Imprimir

Educação aplica metodologia inédita para melhorar IDEB do município

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

Com o objetivo de aumentar a avaliação municipal do IDEB para 6,2, que em 2017 atingiu 5,8, a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, tem adotado uma série de medidas e implementado novos métodos de avaliação para garantir melhor eficiência do ensino na sala de aula.
Desde 2017, a Secretaria tem capacitado os profissionais da Rede Municipal de Ensino, adquirido novos materiais pedagógico, e se espelhados, nos melhores modelos de gestão do País para criar novos caminhos para educação alegrense.
 
O resultado disso, foi a ação inédita no município: o primeiro simulado de avaliação escolar de Língua Portuguesa e Matemática, que será aplicado regularmente para as turmas de 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. 
As avaliações da aprendizagem auxiliam o professor no acompanhamento do conhecimento dos alunos, através de um cronograma, juntamente com a equipe pedagógica e corpo docente para juntos atingir a excelência em qualidade e equidade e são alinhadas as exigências mínimas solicitadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
 
 
Os resultados da primeira prova, mostraram que 36% dos alunos que participaram estão em nível avançado em Português, revelando que as práticas adotadas pelo município estão se refletindo na qualidade em sala de aula.
Imprimir

Modelo de educação, com melhor nota do IDEB, é apresentado em palestra especial

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

A Secretaria Municipal de Educação vem buscando, desde 2017, melhorar as condições de trabalho e capacitar os profissionais da Rede Municipal de Ensino. O objetivo deste trabalho, é garantir que este trabalho se reflita na sala de aula através de melhores resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
 
 
Nesse sentido, na última quarta-feira, os profissionais da Rede participaram de um momento importante com o secretário municipal de Educação de Novo Horizonte, São Paulo, Paulo Magri. 
"Paulo veio mostrar o que é feito em novo Horizonte e quais os resultados das metodologias que foram implementadas lá. Queremos buscar nos melhores exemplos do País, a inspiração necessária para melhorar o ensino de Alegre e implementar ações bem sucedidas em nossa cidade", avalia a secretária de Educação do município, Simone Corrente.
 
 
Quem é Paulo Magri?
Paulo Magri é secretário municipal de Educação em Novo Horizonte, uma cidade com 39 mil habitantes, e com uma das maiores notas do IDEB.
Paulo implementou métodos, que através da troca de ideias entre o colegiado municipal, tornaram possíveis tais resultados.
De cada dez alunos do 5º ano nas escolas de Novo Horizonte, cinco têm conhecimentos de matemática acima do esperado para a idade. Na média nacional, apenas 10% ostentam a mesma habilidade.
 
 
 
Imprimir

Governo faz repactuação do Paes e adesão atinge 100% dos municípios capixabas

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Educação

                                                                                                                                                                                 Foto: Hélio Filho/Secom

Para fortalecer a aprendizagem das crianças desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), atingiu 100% de adesão dos municípios capixabas ao Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo (Paes). Agora, Vitória, Santa Maria de Jetibá e Vila Velha passam a aderir à iniciativa, completando todo o território do Espírito Santo.

Com a adesão de todos os municípios, 160 mil crianças serão atendidas em quase 1.400 escolas em todo o Estado. A cerimônia de repactuação do programa foi realizada nesta quinta-feira (31), no Palácio Anchieta, com as presenças do governador Renato Casagrande e do secretário de Educação, Vitor de Angelo, além de prefeitos e secretários municipais de Educação.

Até 2022, o Governo fará entregas de ações do Paes, além de investimentos em obras e na ampliação de 100 creches, aquisição de material didático e capacitação de professores. A importância do trabalho conjunto do Estado com os municípios foi lembrada pelo governador Casagrande: “Pacto sempre é um produto do diálogo. Nosso compromisso é dialogar com os municípios e os resultados dependerão da nossa sinergia em trabalhar juntos. Temos que ter metas e alcançar resultados na educação”.

O Espírito Santo, desde 2011, vem crescendo na classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, de acordo com o governador, é preciso continuar melhorando esses números: “A sociedade capixaba tem pressa e quem estuda tem pressa. Estamos dando um passo importante com o Paes. Tem conteúdo que vamos tratar em parceria Estado e municípios, como a formação permanente de profissionais e a ajuda na infraestrutura. Temos que premiar quem alcança resultados desde que puxe quem está lá em baixo e coloque lá em cima. É um trabalho de todos nós”, frisou Casagrande.

Com o objetivo de ampliar o escopo do Pacto com outras ações, incluindo a Busca Ativa, o secretário Vitor de Angelo destacou futuros investimentos no Paes: "O Pacto permitirá formação de professores, investimentos em infraestrutura, dentre outras ações. Os recursos, no montante de U$$ 92 milhões, virão por meio do financiamento do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], a partir do próximo ano”.

A garantia da equidade na Rede e da qualidade do ensino no Espírito Santo, além do papel da educação na redução da desigualdade, também foram lembrados pelo governador: “Levamos o Espírito Santo a uma posição razoável dentro de um cenário ruim. Temos instituições parceiras que estão nos ajudando, assessorando e queremos que possam se aprofundar para que coloquemos o Estado em destaque. Vivemos uma crise profunda na desigualdade. Temos tarefas a executar para mudar esse cenário e nenhuma é mais eficiente do que a educação. Cada unidade escolar, seja numa comunidade do interior, seja uma escola da educação infantil, do ensino médio, integral ou parcial, a educação precisa ser de qualidade”, apontou.

"A parceria do município com o Governo do Estado através do PAES trouxe inúmeros benefícios para a nossa educação. E em time que está ganhando não se mexe, por isso manteremos o Pacto em nossa cidade", afirmou José Guilherme, prefeito de Alegre sobre a repactuação assinada hoje no Palácio Anchieta.

Protocolo de Intenções

O protocolo de intenções, assinado por todos os prefeitos e secretários municipais de Educação, reafirma o compromisso do Governo do Estado em trabalhar de forma conjunta com os municípios para melhorar a qualidade da educação pública capixaba.

O instrumento formaliza o regime de colaboração entre as redes municipais e estadual a partir do diálogo permanente e ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e melhoria dos indicadores educacionais dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no Estado.

Paes

O Pacto pela Aprendizagem do Espírito Santo é uma iniciativa do Governo desenvolvida a partir do estabelecimento de um regime de colaboração entre o Estado e as prefeituras, envolvendo investimentos em recursos humanos, por meio de assessoria técnica e pedagógica. Recursos financeiros e materiais, incluindo a distribuição de material didático e formação para os profissionais que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental, também fazem parte do escopo de investimentos.

Dentre os resultados do Paes, destacam-se a responsabilidade compartilhada entre Estado e municípios, considerando que cada ente federado continua com suas responsabilidades de acordo com a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes Básicas da Educação (IDB).

O Paes está estruturado em três áreas de atuação:

Apoio à gestão: metodologia de trabalho proposta para alcançar as metas na área de gestão educacional, envolvendo definição de indicadores, planejamento, monitoramento, avaliação e replanejamento a partir dos resultados alcançados;

Fortalecimento da aprendizagem: refere-se às ações pedagógicas, tais como formação para professores e gestores escolares, disponibilização de material didático e acervo bibliográfico, monitoramento/avaliação da aprendizagem e incentivos à melhoria de resultados nas redes de ensino;

Infraestrutura e suporte: estratégias para apoiar os municípios no atendimento da demanda da Educação Infantil e ao reordenamento das redes escolares, visando à otimização de recursos e à potencialização de resultados.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043


FONTE: GOVERNO DO ES