Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

CRAS de Alegre oferece cursos para usuários do Bolsa Família, PAIF e CREAS

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Os usuários do Bolsa Família, PAIF e CREAS, residentes em Alegre, terão a oportunidade de participar do curso profissionalizante de cuidador de idosos que será oferecido pelo CRAS do município.

É importante que os interessados em se inscrever no curso, tenham acima de 18 anos, saibam ler e escrever, e estejam devidamente cadastrados nos programas federais. A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Errozenilda Inácia Barros Gomes, explica que o objetivo do curso é capacitar os cidadãos em situação de vulnerabilidade social visando a geração de renda.

“É a oportunidade que essas pessoas esperam. Promover estas ações é dar condições para que a vida destes cidadãos mude. Em condição social e financeira”, garante Errozenilda.

As inscrições para o curso de Cuidador de Idosos podem ser realizadas entre os dias 20 e 28 de março, no CRAS de Alegre, na rua Sete de Setembro, com Andreia. De 7h30 às 10h30 e 13h30 às 15h30. Os candidatos devem se atentar pois o número de vagas é limitado e devem levar: CPF, Identidade e Cartão do Bolsa Família.