Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos entrega 19 kits bebês em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Nesta semana, a Prefeitura Municipal de Alegre, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, entregou cerca de 19 Kits Bebê para as gestantes residentes no município. A entrega finaliza o ciclo do projeto que atende as mães com palestras educativas, aulas de artesanato e orientações sobre a maternidade.

Esta fase do projeto foi conduzida pela psicóloga, Paula Vargas e a assistente social, Neuza Jacinto, que leva às gestantes, de forma bem dinâmica e objetiva, diversas orientações sobre a importância do aleitamento materno, os mitos e as verdades sobre a prática que é saudável para o bebê e para a mãe. Ainda, orientações sobre a sexualidade neste período e os cuidados necessários com o bebê.

Dirigidas pelo artesão, Getúlio Peixoto, as mães aprenderam a fazer porta cotonetes, objetos de decoração em E.V.A entre outros utensílios pertinentes a decoração do espaço do bebê. A oficina de artesanato é uma forma de impulsionar a geração de renda extra para as famílias acompanhadas pelo projeto.

Além deste auxílio, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos acompanha as mulheres grávidas através de um planejamento junto às assistentes sociais e psicólogos da secretaria. Todo trabalho é desenvolvido pela equipe do CRAS (Assistentes Sociais e Psicólogas) e  alguns profissionais da saúde quando as palestras são voltadas para o tema de saúde da mulher.

A entrega do Kit Bebê atende cerca de 19 gestantes residentes no município. Para participar a gestante deve estar cadastrada no Cad Único e ter renda per capita de meio salário mínimo.

Cada Kit Bebê contém: Banheira, sapatinhos, luvinhas, coeiros, meias, calças, pagão, body, roupinhas, cobertor, manta, toalhinhas de boca, fralda, cotonete e uma bolsa.

Fotos: Divulgação PMA

Consola de depuração Joomla