Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

Crianças do Projeto VIVA se divertem em tarde especial em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Idealizada pela SEMASDH, a tarde de lazer contou com atividades, pula-pula, distribuição de algodão doce, pipoca e cachorro-quente. Para a secretária municipal, Errozenilda Inácia Barros Gomes, esta ação “significa muito para essas crianças. Todas elas sofrem de algum tipo de vulnerabilidade social e graças ao trabalho e ao atendimento da Secretaria, nós estamos conseguindo transformar o futuro delas”.

Desenvolvendo valores e virtudes com crianças entre 4 a 14 anos, o Projeto VIVA tem desempenhado um papel primordial na realidade e cotidiano dos pequenos. A coordenadora do projeto, Sânia Cristina Maciel Pirovani, explica que tudo tem sido feito e planejado para criar a base para a compreensão das atitudes e opiniões das pessoas, já que influenciam a percepção, ou seja, o modo como as coisas e o mundo são vistos. “Já estamos colhendo os frutos deste trabalho. As crianças que participam do projeto já estão apresentando melhoras no comportamento. Nós acompanhamos e monitoramos o desempenho escolar e o trabalho do projeto já se reflete nas notas e no desenvolvimento educacional”, afirma a coordenadora.

O projeto também abrange o atendimento para as crianças da Casa Lar em Alegre. Errozenilda explica que isso também contribui para que a parte emocional e psicológica dessas crianças, que já sofreram antes de chegar ao Lar, trabalha o fortalecimento individual e coletivo de cada uma delas. “Este atendimento é primordial na vida das crianças da Casa Lar. A interação com outros grupos, o acolhimento social, e o aprendizado passado nas atividades do Projeto tem contribuído no desenvolvimento delas. Além, é claro, do acompanhamento feito pela Secretaria através das assistentes sociais, psicólogas e demais servidores”.As crianças do projeto VIVA, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMASDH), tiveram uma tarde de lazer e diversão na última quarta-feira. A ação, desenvolvida entre a Prefeitura de Alegre, e a parceria do Tiro de Guerra 01-005, teve como principal objetivo, comemorar o Dia das Crianças.

Atendimento especial na SEMASDH nesta quarta-feira

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Comunicado: A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos informa que o atendimento nesta quarta-feira (10) acontecerá após às 12h30.
Todos os funcionários da Secretaria participarão de Reunião Técnica durante toda manhã.

Agradecemos a compreensão.