Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

SEMASDH vai criar cartilha em Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Em alusão ao dia 18 de maio, a Prefeitura de Alegre, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e dos profissionais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar e a Rede Educacional do município - promoverá um trabalho de mobilização e sensibilização da sociedade referente ao Combate do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, ficou impune. A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração.

Nesse sentido, durante o mês de maio a equipe do Creas juntamente com o Conselho Tutelar iniciou uma articulação junto aos profissionais da educação para promover uma parceria com intuito de coletar dúvidas e questionamentos dos alunos acerca da situação de abuso e exploração sexual no município. O objetivo, portanto, é provocar o aluno acerca do assunto e a partir disso trazer respostas mais condizentes com a realidade dos mesmos. Para isso, serão disponibilizadas caixas, na rede educacional, na qual poderão ser depositadas, de forma anônima, qualquer dúvida acerca do assunto. Após a coleta das caixas será realizado um estudo acerca dos dados coletados e, em seguida, será confeccionada e distribuída uma cartilha que tem como objetivo responder de forma a desmitificar os mitos sobre a temática no ambiente educacional.

Para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Errozenilda Inácia, “ o projeto vai dar a oportunidade de esclarecer a população sobre o tema. É muito importante tratarmos do assunto de forma clara e ampla”.

É importante mencionar que num primeiro momento o trabalho será realizado com os alunos das escolas da cidade e posteriormente o projeto será extensivo a toda rede de ensino do município e demais setores da sociedade.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (8.069/90) estabelece em seu artigo 13 que os casos de suspeito ou confirmação de violência contra criança e adolescente deverão ser comunicadas ao Conselho Tutelar municipal. A rede de proteção à criança, possui ainda o disque direitos humanos, disque 100; o aplicativo da Unicef “proteja Brasil” e o Creas que poderá esclarecer dúvidas e orientar acerca dos direitos que foram violados.

18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Dia 18 de maio é o Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. E até o dia 31 de maio o CREAS realizará ações em prol da campanha.
Faça Bonito, proteja nossas crianças, elas são o futuro da nossa nação!
Uma campanha da Prefeitura Municipal de Alegre e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

Consola de depuração Joomla

Dados do perfil