Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

Assistência Social realiza festa de Dia das Crianças

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social, comemorou hoje (10) o Dia das Crianças, com uma grande festa para as meninada que é acompanhada pelos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Alegre.

O Ginásinho Tio Zezé, na Vila do Sul, foi palco de diversas brincadeiras e guloseimas para todos. O encontro contou com apoio do Tiro de Guerra 01-005, que é grande parceiro nos projetos desenvolvidos pelo município.

“Momento Meu” desenvolve oficina de artesanato em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Para acolher as mulheres que são atendidas pelo PAIF em Alegre, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos tem realizado encontros dedicados a troca de experiências, ao compartilhamento de aprendizados e criado oficinas de artesanato.

O Momento Meu tem como objetivo atender as demandas que muitas vezes ficam em segundo plano. "Este momento de convivência faz parte da vida de qualquer pessoa, mas por algum motivo, ficam esquecidos. Principalmente entre os usuários atendidos pela Secretaria. Que são pessoas que necessitam de um apoio específico. Estamos dando voz para essas mulheres, ensinando-as um ofício através do artesanato, ofertando o que de fato é nosso dever enquanto município", avalia a secretária municipal, Errozenilda Inácia.