Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

ERROZENILDA INÁCIA BARROS GOMES - Secretária Municipal

1 - Objetivos
Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou, especial, para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitam.
Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários em grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços socioassistenciais básicos e especiais, em área urbana e rural.
Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam vida familiar e comunitária.

2 - Usuários
Cidadãos e grupos que se encontram em situações de vulnerabilidade e riscos:
* Famílias e indivíduos com perda ou fragilidade de vínculos de afetividade, pertencimento, sociabilidade de vida
* Identidades estigmatizadas em termo étnico, cultural e sexual.
* Desvantagens pessoal resultante de deficiências
* Exclusão pela pobreza, ou, no acesso às demais politicas publicas
* Uso de substâncias psicoativas
* Diferentes formas de violencia advinda do nucleo familiar, grupos e individuos.
* Inserção precária ou não inserção no mercado do trabalho formal e informal estratégias alternativas diferenciadas de sobrevivência que podem representar riscos pessoal ou social.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos
Praça Rui Barbosa, 30

Telefones úteis:
  • Secretaria de Assistência Social - Gabinete: (28) 3552-2694
  • Centro de Referência da Assistência Social - CRAS: (28) 3552-0145
  • Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS: (28) 3552-3087
  • Conselho Tutelar: (28) 3552-4408
  • Bolsa Família: (28) 3552-2681

Aviso de funcionamento SEMASDH nesta quarta-feira

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, informa aos usuários e a população que  não haverá expediente amanhã, quarta-feira (12). A equipe estará reunida durante todo o dia para traçar novas estratégias de trabalho e coordenar as ações realizadas pela pasta.
Quaisquer dúvidas ligar: (28) 999717344
A Reunião de Equipe será no Centro Pastoral de 08 às 17 h.
Agradecemos a compreensão.

Equipe SEMASDH

Projeto Lapidar vai trabalhar virtudes e valores com adolescentes em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Secretaria de Assistência Social

Na manhã desta terça-feira (28), foi lançado o Projeto Lapidar, da Prefeitura de Alegre, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Tiro de Guerra 01-005.

O projeto que tem como objetivo principal trabalhar valores e virtudes com adolescentes do município. O intuito, assim como o projeto VIVA, é desenvolver atividades que contribuam na formação cidadão e melhorem o rendimento escolar e familiar dos integrantes do projeto.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos do município, Errozenilda Inácia, destacou que em um ano de atividades, o VIVA já tem resultados consolidados. "As crianças tiveram uma melhora em comportamento de 80%. São 90 crianças atendidas e chegou a hora de ampliar para que os adolescentes também tenham esta oportunidade, de serem acompanhados pelas ações da SEMASDH", destacou.

José Guilherme, prefeito municipal, também destacou que a ação garantirá "frutos imensuráveis" na formação dos jovens que serão acompanhados pelo Lapidar.
As ações terão contribuição direta de professores da UFES, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar de Alegre, 3º Batalhão da Polícia Militar em Alegre, e apoiadores das atividades da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.