Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

ALESSANDRA VASCONCELOS - Secretária Municipal

Criada pela Lei Municipal nº 1.521, de 18/12/1984; alterada pela Lei Municipal nº 2050, de 05/01/1993.

São competência do Secretário Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente: planejar, organizar, acompanhar e controlar todas as atividades desenvolvidas na Secretaria, mantendo contatos e articulando com Empresas Públicas e Privadas no sentido de carrear recursos para realização dos projetos e atividades.

Órgãos da Secretaria:
* Coordenadoria de Meio Ambiente, Parques e Jardins;
* Coordenadoria de Desenvolvimento Rural e Eventos Agropecuários.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio-Ambiente
Av. Dr. Olívio Correa Pedrosa, 518
Telefone: (28) 3552-4359 / 3552-4635

Serviço de poda das árvores se inicia em Alegre

Escrito por Publicador ligado . Publicado em Desenvolvimento Rural

A Prefeitura de Alegre, através do trabalho da Secretaria Municipal Desenvolvimento Rural, realiza as podas programadas nas árvores da cidade.

A poda acompanha o cronograma estabelecido pelo município, que se inicia neste mês, período ideal para realizar a intervenção nas árvores, devido à fase fisiológica de cicatrização das plantas.

O trabalho realizado com as podas, prioriza os casos que apresentam riscos de danos ao patrimônio, ramos desvitalizados ou que atrapalham o tráfego de pedestres e veículos e até mesmo colidindo com elementos urbanos, como placas e semáforos ou que estejam em conflito com a rede elétrica. Além disso, a atividade também objetiva a manutenção da copa das árvores mantendo a integridade da planta e para evitar o conflito com o espaço público.

Cabe ao Desenvolvimento Rural do município de Alegre operacionalizar e coordenar o trabalho garantindo a destinação adequada aos resíduos vegetais. “Todo trabalho segue um rigoroso acompanhamento para que não haja dano nem a planta e nem a comunidade, e também, mostra que estamos cuidando do município, que queremos um espaço agradável para todos. Lembrando que as podas seguem a orientação dos órgãos ambientais fiscalizadores e é acompanhada pelos técnicos de meio ambiente da Prefeitura”, explica Alessandra Vasconcelos, secretária municipal, responsável pelo trabalho.

Capacitação

No próximo dia 10 de maio, a Polícia Militar Ambiental e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), ministrarão uma oficina de capacitação aos profissionais do Desenvolvimento Rural que atuarão nos trabalhos de podas na cidade.

“A orientação é para que os servidores tenham conhecimento adequado para desempenhar o serviço com segurança e que possam auxiliar nos casos de necessidade fora da temporada programada para as atividades”, afirma Alessandra.